• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Um recado pra você que apoia a Guerra às Drogas

As ideias do economista e visionário Milton Friedman. Não entende? Calma, alguém desenhou.

O debate sobre legalização de drogas é caloroso e delicado. Atinge desde amigos em um boteco até as altas cadeiras de legisladores e juristas. Muitos países entendem que esse é um problema de social e de saúde ao invés de segurança pública.

O Brasil ainda é um país muito conservador dentro desse debate. Não precisamos ir longe, se olharmos para o lado veremos que nossos hermanos tratam o assunto de maneira mais adequada e progressista.

Argentina, Colômbia e Venezuela não consideram crime o uso individual de drogas. O parlamento do Chile debate o cultivo de maconha para consumo próprio. O Uruguai, nação em que as discussões estão mais à frente (Salve Mujica), estuda a regulamentação da venda e produção da maconha, criando, assim, um novo mercado no país.

Para se ter ideia, a chamada lei antidrogas (11.343) é datada de 2006. O Supremo Tribunal Federal (STF) tenta discutir desde 2011 a constitucionalidade do artigo 28 que considera crime portar drogas e plantar maconhamas sem sucesso. Desse jeito, o traficante continua poderoso – estudo da Secretaria da Fazenda do Rio apontou que o lucro do tráfico era de R$ 130 milhões em 2009 – e o usuário tratado como bandido.

O australiano Stuart McMillen criou este quadrinho (abaixo) para expor as ideias do economista e visionário Milton Friedman quando o presidente do EUA, Richard Nixon, decidiu declarar guerra as drogas.  Vale a leitura e o debate. Confira:

***

2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
quadrinho13_sososlteiros

13
quadrinho15_sososlteiros

14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
261


Fontes: Spotiniks | El País | UOL

 

PH Araujo
Jornalista, fã de bandas de Seattle e filmes de terror B. Acredita que a vida perfeita teria cachoeiras, boas refeições, música de qualidade, aventuras, mulheres e sonecas ao longo do dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui