• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Veja qual fila anda mais rápido no supermercado

Filas únicas ou múltiplas? Estudo explica qual devemos apostar.

Você está no supermercado e após finalizar a busca pelos mantimentos, segue para o caixa. E independente de ser a fila expressa, para poucos volumes, ou a para quem fez a compra do mês, uma coisa todos sabemos: vai demorar.

funny-bear-queue-animated-gif-pics

Não adianta chorar, quem nos explica é a nossa grande “amiga” matemática, mais precisamente a Teoria das Filas, uma lógica de probabilidade tipo Globo Repórter, estuda de onde vem e como se comportam.

Juntando as variáveis muito específicas de um supermercado, indo do número de caixas, a quantidade de itens no carrinho de cada pessoa e o tempo levado pelo atendente para finalizar as compras. Como estes números variam muito, as situações são hipotéticas, mas foi feito uma média para as possibilidades.

Em suma, se levarmos em consideração dois modelos de filas: únicas (uma fila para vários caixas) e múltiplas (uma fila por caixa), as filas únicas são mais rápidas, por mais que a gente tenha o costume de escolher as “menores” por achar que vamos ganhar mais tempo assim. Quem descobriu essa maravilha foi o mestre em estatísticas, Wes Stevenson, comprovando a teoria de que ter apenas uma fila, é mais eficiente.

composite-image

 

fivethirtyeight

– Gráfico de cima: Fila única – tempo menor (20 a 50min, pico mais curto de 25 a 35min)

– Gráfico debaixo: Múltiplas filas – tempo maior (20 a 60min, pico mais extenso de 30 a 40min)

Vamos combinar que o tempo de espera nesses dois modelos são bem próximos, então se você conhece bem o mercado, e sabe qual fila costuma ir mais rápido, vai na sua. Além disso, toda fila tem alguém que troca de lugar pensando que a do lado vai ser melhor, outro que desiste e vai embora (vide GIF no início do artigo). Isso faz com que o tempo varie.

Por mais estatísticas que apareçam, não devemos nos subestimar, a melhor fila é a nossa cabeça, nossa percepção. Quando ficamos em uma fila maior, temos a impressão de que estamos a mais tempo nela, pois existem mais pessoas e parece que caminha mais vagarosamente. O livro “Porque Nós Compramos: A Ciência das Compras” (Why We Buy: The Science of Shopping) diz que cinco minutos em uma fila parecem dez, por exemplo. Já em filas múltiplas, vemos claramente quando essas filas andam, isso cria impressão de serem mais rápidas. Quanto menos expectativas, mais rápido vamos andar.

 

Imagem de capa: evilredcrow
Fonte: fivethirtyeight

Rodrigo Guarizo
Jornalista em formação, já passou pelo Portal ObaOba e já brincou de social media, além de produzir festas por São Paulo e rodar o país tocando em baladas. Dono do incrível poder da memória inútil, conta histórias ricas em detalhes que ninguém se importa. Mas são legais.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui