• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Você tem unhas arredondadas? É melhor ir a um cardiologista

Na medicina, essa condição é chamada de hipocratismo ou baqueteamento digital.

Jessica Alves Publicado: 23/06/2021 12:05 | Atualizado: 23/06/2021 12:43

Você observou seus dedos e percebeu que tem as unhas arredondadas, como vidro de relógio? Pois saiba que este formato pode ser um sinal de doenças cardíacas.

 

Quando as unhas estão saudáveis, geralmente elas apresentam um aspecto branco transparente com a base rosada. Assim, quando surgem alterações, não causadas por lesões, é preciso ficar atento. E o procurar  um médico para realizar exames e assim ter um possível diagnóstico.

Esse assunto foi relatado no perfil @perguntapraka no TikTok, administrado pela enfermeira Karina Fernandes, como uma maneira de deixá-lo mais acessível para o público. Porque muitas vezes as pessoas desconhecem dessa condição, segundo a profissional.

@perguntapraka#costurar com @theyogacouple #enfermeiratiktok #educacaoesaude #nurse #tiktokbrasil♬ som original – Enf karina #enfermeiratiktok

Na medicina, essa condição é chamada de hipocratismo ou baqueteamento digital. Ou seja, quando há um aumento das falanges distais dos dedos e unhas da mão.

De acordo com Silvana Vertematti, cardiologista infantil e médica do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, este é um sinal clínico para algumas doenças.

E não apenas cardiopatias, mas a cânceres, como o de pulmão. E também a algumas doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn, enfisema pulmonar.

“A presença do hipocratismo digital é mais comum na fase adulta e representa já uma complicação do quadro. Em crianças ela pode ser notada principalmente quando há uma cardiopatia congênita complexa de difícil correção precoce”, explicou.

Unhas arredondas, demonstra hipocratismo digital.

Segundo Silvana, ainda não há uma explicação comprovada para o desenvolvimento desta característica nas unhas, porém, acredita-se que sejam efeitos fisiopatológicos e metabólicos decorrentes dos problemas descritos anteriormente.

“Por isso, é preciso ressaltar que o hipocratismo digital é apenas um sinal clínico que deve ser investigado e analisado por um médico especialista. A partir da anamnese e exames complementares é possível definir um diagnóstico”, concluiu.

 

Fator genético para unhas arredondadas

Segundo Dr. Celso Amodeo, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a presença das unhas arredondadas pode ser hereditários com perfil familiar e não indicar absolutamente nenhuma doença ou risco de doença.

Contudo, ele ressalta que somente uma avaliação médica pode indicar a verdadeira condição do paciente.

“Entretanto, há situações em que existe um tecido mole subungueal que podem surgir em algumas doenças pulmonares como câncer de pulmão ou fibrose pulmonar dando formas em baqueta de tambor. Em geral são decorrentes de doenças que produzem uma má oxigenação do sangue e essas condições surgem os dedos em baqueta de tambor”, explicou.

O médico completa que os dedos em baqueta de tambor também ocorrem em determinados tipos de cardiopatias congênitas que produzem cianose.

Hipocratismo digital | Normal

 

Há prevenção?

Com relação às unhas arredondadas, somente uma avaliação com o médico pode determinar qual o tipo adequado de tratamento para o paciente, dizem os especialistas.

Mas em relação à prevenção de doenças cardíacas, vale a orientação básica dos profissionais de saúde. Ou seja, ter boa alimentação, praticar atividades físicas e outros hábitos, como não fumar e ter qualidade no sono, e controlar o estresse, como ressaltamos nessa matéria.

“Deve-se ter moderação no consumo de sal, gorduras e alimentos hipercalóricos para evitar-se a obesidade, exercícios físicos regulares, boa qualidade do sono, não fumar, não consumir drogas ilícitas, muita moderação no consumo de álcool, equilíbrio emocional”, sugere o presidente da SBC.

Fonte(s): Tik Tok, Tua Saúde, Clinica Fiore, Jornal da Paraíba
Jessica Alves
Jornalista do Norte que se aventura na terra do pão de queijo, Belo Horizonte. Ama gatos e cães, é apaixonada por rock, cinema, anime antigo e cultura pop. Descobriu nas palavras o grande amor e sua fonte de renda.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui