• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Veja as novidades das hamburguerias de Nova Iorque que chegam ao Brasil

Também listamos as melhores lanchonetes da capital do hambúrguer.

Dario C L Barbosa Publicado: 20/06/2017 12:53 | Atualizado: 20/06/2017 16:13

Que tal viajar atrás das novidades gastronômicas mais incríveis na capital global do hambúrguer? Pois foi exatamente isso que o pessoal da Luz, Câmera, Burguer! fizeram.

Após ganharem o Festival do Hambúrguer em São Paulo, promovido pela Hellmann’s em 2016, os donos da hamburgueria fizeram um mega tour em Nova Iorque para trazer ao Brasil as principais tendências desse delicioso universo.

Ao desembarcarem nos Estados Unidos, os irmãos Rodrigo e Fabiano Curi, donos da lanchonete, tiveram o desafio de encarar uma maratona. Foram mais 30 hamburguerias diferentes, das mais chiques (custando mais de 100 dólares o sanduíche) até as mais simples.

Rodrigo e Fabiano Curi experimentando os sanduíches

O que está na moda em Nova Iorque?

A chef da Unilever que acompanhou a viagem, listou algumas das melhores tendências.

Hambúrguer: o hambúrguer ganha novas misturas (blends), como por exemplo Pastrami, parecido com o nosso rosbife (só que muito melhor – nosso repórter experimentou). Vendedores de cogumelos também se uniram em um projeto, para misturar a carne com o fungo e assim torná-la mais leve e saudável, uma alternativa para combater a crise, afinal cogumelos são mais baratos nos Estados Unidos.

Sanduíches de Pastrami servido pela hamburgueria Luz, Câmera, Burguer!

Batata Frita: as variedades estão em alta. É possível escolher entre frita, assada, cortes diferenciados e também optar por usar batata doce, um sucesso. Inclusive existem versões com abóbora frita.

Batata doce frita com bacon

Poutine: cobertura, muita cobertura! A ideia que veio do Canadá é um upgrade de responsa a nossa querida batata frita. Cobertura de cheddar, molho de carne, bacon e o que vier. Aqui no Brasil, o pessoal do Luz, Câmera, Burguer! adicionou até ovo estrelado com páprica.

Poutine “brasileiro” com direito a ovo estrelado, linguiça, cheddar e páprica.

Bebidas: voltaram no tempo para resgatar as bebidas caseiras ou compradas de pequenos produtores (excelente ideia!), desde refrigerantes e sucos, até destilados que, segundo a chef, ficam em garrafas super fofas. Drinques com chás e cerveja também estão em alta nas hamburguerias.

Dry-Aged:carne maturada a seco é a uma das maiores tendências do momento. Segundo o site especializado em carne, Beef Point, esse processo de armazenamento da carne resulta em uma melhor maciez e desenvolvimento de um sabor único.

Umami: Outra mega tendência é o quinto sabor, o umami, falamos mais dele aqui. O sabor inusitado se dá principalmente por conta de ingredientes trufados, como a maionese. Um hit inquestionável.

Destaque para a maionese trufada, considerada a melhor pelos irmãos.

Outras curiosidades

Em Nova Iorque não podemos esquecer do bacon, que sempre está presente, inclusive nas sobremesas! Sanduíches regionais também estão em alta, como o cubano com carne suína, picles e alcaparras e a culinária coreana, destaque para o chicken wings. Os lanches 100% orgânicos estão cada vez mais ganhando espaço nas lanchonetes estadunidenses.

Os caldos das carnes não são mais descartados, agora são servidos em um pratinho separado (molhinho da vovó, como não amar?). Fermentar inúmeros ingredientes é uma tendência diferentona na cidade, ou seja, além dos picles, as hamburguerias fermentam repolho, frutas e até as bebidas, como os chás. Para fechar, as sobremesas gigantes que são febre no Brasil também, continuam bombando por lá.

Barra de chocolate branco gigante, servida pelo pessoal do Luz, Câmera, Burguer!

As melhores hamburguerias de Nova Iorque

E para quem vai viajar até a capital do hambúrguer, o pessoal da Luz, Câmera, Burguer! passou algumas dicas de roteiro:

  • Umami: A melhor hamburgueria, destaque para o burguer com blend da casa e maionese trufada da casa;
  • Five guys: Hambúrguer enrolado com papel alumínio e saquinhos com amendoim pela lanchonete;
  • JG Melon: Hambúrguer aberto no prato;
  • Hard Times Sundaes: Food Truck famoso que vale pela historia incrível, o burguer é simples mas muito saboroso;
  • Burguer Joint: Tendência por conta do ambiente, funciona dentro de um hotel.

Em breve a viagem “Conexão Hellmann’s” vai virar uma série com vários episódios no Youtube.

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui