• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Wap caseira: como fazer uma mangueira de alta pressão

Você vai precisar apenas de uma caneta e uma abraçadeira resistente.

Bruno Oliveira Publicado: 05/10/2022 09:39 | Atualizado: 06/10/2022 15:47

O ativista ambiental e empreendedor Diego Saldanha publicou um vídeo muito curioso em seu perfil no Instagram; ele ensina a fazer uma versão caseira de uma mangueira de alta pressão (Wap). Usando apenas uma mangueira comum e uma caneta velha, Diego demonstra perfeitamente como fazer a água sair com mais pressão da mangueira.

O vídeo viralizou e nos deixou com aquela vontade de testar: Será que funciona?

 

Teste: como fazer uma mangueira de alta pressão

Se liga nos materiais que a gente usou em nosso teste:

  • Carcaça de caneta

  • Mangueira comum

  • Abraçadeira (reforçada ou de metal)

  • Super cola (opcional)

 

Passo a Passo

Antes de mais nada a gente precisou conseguir uma carcaça de caneta. Por sorte, o Dario lembrou que tinha uma dentro do lixo reciclável da casa dele. Provavelmente você deve ter alguma aí na sua casa também!

 

Em seguida, usamos a super cola para fixar uma peça do miolo da carcaça que estava caindo (se a sua não tiver isso, não precisa usar a cola); a ideia foi manter as peças firmes para garantir que a água viesse a passar apenas por dentro da caneta.

 

Usamos uma caneta mais grossa, que tem uma borrachinha no meio que seria mais um reforço para vedar a água da mangueira. Sendo assim, encaixamos a carcaça da caneta por dentro da mangueira e reforçamos e ainda usamos um lacre de plástico para reforçar e garantir que a gambiarra não estoure. Vai vendo…

 

Então, nosso editor tentou retirar o lodo de uma das paredes e adivinha o que aconteceu: sim, a gambiarra estourou! hahaha…

 

Mas a falha não foi suficiente para nos desanimar. Logo, Dario colocou outro lacre, agora bem mais reforçado para testar e dessa vez foi. O jato saiu bem forte e a caneta não soltou da mangueira.

 

Resultado: a mangueira de alta pressão caseira funciona?

Resposta rápida: sim! …só que mais ou menos.

Apesar dela ter estourado da primeira vez, nós usamos um lacre de plástico ao invés da braçadeira de metal que é normalmente usada para vedar mangueiras. Sendo assim, provavelmente esse foi um dos motivos da experiência não ter dado certo de primeira.

Mesmo assim, ainda com uma pressão de água consideravelmente mais forte saindo da mangueira, ela não se provou eficiente para eliminar o lodo da parede. Vale dizer que caso a saída de água da sua casa tenha uma pressão turbinada, o resultado pode ser ainda melhor.

 

O próprio Diego Saldanha, que repostou nosso vídeo, nos deu essa dica fundamental:

“O Almanaque SOS fez um tutorial bem certinho 👏👏👏 ficaria melhor se a pressão de água na casa dele fosse mais forte.”

Valeu, Diego! Contudo, vale dizer que diminuir a saída de água com a caneta, apesar de não alterar sua pressão, já é eficiente para aumentar a velocidade. A ideia seria gerar um processo parecido com o que experimentamos com o dedo.

 

Dicas extras da galera que testou

Vários seguidores se engajaram no processo e decidiram compartilhar suas experiências com a gente nas nossas redes sociais. Tome nota:

“Tem que usar aquela abraçadeira de metal que se usa mesmo em mangueira… aquela não solta!❤️”, disse Audrey Galvão em nosso Instgram.

“Eu vi um que ensinava com seringa, mas a vazão da água é maior que o buraco, fez uma bolha de água na mangueira que estourou. Perdi um pedaço de mangueira.”, alerta Elisa Caroline em nosso TikTok.

“Aqui meu marido fez com a tampa da caneta Bic. Achei que ficou bem forte e nem lacre precisou porque nossa mangueira não é muito grossa.”, comenta Sabrina Godinho em nossa página no Facebook.

“Não deixa de ser uma boa ideia para uma adaptação como mangueira de pressão caseira.”, conclui Gustavo Afonso em nosso canal no Youtube.

 

Como funciona uma mangueira de alta pressão

Conhecidas popularmente em algumas regiões como mangueiras WAP (marca de grande presença nesse mercado), as mangueiras de alta pressão existem há bastante tempo, mas ganharam ainda mais notoriedade com a popularização dos lavadores à pressão.

Movidas por um motor a gás ou elétrico, a engenharia desses equipamentos foi desenvolvida para aplicar tanto velocidade quanto pressão. Isso é possível pois além de se utilizarem da dinâmica dos tamanhos dos tubos que explicaremos a seguir, eles também bombeiam ar junto com a água, o que possibilita que mesmo com a velocidade maior, a pressão possa ser controlada.

Em outras palavras, tanto o caminho que o fluido percorre dentro do equipamento quanto a propulsão de água com ar que são impulsionados pela bomba garantem que o jato de água tenha ambos, velocidade e pressão.

O que pouca gente sabe é que enquanto o equipamento produz a pressão, é a mangueira que tem uma engenharia própria que garante resistência aos danos do atrito com a água.

Atualmente, de acordo com a fabricante Wap, existem dois tipos de mangueiras de alta pressão que são mais populares no mercado: as de trama de aço e as de trama de nylon. Vejamos:

“A mangueira de alta pressão de trama de aço se caracteriza pela durabilidade. Entretanto, também é mais pesada e menos maleável. Já a mangueira de alta pressão de trama de nylon é mais leve e mais versátil no seu manuseio e mesmo não sendo de aço, possui grande durabilidade.”

Em suma, o efeito das duas é o mesmo e o que faz elas serem batizadas como ferramenta de “alta pressão” é a tecnologia de revestimento aplicada no equipamento que serve para proteger a mangueira da força da pressão da água e de eventuais sintomas como a corrosão e a oxidação.

Se lidar com instrumentos de alta pressão é demais pra você, dá uma conferida no nosso artigo que te ensina como fazer um regador de pressão caseiro usando uma bem levinha: a pressão do ar!

 

Entenda a relação entre velocidade e pressão

De acordo com o especialista em Física Domiciano Correa Marques da Silva em sua publicação no site PrePara Enem existe uma relação entre velocidade e pressão que é diretamente relacionada ao tamanho do tubo no qual o líquido percorre:

“Se houver um fluido escoando por uma tubulação, você verá que a vazão (volume) se mantém constante em toda a tubulação. Agora, se o fluido passa de um tubo mais grosso para um tubo mais fino, para que a vazão permaneça constante, haverá uma variação na velocidade de escoamento do fluido.”

De acordo com o especialista, quanto menor o tubo, maior a velocidade; enquanto maior a velocidade, menor a pressão:

“Caso você meça a pressão que o fluido exerce sobre as paredes de um tubo, você verá que a pressão irá variar dependendo da velocidade com que o fluido escoa. Sendo assim, quanto maior for a velocidade com que o fluido escoa, menor será a pressão sobre a parede do tubo.”

Logo, podemos concluir que neste experimento da caneta, o que aumenta é a velocidade do escoamento da água e não exatamente a sua pressão.

 

O que aprendemos com esta dica:

  • A mangueira de alta pressão caseira precisa estar bem vedada e fixa para funcionar;
  • A pressão da água que sai da torneira pode interferir no resultado da experiência;
  • A mangueira de alta pressão é assim chamada por ser mais resistente.

Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.

Fonte(s): Wap BLOG, FABBRI Center Peças, WAP Pressure Washer Ranger
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui