• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Tudo sobre a Polêmica com o Livro “As Aventuras De Pi” #PraLer

O Filme foi baseado em uma obra literária que está sendo acusada de plágio de um livro nacional!

SOS Solteiros Publicado: 22/02/2013 13:00 | Atualizado: 09/06/2013 16:24

 

Olá,

Seguinte gente, hoje é dia de polêmica! A bomba estorou mesmo em 2002, mas como o Oscar trouxe aos holofotes novamente a história de “As Aventuras de Pi”, tudo passou a ser falado, julgado e reavaliado novamente.

A polêmica a que vos falo é a do plágio do livro que deu origem ao filme “As Aventuras de PI”. O autor de As Aventuras de PI é o canadense Yann Martel, que exatamente por causa dessa obra ganhou o prêmio Booker Prize em 2002. E foi exatamente ai, nesse momento que todos, e principalmente o escritor Moacyr Scliar, brasileiro, autor de “Max e Os Felinos” ficaram sabendo do possível plágio.

 

PRA_LER_OSCAR_POLEMICA_1.JPG

Capa do livro “As Aventuras de PI”

 

A história do livro As Aventuras de Pi gira em torno de um garoto indiano, filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na India. Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda logo nos primeiros dias de viagem e Pi se vê na imensidão do Pacifico a bordo de um salva-vidas acompanhado de um tigre de Bengala.

 

PRA_LER_OSCAR_POLEMICA_2.JPG

Capa do livros “Max e Os Felinos”

 

Max e os Felinos? A história narra sobre um garoto alemão, Max, que é sensível e cresceu sob a severidade de seu pai que sempre lhe incutiu medos e inseguranças. Envolve-se, mais tarde com Frida, esposa de um militar Nazista, o que faz que tenha que abandonar o país. Em meio a viagem de barco, é obrigado, graças a um naufrágio criminoso, a dividir o pequeno espaço de um barco com um imenso Jaguar, um felino que sempre lhe aterrorizou.

 

Entrevista com Moacyr Scliar

 

O mais deselegante de toda essa história foi um dos depoimentos dados por Yann Martel, dizendo que, “quis aproveitar uma boa ideia estragada por um escritor ruim” (oi?!). Moacyr Scliar faleceu em fevereiro do ano passado, contudo tomou conhecimento do possível plágio de Yann Martel. Scliar preferiu não entrar em questões judiciais, mas reconheceu que as histórias são um tanto parecidas, “Um escritor, do chamado Primeiro Mundo, copiando um autor brasileiro? Copiando a mim?”.

 

PRA_LER_OSCAR_POLEMICA_3.JPG

Cenas do filme “As Aventuras de Pi”

 

Vale-se lembrar que o filme é uma obra prima!  (Sobre o filme você leu aqui) Não podemos negar o lugar dele ali no Oscar, já as raizes da sua história… Antes preferia deixar o julgamento a critério de vocês, mas o comportamento mal educado de Yann Martel me deixou desconfortável, e me fez ter vontade de ler Max e Os Felinos e não As Aventuras de PI.

 

A mesma idéia só que histórias diferentes #sóquenão, na minha opinião.

 

 

E-MAIL: natassya.fernandes@hotmail.com

INSTAGRAM: @natassyafr

 

Natassya Fernandes – “Viver no mundo sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar nos livros.” Dan Brown – Sou uma estudante de direito, apaixonada por livros – incluindo o maravilhoso cheiro de livro novo , que acredita na citação acima, e que ainda pretende “tocar” nos livros certos, para além de tomar consciência sobre o nosso mundo, poder viajar além dele.

 

 




SOS Solteiros
Publicações de Arquivo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui