• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Usar Fio Dental pode ser tão útil quanto fazer vários nada

Jornalista garante que não existe estudo que comprove a real eficácia do fio.

Quem nunca chegou ao dentista com a gengiva inchada pois lembrou da existência do fio dental apenas 1 hora antes da consulta, que atire a primeira pedra.

Mas acontece que podemos estar sendo enganados por anos! É que está rolando um burburinho na internet dizendo que na verdade passar fio dental não passa de um ritual inútil.

Sr Simpson, tem usado fio dental regularmente?

Isso foi o que investigou o jornalista da Associated Press (AP), Jeff Donn, de acordo com suas pesquisas mais recentes o uso de fio dental não muda nada na nossa vida, nem na saúde nos nossos dentes.

Mas calma, vamos do começo…

A história começou quando o ortodontista do filho de Donn levantou essa hipótese.

Meu filho estava tendo problemas para usar o fio com o aparelho e o ortodontista sabia que eu era um repórter investigativo para a AP“, disse Donn ao BuzzFeed News. “Ele disse, ‘você sabe que não há realmente nenhuma boa evidência de que o fio dental é eficaz.’ “

Ele não acreditou logo de cara, mas sendo um repórter investigativo, foi procurar estudos que afirmassem que aquele dentista estava tão normal quanto Donald Trump. Afinal, como assim fio dental não funciona?!

Os estudos não existem!

O Governo Federal do Estados Unidos recomenda o uso de fio dental desde 1979, depois disso, ele apareceu no Dietary Guidelines for Americans, fonte de aconselhamento nutricional que deve ser atualizada com base em dados científicos a cada 5 anos.

Porém em sua última publicação (2015-2020), a recomendação de passar fio dental simplesmente não estava lá.

Donn entrou com um pedido de liberdade de informação, com o Departamentos de Saúde e Serviços Humanos e o Departamento de Orientações Dietéticas da Agricultura dos Estados Unidos, tentando entender o que tinha acontecido para que o uso do fio dental fosse removido das orientações dietéticas sem aviso prévio.

A resposta foi chocante: segundo Donn, o governo assumiu que a eficácia do uso do fio dental nunca havia sido pesquisada antes.

Além disso, alguns outros estudos publicados nos últimos anos, que fazem um menção à pratica também, não confirmam que o uso do fio dental seja efetivo.

Mas o que dizem esses poucos estudos então?

O estudo de 2011 do Departamento de Pesquisa em Biomedicina e Saúde da Universidade de Split School of Medicine, focado em fio dental para o tratamento de doenças periodontais e cárie dentária, conclui que o fio dental é fraco e que devemos partir para a boa e velha escovação.

Em 2015 a Clínica de Odontologia Conservadora e Periodontia da Faculdade de Medicina Dentária concluiu com a pesquisa publicada no NCBI, que há uma chance moderada de que o uso do fio dental junto com a escovação possa ter um efeito positivo na prevenção apenas da gengivite.

Sendo assim,  política do governo americano foi mudada até que se comprove que usar fio dental é algo realmente necessário para uma boa saúde bucal.

Até lá, estamos livres da culpa de não usar fio dental após as refeições? Pelo sim, ou pelo não, é melhor confiar no seu dentista.

Fonte(s): BuzzFeed, Associated Press, Dietary Guidelines, PubMed, PubMed, PubMed, Sage Journals, Online Libary
Caroline Simoes
Aspirante a Jornalista ligeiramente distraída. Raramente lembra do que estava fazendo mesmo com seus 20 e poucos anos. Sempre procura o lado bom das coisas, adora miojo cru e o resto ela esqueceu.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui