A correria do cotidiano, as longas jornadas de trabalho, as horas e mais horas em frente ao computador, a maratona dos estudos, aquela noite mal dormida, a preguiça esparramada no sofá. Todo abuso corporal acaba sobrecarregando o coitado do pescoço.
Você já reparou como a maioria das pessoas se queixa de dores causadas pela tensão acumulada nessa pequenina parte do corpo? Às vezes, o desconforto é tão grande que vem acompanhado de outras dores, na cabeça e nos ombros, ou até mesmo daquela desagradável sensação de formigamento nos braços e de um indiscutível mal humor.
Com a nobre função de sustentar a cabeça, a musculatura que compõe o pescoço permanece em constante trabalho e, quase sempre, fica contraída. Por isso, quando exageramos nos esforços ou descuidamos da postura, essa área entra em desequilíbrio, passando a apresentar as dolorosas consequências.
Se você costuma sentir algumas dessas desagradáveis sensações, aí vão dicas de alongamentos que podem melhorar seu dia, para o trabalho e o estudo, e sua noite, para um ótimo sono!
Sugestões para alongamentos básicos
Massageie os pontos doloridos com as mãos (imagem 1) – ajuda a aliviar as tensões. Olhe para os lados, virando o queixo em direção ao ombro (imagem 2).
Mova o queixo para cima e para baixo.
Esses são alguns dos principais alongamentos que podem ser feitos apenas com a ajuda das mãos, e não levam mais que cinco minutinhos!
IMPORTANTE: A maioria das posições dos alongamentos deve ser mantida por 30 a 60 segundos. Algumas vezes, pode ser que você queira sustentar por mais tempo um alongamento, porque está mais tenso nesse dia, ou simplesmente porque está “curtindo”.
Lembre-se de que cada dia é diferente do outro, de modo que você deve dimensionar seus alongamentos segundo o que estiver sentindo em cada momento. Aprender a compreender as necessidades de seu corpo é uma importante lição. E não esqueça de sempre vigiar sua postura pois só você poderá se proteger desses abusos