Venon caseiro: aprenda a fazer o slime magnético e impressionar os amigos
Paulo Aragão, apresentador do projeto Fatos Desconhecidos, publicou um vídeo no canal ensinando como fazer um slime magnético que “engole” praticamente qualquer ímã. De acordo com o autor, basta queimar um pedaço de palha de aço e misturar a fuligem com a geleca.
O resultado no vídeo original foi tão impressionante que nós decidimos reproduzir o experimento: Vâmo Testá!
Teste: Como fazer uma amoeba magnética (Venon)
Os materiais que você vai precisar são bem simples:
Materiais:
- 1 Geleca (slime)
- 1 Palha de Aço nova
- Isqueiro ou Fósforo
- Peneira
- Recipiente limpo e seco (usamos um prato)
- Imã potente (neodímio)
Importante: como esse experimento tem etapas envolvendo fogo e por se tratar de uma produção caseira, alertamos que crianças só devem fazer teste em casa com a supervisão de um adulto responsável.
Passo a Passo
Primeiro, colocamos a palha de aço no prato e a queimamos com o auxílio de um isqueiro. Não vai queimar completamente, apenas o suficiente para soltar um pozinho.
Depois, abrimos um pouco a esponja de aço para que os resíduos que foram queimados caíssem direto no prato.
Também esfregamos a palha em uma peneira para soltar ainda mais as partículas de ferro queimado.
Juntamos todo o resíduo do ferro no pratinho e já preparamos o nosso slime para a “transformação”. Inclusive, caso você não saiba, a geleca é ideal para fazer uma limpeza profunda em superfíceis difíceis.
Misturamos o slime com o pó de ferro, até absorver por completo e o experimento estava pronto para testar!
Resultado: o slime de Venon funciona?
Resposta rápida: siiiiim, é tão impressionante que dá medo!
Embora nós tenhamos testado apenas com o ímã de neodímio, daqueles que tem no HD do computador, acreditamos que funcione com outros tipos de ímãs também – não testamos. O efeito parece o mesmo do vilão da Marvel, o slime ganha vida na sua frente!
Vale dizer que essa ideia é uma excelente experiência para fazer na feira de ciências.
Como esse experimento funciona?
1. Durante a queima da palha de aço
De acordo com o site Tabela Periódica, a primeira reação que temos é durante a queima da palha de aço, já que o fogo consegue eliminar o carbono e transformar o aço em ferro:
“A fonte de calor faz com que as finas fibras de ferro reajam rapidamente com o oxigênio do ar, resultando em óxido de ferro e calor.”
O próprio canal, Fatos Desconhecidos também explica um pouco essa reação:
“Quando queimamos a lã de aço acontece uma reação de oxidação, transformando o aço em ferro metálico, que é facilmente atraído por ímã.”
2. Enquanto misturamos a geleca com o ferro
A ligação do slime ao pó tem menos a ver com uma reação específica e mais com a natureza grudenta da geleca durante a sua produção. Isso porque alguns componentes usados para produzir a geleca são colocados lá para induzir esse efeito de grude:
“Os ativadores de slime (bórax, solução salina ou amido líquido) mudam a posição das moléculas na cola em um processo chamado reticulação! Uma reação química ocorre entre a cola e os íons de borato, e um “lodo grudento” é a nova substância formada .”, explica o artigo no site Little Bins Little Hands.
Mas todo cuidado é pouco ao manipular esses ingredientes isoladamente, já que o ácido bórico (bórax), usado para fabricação de slimes pode ser prejudicial para a saúde e gerar problemas como alergias e dermatites, conforme nós já explicamos em um de nossos artigos.
3. Durante a atração com o ímã
Segundo o site Mundo Educação, o ímã tem um campo magnético que atrai o ferro e o transforma em um ímã também:
“O campo magnético produzido pelo ímã imanta o ferro de forma que os seus ímãs elementares se alinham no sentido do campo que é aplicado, ou seja, o ferro se transforma em um ímã, ocorrendo dessa forma a atração entre ferro e ímã.”
Tendo isso em mente podemos concluir que pelo slime ser um material leve o suficiente, ele permite que o ferro se desloque lentamente em direção ao ímã enquanto o arrasta junto, gerando esse efeito Venon.
O que a galera achou desse experimento
Os seguidores do Almanaque SOS adoraram a experiência e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:
“Como não foi testado pelo Inmetro ou qualquer outro local que atesta segurança, isso daí não é recomendado para criança. Até porque criança não tem o cuidado que adulto tem e põe a mão na boca e olhos. Isso daí seria brincar sob supervisão de um adulto, e logo após lavar a mãos, no mínimo.” alerta Lênio Brandão em nosso Instagram.
“Eu fiz, deu certo mas o cheiro ficou muito ruim!”, conta Gisele Santos em nosso TikTok.
“Ai que legal vou fazer com meus alunos! hahahahah”, disse Adriana Constantino em nossa página no Facebook.
“Eu me senti encurralado vendo o ímã sendo dominado pelo slime! Kkkkk”, comenta Dan Souza em nosso canal no Youtube.
O que aprendemos com esse teste
- É possível fazer um slime magnético usando apenas uma palha de aço e a geleca.
- O experimento não é recomendado para crianças sem supervisão.
- A palha de aço vira ferro quando queimada.
- O ferro vira ímã quando em contato com outro ímã.