• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Como fazer uma caixa higiênica para gatos (e a própria areia também)

A ideia, apesar de criativa, dividiu opiniões na internet.

Há algum tempo publicamos uma matéria aqui no SOS com uma dica super útil para transformar, de forma bem baratinha, a areia de gato mais vagabundinha em uma areia top de linha, que facilita muito a limpeza da caixinha de necessidades do pet.

Mas agora, o protetor Eduardo Roz da ONG Anjos da minha vida – Resgates publicou um vídeo nos ensinando como fazer uma caixa de gatos totalmente lavável e que separa o xixi do cocô.

Essa dica super simples e de fácil acesso ainda pomete uma bela economia já que, segundo o especialista, em uma casa com 4 gatos, pode-se economizar cerca de 200 quilos de areia por ano. E detalhe, para a construção do projetinho você só vai gastar cerca de R$30. Mãos à obra!

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 2 Caixas (bandejas) plásticas do mesmo tamanho
  • Furadeira ou Objeto Pontiagudo quente para fazer furos
  • 4 Parafusos
  • 4 Pesinhos de mesa pequenos (podem ser rolhas de vinho também)
  • Lixa
  • Pedrinhas para Aquário (o suficiente para forrar bem o fundo da bandeja)

Como Fazer:

Com uma furadeira ou um objeto pontiagudo quente, como uma chave de fenda, por exemplo, faça vários furinhos no fundo de uma das bandejas.

Lixe o fundo caso tenha ficado alguma rebarbinha do plástico.

A ideia é que a bandeja com furinho fique encaixada dentro da outra bandeja sem furos, mas sem encostar o fundo.

Para isso, parafuse os quatro parafusos com o pé de mesa (ou rolha) nas laterais da bandeja com furos.

Dessa forma, quando você colocar uma bandeja dentro da outra, esses parafusos vão impedir que elas fiquem completamente encostadas.

Com essa estrutura já montada, coloque as pedrinhas de aquário dentro da bandeja superior.

Escolha as mais coloridas, segundo o protetor os gatos se sentirão atraídos pela quantidade de cores.

Esta é sua nova caixa de areia lavável.

Quando o animal fizer suas necessidades, o xixi vai escorrer pelas pedrinhas, passar pelos furinhos feitos na bandeja e cair diretamente na bandeja que esta abaixo, mantendo o xixi longe do animal.

Já as fezes, ficarão por cima, facilitando sua remoção.

Para limpar, é só jogar o “estoque” de xixi que se acumulará na bandeja debaixo e lavar tudinho com água, inclusive as pedrinhas. Com tudo limpinho, é só montar a caixinha de novo.

Mas a ideia dividiu opiniões e causou certa polêmica

Muitos dos comentários criticaram a invenção, alegando que ela não é nada higiênica, já que o xixi fica todo preso na bandeja de baixo e deixará um cheiro forte e desagradável em todo o ambiente.

Ainda apontaram outros problemas como a sujeirada que poderá acontecer se o gato decidir cavar as pedrinhas e por não encontrar areia, acabar revirando suas próprias fezes; e a trabalheira que lavar esse “equipamento” todo dia pode dar.

Apesar disso, também teve quem colocou o projeto em prática e se mostrou satisfeito com o resultado, alegando que seus gatinhos se adaptaram bem a ideia e, fazendo a higienização adequada, não fica cheiro ruim no ambiente.

De qualquer forma, tudo é uma questão de adaptação; só você e seu animal conseguirão saber se a dica em questão é realmente válida ou não.

Veja abaixo o vídeo completo:

Fonte(s): Anjos da Minha vida - Resgate - Facebook
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui