• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Vai viajar? 16 tipos de comportamento para evitar no avião

Um guia para não ser o babaca da viagem. Compartilhe!

Incrível como as regras para um bom convívio social parecem voar longe quando entramos no avião.

avião_sossolteiros

Por conta disso, a companhia aérea Jetblue publicou em seu canal do youtube uma série divertida com 4 regras básicas de etiqueta para incentivar passageiros a serem mais cordiais. Se liga!

***

1. Encoste sua cabecinha no meu ombro e… Tá maluco?!

como não tirar uma soneca_sossolteiros

É comum passageiros dormirem no avião, principalmente em viagens longas. Mas devemos tomar cuidado para não incomodar a pessoa do lado. Uma dica para evitar cochilos em ombros desconhecidos é usar um travesseiro de pescoço, ou comprar o assento da janela.

 

2. Banheiro com obstáculos

não tirar tentar sair_sossolteiros

Você seguiu a dica anterior, mas agora precisa ir no banheiro. E agora?! Se não houver espaço, não seja indelicado, o ideal é tocar levemente o ombro da pessoa do lado e pedir licença. Dica: beber água apenas de hora em hora, e evite encher a cara.

 

3. Senta que lá vem história

oversharing_sosslteiros

Bebeu demais, né? Não precisa contar os detalhes da sua vida, tome sua dose de Semancol. Se quiser conversar, procure assuntos casuais, evite temas polêmicos como opiniões políticas e use o bom senso, certifique-se de que a pessoa do lado tem interesse manter um dialogo durante o voo.

 

4. Cheirinho de chulé

porco_sossolteiros

A gente entende o fato de você não querer pagar um preço exorbitante para um sanduíche de presunto. Pode levar seu lanche, mas cuidado com aqueles salgadinhos fedorentos capazes de incensar todo o avião, deixe para comer aquela gororoba de aparência e gosto duvidoso em casa. Vai que a pessoa do lado tem estômago fraco.

 

Vamos além…

A gente sabe os perrengues que você passa no avião, pra não ficar só nisso, resolvemos trazer outraS “regrinhas” de etiqueta. Vale ressaltar que servem tanto para aeroportos, quanto rodoviárias.

5. O polêmico apoio de braço

braço_sossolteiros

Território de guerra. Pense nele como o divisor de assento ao invés de apoio. Coloque nele apenas o seu cotovelo, logo, seu vizinho terá espaço para o cotovelo dele e a guerra sai empatada. Lembre-se também: quem senta no meio não tem muita regalia, faça uma gentileza e ceda o apoio.

Kashagan

6. O susto da cadeira reclinável 

cadeira_sossolteiros

Antes de deitar os 0,52cm da cadeira, certifique-se que o serviço de refeição do amiguinho de trás já foi concluído, além de observar se a pessoa não está usando a bandeja para laptop ou livro de colorir para crianças. Avise para a pessoa de trás, de maneira sutil, que irá reclinar.

Kristadef

7. “Bons Drink” podem te deixar na pior

Tomar um drink é uma delícia, ajuda a relaxar, mas cuidado pra não exagerar e estragar a viagem de todo mundo. De acordo com o médico aeroespacial, Dr. Luiz Demenato, o metabolismo do nosso corpo no avião é mais lento, devido a pouca quantidade de oxigênio. Logo, uma quantidade de bebida consumida em um voo produzirá um efeito maior do que a mesma quantidade no solo. Beba com moderação.

bebado_sossolteiros

 

8. O poderoso “Flatopumgasoso”

Se nem você aguenta o cheiro das suas flatulências, não obrigue quem tá perto. Fique de olho nos alimentos que você vai ingerir antes do voo para não ter que ficar fazendo cara de paisagem a viagem inteira. Evite: pão de queijo, brócolis, feijão, batata doce e ovo cozido.

peido_sossolteiros

 

9. Lei do silêncio

Se você estiver jogando, assistindo um filme ou ouvindo música, tente lembrar que o avião inteiro não precisa compartilhar os barulhos do seu aparelho, use fones de ouvido. Mesmo assim, fones de ouvido podem se tornar alto-falantes em miniatura se estiverem com o som muito alto. Faça o teste de afastar os fones um pouco do ouvido pra ver se continua escutando.

fones_sossolteiros

 

10. MMA fora de hora

Brigas e discussões em público são extremamente constrangedoras, e pior de tudo para quem assiste é que não existe possibilidade de fuga. Seja paciente, deixe pra discutir sua relação em casa. Se chateou com algum comissário de bordo? Você pode pedir para falar com o gerente da cabine ou, ainda melhor, escrever um e-mail para a empresa quando chegar em casa. Pega leve, beleza?

briga_sossolteiros

 

11. Sugestão aos responsáveis por crianças

Se você for pai/mãe ou responsável, o importante é sempre ter controle sobre a criança. Leve livros, jogos ou brinquedos para entretê-lo. Mantenha sempre a calma, não entre na onda do mini-terrorista e lembre-se, mesmo que esteja muito cansado, ela é sua responsabilidade.

family-badkidsonaplane-dd

smartertravel

12. Sugestão aos passageiros não responsáveis por crianças

E para os outros passageiros que precisam aguentar a tortura, lembre-se que corrigir comportamento de filho alheio não é indicado em hipótese alguma, você pode arrumar briga com a única pessoa que pode controlar o pequeno. Se a criança estiver incomodando, fale educadamente com o responsável, e se não surtir efeito peça para mudar de poltrona.

criança_sossolteiros

 

13. O futuro jogador de futebol

Apenas para reforçar. Se houver uma criança fofa atrás de você chutando a cadeira incessantemente, o jeito é virar-se com um sorriso agradável e muito educadamente conversar com o responsável. Se não houver jeito, peça para trocar de lugar.

chutador_sossolteiros

 

14. Bebê chorão

“Até cerca de seis anos de idade, as crianças apresentam mais dificuldade para equalizar a pressão externa com a pressão no interior do ouvido médio”, explica Shirley Pignatari, chefe de otorrinolaringologia pediátrica da Unifesp ao UOL.

Também sugeriu Claudio Reingenheim, médico pediatra do Hospital Albert Einstein e do Hospital das Clínicas, “uma saída para minimizar o desconforto é tentar fazer algo que movimente a mandíbula da criança: faça-a engolir, dê de mamar, dê água ou uma chupeta. Isso ajuda a equilibrar a pressão do ouvido”.

Aos passageiros, o melhor a se fazer é entender ao invés de reclamar, ou use tampões de ouvido para se livrar do barulho.

bebe-chorao-sossolteiros

Pixgood

15. Banheiro, não casa da Mãe Joana

avião-banheiro_sossolteiros

Não demore muito no banheiro e nem faça bagunça. Você também não quer ficar horas  em um ambiente imundo. E use sempre camisinha.

Reprodução – Tommy Boy

16. O mala e a mala de mão

Use o bom senso na hora de carregar sua bagagem de mão, não tome todo o espaço dos bagageiros internos. Se você está com duas malas, deixe uma a frente dos pés.

mala_sossolteiros

 

Acima de qualquer coisa, o importante é SEMPRE respeitar o próximo.

 

Fontes: Travel News | Daily Mail | Business Insider | UOL | semexcesso

Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui