Vídeo com insetos saindo do morango é real - e tá tudo bem!
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Vídeo com insetos saindo do morango é real – e tá tudo bem!

Insetos em morangos não é um problema. Basta higienizar corretamente.

Ederson Oliveira Publicado: 09/12/2020 11:44 | Atualizado: 09/12/2020 11:55

Vídeos de insetos saindo de morangos estão pipocando pela internet. E sim, a maioria deles é real. Mas isso não é um problema, viu? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre higienização e cultivo das frutas.

 

Já viu vídeos na internet sugerindo que devemos utilizar uma solução de água com sal na hora de higienizar morangos? Eles se tornaram virais e são facilmente encontrados com a hashtag #strawberrychalleng:

@sophiaspallino#strawberry #strawberrychallenge♬ original sound – SOPHIA SPALLINO


Segundo os vídeos dessa série, insetos seriam expulsos da fruta quando ela for mergulhada em uma solução de água e sal.

Mas, será?

 

Os vídeos do “#strawberrychalleng”

Essa onda surgiu, segundo o Newshub, com vídeos postados nas redes sociais alertando que existem possíveis moradores vivendo dentro dos seus morangos, pequenos vermes.

Nesses vídeos, os morangos pareciam estar sem nenhum tipo de estragado ou com infestações de larvas. No entanto, em algum momento após ser mergulhado em água com sal, pequenos insetos começam a sair por detrás das sementes.

O terror para os amantes da fruta vermelha. Vale dizer que nem todos os vídeos são verdadeiros, como detalhou o site de checagem E-Farsas.

O Buzzfeed fez o seu próprio teste atrás da confirmação. Krista Torres, da equipe do site, encheu uma tigela de água, colocou 5 colheres de sal e aguardou por meia hora. E, pasmem: dos 8 morangos que ela colocou, 6 estavam com pequenos vermes saindo da fruta!

Uma surpresa, realmente. E agora, é seguro comer esses morangos?

 

Que larvas são essas?

Esses bichinhos encontrados nos morangos são larvas de uma mosca bem pequena chamada Drosófila-da-asa-manchada (Drosophila suzukii). Essa espécie tem origem no leste da Ásia e se distribuiu pelo mundo todo, segundo a Cornell University’s Fruit Resources.

Essas moscas também estão presentes aqui no Brasil.

A Embrapa já possui estudos monitorando e buscando formas de controlar essa mosquinha e suas larvas nas plantações de morango. De antemão, a instituição ressalta que a espécie pode se adaptar bem ao nosso clima a causar muitos danos para outros cultivos, também.

Elas perfuram a fruta para colocarem seus ovos e, quando estes viram larvas, consomem boa parte da polpa dos morangos. Além disso, outro problema é que a perfuração abre uma entrada para outros tipos de infestações na fruta, por fungos ou bactérias.

Ou seja: as larvas são bem miudinhas, mas podem causar muitos estragos financeiros para os produtores.

 

Comer os bichinhos do morango é perigoso?

Não! Apesar de pouco apetitosas, ingerir essas pequenas larvinhas não vai causar nenhum tipo de problema para a sua saúde, segundo Don Lewis, Doutor em entomologia da Iowa State University.

Elas não fazem mal à saúde, fique tranquilo. Timão e Pumba curtiram isso.

Essas larvas ficam no interior da fruta. Mas, e sobre as possíveis sujeiras do exterior? Basta lavar os morangos com água corrente e com uma boa esfregada manual. Isso já é suficiente para eliminar quase todos os insetos que estejam por fora – apenas por fora.

 

Como higienizar corretamente os morangos?

Antes das etapas da imagem abaixo, a Universidade Cornell, Nova Iorque, instrui a resfriar os morangos até 0ºC. Isso irá interromper ou retardar o desenvolvimento das larvas e melhorar a qualidade das frutas. Se for usá-las em receitas quentes, aquecer até 33ºC surte o mesmo efeito.

A técnica do sal (até) funciona (mas…):

Em outro artigo, Cornell revela que agricultores usam a técnica da solução com sal para verificar se as suas plantações estão infestadas com as larvas, então você pode fazer o mesmo em sua casa.

Quinze minutos é tempo suficiente para isso, mergulhando as frutas em uma tigela com água e um pouco de sal. Mas isso apenas vai espantar os bichinhos maiores. Para uma higienização completa, siga o tutorial a seguir.

Higienização profunda:

  • Primeiro é necessário lavar as próprias mãos, lavando também as frutas em água corrente.
  • O próximo passo é colocá-las por 15 minutos em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de água sanitária.
  • Depois, basta lavá-las novamente em água corrente e esperar a secagem natural.

Depois de lavados uma boa estratégia para aumentar a durabilidade dos morangos é utilizar vinagre. É rápido e super eficiente na hora de garantir que suas frutas não se percam tão rapidamente.

Inclusive já rolou esse teste aqui no Almanaque SOS, veja aqui.

 

Morangos são recordistas em agrotóxicos

Segundo um levantamento da ANVISA, os morangos produzidos no Brasil são campeões em níveis de insumos químicos. Essas frutas estão em segundo lugar no ranking de agrotóxicos, com quase 65% dos amostras inadequadas ao consumo pelo excesso dos pesticidas.

E o problema é que a higienização doméstica não resolve o problema dos agrotóxicos.

A solução ideal é o consumo de alimentos orgânicos. Ou plantar aí na sua casa!

Eles são produzidos sem o uso de produtos químicos e isso os torna muito mais saudáveis e adequadas para ingestão. Quem preza pela sua saúde deve sempre buscar inserir alimentos orgânicos em sua alimentação.

 

Como saber se o morango é orgânico?

Se não for uma fruta que você mesmo cultivou, é preciso que ela contenha o selo do Ministério da Agricultura garantindo a procedência livre de produtos químicos. E sim, esses alimentos costumam ter mais bichinhos (o que pode ser um ótimo sinal).

O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) é o órgão que concede esse selo atestando que o alimento é livre de produtos químicos. Procure pelo selo!

Procure este selo para ter certeza que o alimento é orgânico.

 

Como vimos, nunca estaremos totalmente livres de pequenos insetos e bichinhos nas nossas frutas. E tá tudo bem. Essa mosquinha do morango não nos faz mal.

Basta higienizar sempre os alimentos. Isso é essencial. Comer frutas (bem higienizadas) é cuidar da sua saúde!

Ederson Oliveira
Biólogo, sempre disposto a bater um papo de boteco sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, livros e afins.

Tá na rede!