Ganhar dinheiro com música não é fácil: exige muito esforço e vontade. Meses tocando sem ganhar quase nada, o sucesso demora a chegar e os gastos com equipamentos e divulgação são muito altos.
Mas descobrimos que existe um lugar que facilitará todo esse processo, e o melhor economizando uma bela grana. Se prepare pois chegou a sua vez de brilhar!
A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo mantém o projeto Fábricas de Cultura, lugares onde você pode encontrar diversos cursos e atividades gratuitos. E, dentre as possibilidades das Fábricas, está a gravação de músicas.
É isso mesmo, bandas ou músicos solo podem gravar, gratuitamente, faixas ou álbuns inteiros.
Como funciona?
Primeiro, você deve entrar em contato com a Fábrica de Cultura. São 10 unidades no total – 5 na zona leste, 3 na zona norte e 2 na zona sul. Todas as unidades gravam áudio. Encontre a mais próxima clicando aqui e agende um horário no estúdio de música.
Ao agendar um horário, um técnico do estúdio vai conversar com você e fazer algumas perguntas. Tudo para entender o que exatamente você tem em mente, qual a sua experiência ou da sua banda e quantas músicas serão gravadas.

Gravando!
Não existe regra ou limitação para a escolha de músicas. Pode ser rap, hiphop, rock, samba… O importante é não chegar no estúdio sem ter definido o que será gravado. Afinal, o espaço é bem concorrido e mais de 70 mil artistas já utilizaram a instalação.
Combine com o técnico qual será o meio de gravar a música: pen drive ou CD. Então, é só ir lá e dar o seu melhor. Os técnicos das fábricas vão garantir que tudo dê certo, do balanço à edição. E o melhor: as gravações podem tomar a manhã ou tarde inteira.
Você terá 1 hora apenas para montagem e o técnico estará presente para auxiliar e orientar. Mas lembre-se: os estúdios são para gravar músicas e não para ensaiar! Já chegue com uma ideia do que você quer.
Mas corra: assim que a procura ficar muito alta, os agendamentos são suspensos e você terá que esperar até meio ano para gravar suas músicas de graça!

Depois de soltar a voz
Agora que você já soltou a sua voz e tem sua música finalmente gravada, que tal dar mais um passo na carreira e apostar num vídeo clipe?
Entre em contato com a Fábrica de Cultura da Vila Curuçá, e se informe. Lá eles te ajudarão a gravar esse vídeo.

Boa sorte, e chama a gente pro seu show!
Imagens: Secretaria de Cultura de SP
Fontes: Prefeitura de São Paulo | Fabricas de Cultura