• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

Twitter em choque: brócolis, couve-flor, couve, repolho e mostarda são a mesma planta?

Investigamos a revelação que explodiu a cabeça de muita gente.

Paulo Olinto Publicado: 10/04/2020 11:32 | Atualizado: 23/07/2020 11:00

Nos debates que acontecem na internet, rolou no Twitter uma história de que brócolis, couve-flor e couve são a mesma planta. O tweet da pesquisadora Winnie Bueno causou certo rebuliço na rede, chegando a mais de 11 mil curtidas.

Não contente com o choque que havia causado entre os seguidores, Winnie ainda revelou que repolho e mostarda também fazem parte desse time.

As pessoas simplesmente ficaram em choque:

Com direito a teorias:

Mas será que é isso mesmo? Para tirar essa dúvida que intrigou parte da internet brasileira, resolvemos investigar. Segue aqui com a gente!

 

Seleção Artificial

SPOILER: na verdade, nenhuma destas verduras é exatamente a mesma planta. O que acontece é que todas as que foram citadas no tweet são descendentes da mostarda silvestre. Quem nos explica é o biólogo Carlos Ramalho.

Na seleção natural, como o próprio nome sugere, a natureza seleciona os indivíduos com características que tornam sua reprodução mais vantajosa para a espécie; a famosa evolução. Ao contrário da seleção artificial humana, que torna a reprodução mais vantajosa para os próprios humanos.

“O homem age fazendo um processo que se chama de seleção artificial. E aí o que aconteceu: a mostarda selvagem quando a gente coloca para se reproduzir, ela vai dar um indivíduo, vai dar uma prole de plantas”, explica o especialista.

É tudo escolhido com muita cautela, de maneira bem pensada para produzir uma variedade maior de plantas e, principalmente, que sejam boas para nossa alimentação. Carlos detalha:

“Eles pegavam a geração que tinha as características que eles gostavam, por exemplo: a que dava mais sementes, a que tinha uma planta mais resistente; e botavam essas plantas que tinham as características mais desejadas para se reproduzirem com as que tinham as melhores características.

Assim, através desse processo de seleção artificial, surgiram as descendentes das mostarda silvestre, como o brócolis, couve-flor e o repolho.

A seleção artificial surgiu na humanidade por ser mais rápida e eficiente aos homens do que a seleção natural (técnica que até pode ser perigosa, caso seu objetivo seja lucrar ao invés de alimentar pessoas, como detalhamos aqui).

Resumindo: elas não são a mesma planta! São como irmãs, derivadas da mamãe mostarda silvestre.

Fonte(s): Facebook - Biologia Jubilut, Infoescola, National Geographich, Superinteressante, Tudo Receitas, Abril, USP
Paulo Olinto
Mestrando em Jornalismo e Pesquisador de desinformação nas redes sociais. Adora plantas e um bom papo sobre política, educação, e claro, marketing digital no nosso amigo Instagram.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui