De Graça! Como trocar Havaianas gratuitamente meses após a compra
Posso trocar meus chinelos havaianas de graça? Caso a estampa tenha desbotado, posso pegar um chinelo novo? E a alpargatas desfiada também pode trocar? Entenda tudo a seguir.
Você sabia que é possível trocar Havaianas de graça, mesmo que o par de chinelos já estejam usados? E que o mesmo vale para as Alpargatas?
Mas calma, porque para isso ocorrer, existem algumas regras que devem ser obedecidas.
De acordo com a sessão “Trocas e Devoluções” no site da Havaianas, há a possibilidade de troca de produtos que tenham defeitos comprovados. Como o desbotamento da estampa do chinelo ou um fio desfiado no modelo de alpargatas, por exemplo.
Troca gratuita dos produtos meses após a compra
O bibliotecário Adilson Ribeiro revelou que teve esses problemas com produtos adquiridos nas lojas Havaianas. Por isso, procurou o SAC da empresa e solicitou a troca, realizadas com sucesso.
“Eu comprei um par de Havaianas e pouco tempo depois, questão de meses, desbotou o desenho de um dos pés. Então eu fui na ldoja, e entrei em contato com o telefone do SAC e após explicar toda a situação e mandar fotos do produto, recebi um voucher para a troca. Isso também aconteceu com as alpargatas, que desfiou na frente”, explicou.
Segundo o consumidor, desde a ocorrência dos casos, ele passou a guardar todos os cupons ficais das suas compras, para conseguir a garantia de trocas.
É possível trocar Havaianas usadas?
Entrei em contato com o SAC das Havaianas para esclarecer se existe a possibilidade de trocar o produto usado, mesmo após o prazo de 30 dias corridos previsto na Política de Trocas da marca.
A atendente me informou que sim, mas existe um processo de análise, que dá a garantia de troca, se for constatada a falha na fabricação do produto. O produto pode ser igual ou de modelo semelhante.
O processo inicia com o cadastro do cliente da empresa e posteriormente, o contato é feito por e-mail ou WhatsApp. Neste momento, o cliente deve informar toda a situação da mercadoria, e enviar fotos que comprovem o defeito. As imagens devem ser do par, parte de cima, parte de baixo e focando o defeito do produto.
Neste caso não existe um prazo máximo de data da compra. O retorno tem o prazo de 3 dias para análise e resposta da aprovação ou não da troca.
O que está por trás desse direito?
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo informou que, de acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), todo produto está sujeito à Garantia Legal, com prazo de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.
As Havaianas se encaixam nessa segunda situação. E mesmo que o produto esteja usado, ele se encaixa na mesma regra de garantia de um produto novo.
Mas é importante ressaltar que a troca só vale para compras realizadas em lojas físicas, sebos ou vendedores online.
“Após a compra, caso o produto não funcione conforme informado e sejam notados vícios, falhas ou deformidades, o consumidor poderá pedir o reparo, a troca do produto ou a devolução do seu dinheiro”, explicou o Procon.
Portanto, se você comprar um par Havaianas guarde a nota fiscal e, ao perceber que sinais claros de gastos e defeitos, entre em contato com o SAC da marca para garantir a troca, de forma gratuita. O não você já tem, certo?