Dicas

Twix de forma: versão caseira e desconstruída

12 de abril de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Se você é fã de doces, que tal experimentar fazer um Twix caseiro com poucos ingredientes? Aprenda como bolacha cream cracker, chocolate derretido, calda de caramelo e pedaços de amendoim triturado podem se transformar em uma delícia culinária.

Neste artigo, vamos te ensinar como fazer Twix de forno e, de quebra, como fazer açúcar “sabor” mascavo. A receita é deliciosa e simples de fazer! Então bora lá.

 

Como fazer Twix de forma

Antes de mais nada, vamos para a lista dos ingredientes:

Ingredientes

  • 10 Bolachas de Sal (ou Cream Cracker)
  • 60g de Manteiga (ou Margarina)
  • 45g de Açúcar Mascavo
  • 200g de Chocolate ao leite
  • Chocolate granulado (opcional)
  • Amendoim triturado (opcional)

 

Passo a Passo

Em uma panela, coloque o açúcar e a manteiga (ou margarina) e ligue o fogo baixo.

Vale destacar que não utilizamos açúcar mascavo convencional. Fizemos um preparo com açúcar refinado e melaço de cana. A receita você encontra ao final desse artigo.

 

Enquanto a gordura derrete, continue mexendo até que se forme uma espécie de “calda mole”.

 

Desligue o fogo e lambuze as bolachas na mistura. Em seguida, vá transferindo-as para o recipiente que possa ir ao forno. Nós usamos uma forma retangular de alumínio.

 

Feito isso, leve as bolachas para o forno a 170ºC por 5 minutinhos.

 

Enquanto isso, derreta o chocolate e prepare-se para cobrir as bolachas assim que elas saírem do forno. A ideia é montar como se fosse uma cobertura.

 

Por cima do chocolate, distribua o chocolate granulado e o amendoim triturado por cima de todo o recipiente e leve para a geladeira até endurecer.

 

Se você aguentou firme esperando a delícia gelar, agora é hora de cortar como preferir e saborear essa iguaria dos deuses!

 

E como que é o Twix original?

Atualmente, o bombom Twix tem diversas variações de sabores. No entanto, de acordo com o artigo publicado no portal A Origem das Coisas, a receita original do doce é bem parecida com a que ensinamos aqui:

“A barra de chocolate Twix é constituída por um biscoito revestido de chocolate ao leite e recheado com caramelo.”

Segundo o artigo, a receita original foi criada no final dos anos 60 na Grã-Bretanha e se manteve soberana por bastante tempo, até ter a sua primeira variante:

“Nas décadas de 80 e 90 a empresa decidiu lançar variantes do chocolate original. A primeira variante, lançada apenas nos Estados Unidos, foi o Peanut Butter Twix que, tal como o nome indica, tinha no seu recheio manteiga de amendoim em vez do tradicional caramelo.”

Sendo assim, podemos dizer que a receita que ensinamos neste artigo é uma versão que remete tanto à receita original, quanto à sua primeira variação.

 

Como fazer açúcar refinado “sabor” mascavo para usar em receitas

Se você não tem açúcar mascavo e não quer comprar só para fazer essa receita, você pode saborizar o açúcar o refinado, de forma que o gosto fique bastante semelhante.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de Melaço de Cana
  • 1 xícara (chá) de Açúcar refinado

Passo a passo

Misture bem esses dois ingredientes até formar uma mistura homogênea e está pronto!

 

Qual a diferença entre o açúcar branco ou refinado e o mascavo?

O açúcar mascavo é diferente do açúcar branco porque não passa por um processo de refinamento tão rigoroso, o que evita o uso de quantidades exageradas de aditivos químicos que costumam estar presentes no açúcar ultra processado.

Tendo isso em mente, o açúcar mascavo se destaca normalmente por 3 aspectos:

  1. Cor: o açúcar mascavo tem uma cor mais amarronzada que o açúcar branco e o açúcar refinado. Isso se dá não apenas pelo aproveitamento do melaço da cana quanto pelo processo de refinamento do alimento.
  2. Sabor: como dito anteriormente, o açúcar mascavo contém melaço, um líquido escuro e viscoso que é retirado durante o processo de refinamento do açúcar branco e do açúcar refinado. Isso faz com que ele tenha um sabor caramelizado e bem característico de melaço.
  3. Menor índice glicêmico: o que significa que sua digestão e absorção no organismo são mais lentas e estáveis.

 

O que a galera achou desta receita

Os chocólatras que seguem o Almanaque SOS não conseguem resistir a uma sobremesa e encheram nossas redes sociais com suas dicas e opiniões:

“Não consigo fazer receita com chocolate derretido. Como tudo antes.”, disse Renata Lang em nosso Instagram.

“Socorro Deus!!! Não posta essas coisas não, por favor! Desse jeito eu sou obrigada a testar “, brinca Carolina Souza em nosso TikTok.

“Fiz e ficou maravilhoso. A única coisa que ficou diferente foi o caramelo, fiz com o mascavo comprado e acabou ficando mais grosso.”, comenta Marcel Lianderson em nossa página no Facebook.

“Parece bom. Eu acho que se eu botar doce de leite deve ficar incrível, vou fazer!” comenta Kayzan em nosso canal no Youtube.

Se você gostou dessa receita mas quer ainda mais agilidade e praticidade, confira nosso artigo com 20 receitas saborosas e que exigem apenas uma panela.

Science of Cooking

MATÉRIAS RELACIONADAS