• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

10 Truques para evitar apagões na memória

Como lembrar de uma aula, o nome de alguém, a senha do banco e mais.

E aí você, todo tranquilão, vai sacar uma grana no banco. Na frente do caixa, coloca o cartão, escolhe a quantidade de Dilmas, e então é a hora da senha… SENHA??!

Dory freaks out

Quem nunca teve um apagão na memória na hora de colocar a senha, que atire a primeira pedra.

Até mesmo em situações comuns a memória fraca acompanha muita gente, como cerveja e batata frita acompanham o nosso fim de semana. Separamos algumas dicas científicas que vão ajudar a guardar informações com mais facilidade na cachola. Se liga!

 

Para memorizar, escrever é melhor do que digitar

Um estudo realizado pela psicóloga Pam Mueller, do Departamento de Psicologia de Princeton, e seu professor Daniel Oppenheimer, identificou que memorizamos melhor quando escrevemos alguma coisa a mão e em vez de usar o computador.

sos_solteiro_memorizacao

O brasileiro Renato Alves, recordista em memorização, complementa o estudo da psicóloga com algumas informações.

Aposte na letra bonita

Quem sofreu com cadernos de caligrafia sabe bem como isso funciona. Para potencializar a memorização, aposte em sua melhor letra, assim a capacidade de memorização potencializa-se e o armazenamento de conhecimento acontece.

Faça relatórios para você mesmo

Para registrar algo que aprendemos, devemos anotar as informações em um breve relatório. Assim as ideias se fixam na memória. Quando é selecionado o que vai para o papel, o córtex cerebral produz sinapses (processo de interação entre neurônios, responsável pela captação do armazenamento da mensagem).

Seja um aluno aplicado

Pode parecer obvio, mas se você prestar atenção na aula (ou palestras), assim como participar, tirando dúvidas, faz com que a atenção seja realmente mantida.

 

E Mais…

Renato Alves vai além e dá dicas geniais para o dia a dia.

Tranquei a porta?

Em situações rotineiras é comum fazer coisas sem nem perceber que as fez. Para lembrar se trancou a porta é importante que se diga em voz alta: “Portas trancadas!”

Ou siga a dica do SOS, e faça uma dancinha maluca, costuma funcionar:

truque-para-nunca-esquecer-a-porta-aberta

Meu óculos, ninguém sai!

Quem nunca procurou o óculos e quando se deu conta o mesmo estava na cabeça? Pois então, esses objetos como celular, carteira, óculos e etc. são objetos feitos para ficar próximo ao corpo. Essa dica é bem obvia mesmo, ou seja, homens usem seus bolsos e mulheres usem a bolsa mesmo.

E para não esquecer os óculos, carteira, chaves e afins, antes de sair de casa, uma boa dica é investir em um adesivo de parede, como esse:

0,,69781483,00

E para não esquecer o lanche?

Essa dica não é do expert em memória, faz parte do nosso acervo de gambiarras, mas é tão boa quanto:

nunca-mais-esqueça-de-levar-lanche-para-o-trabalho

Mas, como lembrar da senha do banco?

Segundo Renato, número são formas geométricas que não fazem muito sentido e por isso muitas vezes são esquecidos. Fazer conexões com atividades que você faz todos os dias, como por exemplo a hora que dorme e relaxa, auxilia bastante. Se acorda às 07h30 e relaxa às 16h20, sua senha pode ser 07301620, boa né?

Como lembrar números de telefone depois da balada?

Se está acostumado a clicar no botãozinho verde do celular, experimente desafiar seu cérebro a lembrar do número sem a ajuda do aparelho. Assim a memória artificial é substituída pela natural, a sua. Treine-a.

Se resolver anotar o telefone das pessoas no smartphone, mas usando apelidos, cuidado! Pode causar um problemaço:

Por isso, a dica seguinte…

Qual é mesmo o seu nome?

Quando alguém te diz o nome e no minuto seguinte não se lembra é porque a sua memória auditiva, que não é a melhor, captou o som mas não o armazenou. Para se lembrar de nomes associe a coisas que sejam de fácil lembrança, como por exemplo o nome do Renato Alves, associe a ‘rena’ e ‘aves’, assim você assimilará com maior facilidade.

 

E ai, vai lembrar de tudo?

 

Imagem de capa: youtube

Fonte: academia | renatoalves | brasilpost 

Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Em caso de chefe
clique aqui