• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Para ser mais feliz basta praticar essas 7 mudanças simples na rotina

Especialistas ensinam como encontrar a felicidade nas pequenas coisas.

A gente vive buscando a felicidade com mais “sangue no zóio” que um trabalhador procura um lugar para sentar no busão após um dia exaustivo no trabalho.

Mas diferente de achar um assento vago no transporte público as 18 horas, a felicidade pode ser encontrada facilmente em pequenas coisas, com uma simples mudanças em nossa rotina.

A dica máxima é treinar sua mente para viver o momento presente. Abaixo veja 7 ótimos truques de especialistas para dominar a arte de estar no presente e deixar seu dia muito mais feliz – a lista foi produzida originalmente pelo Business Insider. Olha só!

 

1. Anote pensamentos e sentimentos

De acordo com o autor e investidor Tim Ferris, a melhor recomendação é anotar seus pensamentos, sentimentos e até devaneios em um tipo de diário, todas as manhãs. Segundo ele, o ato de escrever algo todos os dias funciona como um ritual de produtividade.

Além disso, colocar suas questões internas no papel fará com que você as observe “fora” de sua cabeça, te ajudando a focar e encontrar soluções para os problemas.

 

2. Converse

De acordo com este estudo publicado no site científico Journal of Experimental Psychology: General, as pessoas que costumam conversar com as outras durante seu percurso (trabalho, faculdade, etc.) se mostraram muito mais felizes do que aquelas que seguiam seu caminho caladas.

Embora a gente acredite que passar esse tempo “jogando conversa fora” possa atrapalhar, a felicidade de se conectar com alguém será um combustível para tornar seu dia mais agradável.

 

3. Registre imagens

Durante seu caminho diário, até o trabalho ou faculdade, por exemplo, experimente reservar alguns minutinhos para tirar uma boa foto.

Essa dica foi dada pelo autor e executivo da Alphabet’s Moonshot Lab, Mo Gawdat. A lógica por trás da recomendação é que, ao invés de usar esse tempo com pensamentos angustiantes, você estará com a mente ocupada procurando uma boa foto para registrar.

Estando presente naquele momento, funciona quase como uma meditação, segundo Gawdat, mas no lugar de se concentrar na respiração, a técnica se concentra no mundo a sua volta e não mais nos seus problemas.

 

4. Reserve algum tempo para alegria

Este estudo publicado no site científico American Psychological Association, descobriu que o grande segredo para ter um dia mais feliz é incluir na sua rotina alguma atividade que realmente te faça feliz.

Parece meio óbvio, mas duvido que você reserve, diariamente, uma horinha do seu dia para fazer o que realmente gosta. Seja ver séries, jogar baralho ou cozinhar.

A ideia é se forçar a desenvolver esse sentimento bom, de felicidade, através das coisinhas que gosta de fazer. Portanto, mesmo que se seu dia na firma tenha sido horrível, passar aquela horinha fazendo sua atividade preferida te fará ir para cama com uma boa sensação.

 

5. Faça algo a noite

A especialista em produtividade Laura Vanderkan revelou à publicação que outra tática poderosa é se forçar a fazer algo, por mais simples que seja, todo dia a noite, após o trabalho.

A ideia é semelhante a proposta feita pelo estudo mencionado no item anterior, ou seja, usar uma parcelinha do seu tempo com algo que realmente gosta. Porém, Vanderkan aconselha que esse tempo de alegria seja sempre a noite, após o trampo.

Por mais que a gente esteja cansado, sem forçar para fazer nada, o segredo é forçar-se a concluir uma outra atividade. Seja uma aula de dança, um encontro com amigos. Quebre a rotina e faça algo agradável sempre que tirar o crachá do peito.

“É muito fácil voltar para casa depois do trabalho e não sentir vontade, ‘estou cansado de fazer qualquer coisa’. Mas você tem várias horas de descanso, que estão indo e você nunca vai conseguir elas de volta.” – conta a especialista à publicação.

 

6. Terceirize a parte chata da vida

Este estudo publicado no site científico PNAS constatou aquelas pessoas que costumam pagar para que outras realizem certas atividades chatas, além de poupar seu tempo, são mais felizes.

Por exemplo, pedir comida no lugar de cozinhar, contratar alguém para dar um “tapa” na casa ou lavar as suas roupas… Enfim, gastar seu dinheiro para ganhar tempo e usar essa folguinha com tarefas e atividades que lhe dão prazer pode ser uma alternativa.

Só esperamos que a pessoa que pegue esse abacaxi goste daquilo que faz, né?

 

7. As três coisas boas

Todas as noites, anote três coisas boas que aconteceram no seu dia. Pode ser coisas pequenas como “fiz amizade com meu vizinho” ou coisas maiores como “nasceu minha filha“.

O importante é que, além de anotar, você inclua todos os detalhes dessa “conquista”, principalmente o motivo delas serem consideradas tão boas assim.

De acordo com o site Greater Good in Action, essa técnica desenvolvida pelo psicólogo estadunidense Martin Seligman, foi capaz de deixar as pessoas que a praticavam mais felizes e menos deprimidas por até seis meses do que aquelas que não a fizeram.

Vale lembrar que se preferir, pode também fazer as anotação pela manhã, escrevendo as três coisas boas que lhe aconteceram no dia anterior.

Três coisas boas

Fonte(s): Time, Business Insider
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui