• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Truques de cozinha que facilitarão suas tentativas de ‘Master Chef’

Você jamais acharia que sal no café seria uma boa ideia, não é?

Sim, está super na moda cozinhar e exibir os pratos feitos com as próprias mãos nas redes sociais. Mas e quem não leva muito jeito no fogão, fica fora dessa tendência?

O site Brightside reuniu algumas dicas bacanudas para ajudar aqueles que se arriscam no “fantástico mundo da cozinha”. Pré-aqueça o forninho e olha só!

 

1. Bolo sem receita

Ficou a fim de fazer um bolo mas não tem nenhuma receita em mãos. Relaxe, basta você usar a mesma medida para todos os ingredientes principais. Por exemplo, o bolo deve ter 100 gramas de farinha, 100 gramas de açúcar, 100 gramas de achocolatado, 100 gramas de manteiga e por assim vai…

Um detalhe importante é que, para tudo dar certo, as medidas devem ser precisas, por isso será necessário o uso de uma balancinha de cozinha.

 

2. Mais suco no limão

Leve a fruta para o microondas por mais ou menos 10 ou 20 segundos. Depois, corte-o em pedaços grossos e esprema-o. O calor agitará as moléculas de água no interior da fruta, deixando o limão mais macio e mais fácil de ser espremido.

 

3. Deixando vinho geladinho

Há quem goste de tomar um vinho geladinho, mas há também quem sempre esqueça de colocá-lo na geladeira uns minutinhos antes.

Neste caso, colocar gelo na bebida pode alterar seu sabor, então o site recomenda usar uvas congeladas para resfriar sua bebida. Basta colocar as frutinhas no congelador até que congelem e usá-las como gelo. Podemos usá-las em qualquer tipo de bebida, sem correr o risco de ficar com um drink aguado.

 

4. Arroz fofinho e úmido na medida certa

Tá difícil acertar o ponto do arroz? Uma maneira de conseguir um arrozinho nem muito seco, nem úmido e papa demais é assim que terminar o cozimento, colocar uma pano de prato entre a tampa e a panela. Assim, o tecido vai absorver a umidade em excesso, deixando o arroz no ponto ideal.

 

5. Couve-flor muito mais bonita!

Ao cozinhar a couve-flor, é comum que o alimento ganhe uma cor acinzentada, que pode deixá-la com uma aparência pouco apetitosa. Para evitar que a hortaliça ganhe esse tom nada convidativo, adicione algumas gotas de leite e um pouco de sal na água de cozimento. Isso ajudará a couve-flor a manter sua aparência branquinha.

 

6. Mantendo a cor dos legumes

Você conseguirá legumes cozidos suculentos e de cores mais vibrantes se, assim que retirá-los da fervura, colocá-los imediatamente de molho em água gelada. Esse choque térmico cortará o cozimento dos legumes, mantendo suas cores e sabores mais frescos, mesmo quando cozidos.

 

7. Sal para potencializar a sobremesa

É isso mesmo. Acrescente uma colher de chá de sal quando fizer alguma massa doce. Diferente do que a gente pensa, essa quantia não vai “salgar” sua sobremesa, mas fará com que os outros sabores da receita ganhem mais destaque.

 

8. Salada mais sequinha

Para evitar que sua salada fique com excesso de água, salgue os legumes e verduras em um prato à parte.

O sal vai extrair a água dos alimentos via osmose, e após uns 10 minutinhos, basta você escorre-los no escorredor de macarrão ou absorver o líquido com papel toalha. Só então você junta esses ingredientes ao restante da salada, que ficará bem mais sequinha pois o processo de “extração de água” feita pelo sal, já foi feito em um pratinho separado.

 

9. Carnes macias e suculentas

Para manter sua carne macia e suculentas durante todo cozimento, basta passá-las em uma mistura de claras de ovo e amido de milho (maisena).

Essa técnica é conhecida como “aveludamento” e faz com que o amido de milho e as claras criem um capa protetora na carne, preservando sua umidade e evitando que ela queime ou cozinhe demais, pois ainda diminui a temperatura do alimento.

 

10. Limão sempre fresco

Sabia que você consegue extrair o suco de um limão sem precisar cortá-lo? Basta pressioná-lo com a mão em alguma superfície, como se fosse aquelas bolinhas de fazer massagem. A ideia é que você esteja espremendo os gominhos lá de dentro da fruta.

Depois basta fazer um buraquinho na ponta da fruta, com um palito de dentes por exemplo, e apertar. Segundo a fonte, um esguicho do suco deve sair com facilidade. Além disso, como o oxigênio não entrou em contato com a fruta, o limão sairá sempre fresquinho, cada vez que você pressioná-lo.

 

11. Cafézim mais saboroso

Para intensificar o sabor do seu café de todo dia, experimente colocar uma pitadinha de sal e uma pitadinha de canela junto com o pó, no coador. O sal vai deixar o sabor mais suave e a canela ajuda a vitalizar e melhorar o aroma da bebida.

Fonte(s): Brightside, WikiHow, Paladar, Sabores
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui