Como detectar Alzheimer com Pasta de Amendoim
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. Embora tenha tratamento que amenizam sintomas, não há nenhuma cura, causando morte. Segundo o site tydknow, está previsto que até 2050 a doença afetaria 1 em cada 85 pessoas no mundo inteiro.
Jennifer Stamps, uma estudante de pós-graduação da Universidade da Flórida, encontrou uma maneira incrível de prever se o paciente vai sofrer de Alzheimer. A ideia de Stamps era fazer um simples teste de cheirar pasta ou manteiga de amendoim.
A manteiga de amendoim é um odorante puro, ou seja, espalha odor agradável com facilidade, assim acessa o nervo olfativo do corpo humano com facilidade. O teste inclui uma régua métrica e 14 gramas de manteiga de amendoim, algo em torno de uma colher (sopa) cheia.
Durante o teste, o paciente mantém seus olhos e boca fechada, ao mesmo tempo que bloqueia uma de suas narinas. O médico mede a distância a partir do qual o paciente consegue sentir o cheiro da manteiga.
Este processo é repetido com a outra narina, após 90 segundos. Normalmente, se os resultados mostram que a narina esquerda do paciente é pior em detectar o odor, é um sinal claro de uma possível tendência a doença de Alzheimer.
O teste incomum também mostra sinais de outros tipos de demência.
Retificação: Não há cura para o Alzheimer (ainda) como estava erroneamente destacado no título.
Fonte: tydknow.com UFHealthScience