• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Veja como turbinar garrafa térmica ‘vagabundinha’ e ter café quente o dia todo

A técnica viralizou nas redes sociais.

Dario C L Barbosa Publicado: 24/10/2017 11:01 | Atualizado: 17/07/2020 15:41

Você acha que o romance entre a D. Florinda e o Prof. Girafales duraria tanto tempo se ela servisse frio o famoso cafezinho? Claro que não!

Infelizmente, muitas garrafas térmicas não conservam a temperatura da bebida como deveriam e quando você vai degustar uma xícara, tá mais gelado que coração de ex!

Mas a youtuber Fran Adorno descobriu um truque para você potencializar sua garrafa térmica, fazendo com que ela – mesmo que seja daquela mais vagabundinha – consiga conservar seu café quente durante o dia todo. Se liga nesse truque!

 

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 1 Garrafa Térmica

  • 9 Folhas de Papel alumínio (ou manta térmica)

  • Pedaços de Isopor picados

Como fazer:

Abra o compartimento interno da sua garrafa e retire com muito cuidado a ampola que está em seu interior. Ela é muito frágil, seja cauteloso.

Algumas garrafas abrem o compartimento do lado de cima. Já a do vídeo, o compartimento se abre na parte de baixo.

 

No bocal dessa ampola, terá uma borracha de vedação, retire-a. Caso ela não saia junto com a ampola, para ter acesso a ela, talvez também seja preciso desrosquear a “boca” da garrafa.

Aproveite e observe se esse anel emborrachado está em perfeitas condições. Se ele estiver endurecido ou rachado, não fará a vedação como deveria e por mais que você aplique o truque, seu café continuará esfriando. Será preciso trocá-lo.

 

Com as folhas de papel alumínio, encape toda ampola, com exceção da abertura do bocal. Deixe o papel bem justinho na peça.

As folhas de papel alumínio devem ter o tamanho exato para encapar toda a ampola. Nos comentários do vídeo tem até uma sugestão de que o lado mais brilhante do papel retém melhor a temperatura, portanto seria mais eficaz usá-lo virado para dentro, no vídeo Fran encapa com a parte mais brilhante do papel virado para fora.

Se encontrar manta térmica (vendido em lojas de material de construção), use-a no lugar do papel alumínio. Ela é mais eficaz.

 

Após as camadas de papel alumínio, encaixe novamente o anel de borracha no bocal.

 

Coloque os pedaços de isopor picadinhos no fundo da parte plástica da garrafa, antes de colocar a ampola de vidro de volta no lugar.

No vídeo, é usado uma garrafa que abre o fundo, mas se a sua a abertura for na parte superior, não tem problema. Jogue o isopor lá no fundo mesmo assim e depois insira a ampola.

 

Monte sua garrafa completamente e pronto, ela já está turbinada!

Embora tenha muitas pessoas alegando que o truque realmente funciona, nos comentários tem algumas explicações científicas dizendo que encapar a ampola de vidro não ajudará em nada na conservação da temperatura.

De qualquer forma, não custa tentar, né?

 

Veja abaixo o vídeo completo:

Fonte(s): Página de Receitas - Facebook, Fran Adorno - Youtube
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui