• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Se você usa pratinho no vaso, coloque borra de café ou areia

Duas maneiras simples para evitar que a dengue se prolifere.

Bruno Oliveira Publicado: 25/11/2022 09:33 | Atualizado: 25/11/2022 09:50

Se você gosta de plantinhas, é importante cuidar para elas não virarem viveiro para o mosquito da dengue. Neste artigo vamos te ensinar como prevenir a proliferação do mosquito da dengue usando areia e pó de café nos pratinhos delas. Se liga!

 

Café e Areia contra a Dengue

Antes de mais nada, vale dizer que a melhor maneira de evitar que o aedes aegypti (mosquito da dengue) procrie nos pratinhos das plantas é não utilizando o pratinho. Contudo, sabemos que em alguns casos o uso do pratinho acaba sendo indispensável, como quando deixamos dentro de casa.

Nesses casos, vale retirar o excesso de água todas as vezes que regar as plantas. Mas, sabemos que nem sempre temos mais esse tempo disponível. Daí, existem algumas técnicas auxiliares. Tome nota!

 

1. Borra de café

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue nos pratinhos das plantas com café, basta adicionar entre uma a duas colheres de sopa da borra do café, que iria para o lixo, no pratinho e espalhar bem. Se quiser, também pode adicionar um pouquinho de água (aproximadamente 100 ml) no pratinho para facilitar que o pó se misture com mais facilidade no prato. Mas não é necessário.

O motivo do café ser tão bom nesse sentido, é que tanto o café quanto sua borra são ácidos e tornam o ambiente infértil para as larvinhas.

Atenção apenas para a plantinha. Algumas plantas não se dão bem com solo ácido, como lírio do vale, lavanda e madressilva; porém, grande das plantas se desenvolvem bem. Por isso, o café é conhecido como um bom fertilizante para as plantas.

Contudo, lembre-se de fazer a limpeza do pratinho semanalmente para garantir que nenhum mosquito encontre uma brechinha para colocar os seus ovinhos lá.

 

2. Areia higienizada

Considerada a mais recomendada por especialistas, para reproduzir essa técnica basta adicionar areia o suficiente para não permitir que a água fique acumulada. Simples assim!

Já a areia serve para evitar que sobre espaço no prato para as larvinhas serem depositadas e se desenvolverem. Apesar de não ser, necessariamente, nutritiva para a planta, a areia torna-se uma boa opção principalmente pela facilidade de acesso ao material.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Lembrando que não é só nas plantinhas que pode acumular água… olhem o pátio/quintal de casa sempre ❤️.”, alerta Vanessa Furtado em nosso Instagram.

“Eu tive dengue há umas semanas atrás e o resto da minha família também. Vou usar essas dicas pra dar um murro na dengue 🥺💅.”, comenta Alan em nosso TikTok.

“Lembrando que a borra de café é um excelente adubo também.”, confirma Lucas de Toledo em nossa página no Facebook

“A do café é muito interessante! A da areia tem que tomar cuidado pra não virar uma sopinha.” conclui Chikititus em nosso canal no Youtube.

Agora que você já conhece os cuidados que precisa ter com a água que pode acumular no pratinho, aprenda a fazer um regador de pressão caseiro usando apenas uma embalagem de amaciante que iria pro lixo.

Fonte(s): Mininstério da Saúde, Unesp, Guia básico contra a dengue, howstuffworks, Garden Fundamentals, SciELO
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui