A população das áreas urbanas continua crescendo desenfreadamente. Calcula-se que, em 30 anos, mais 3 bilhões de pessoas estarão vivendo nessas áreas. E quanto mais gente, menos espaço.
O Rombout Frieling Lab, de Eindhoven (Holanda), criou o Vertiwalk, uma solução curiosa para substituir as escadas e elevadores. Com ele você chega ao andar superior em algumas sentadas, literalmente.
Se chama “caminhada vertical”
Através de um sistema de roldanas e trilhos, o Vertiwalk permite transitar entre andares puxando uma corda e impulsionando o corpo para baixo ou para cima. É preciso empurrar a base com os pés, em um movimento parecido com o de sentar e levantar.
Segundo a empresa, a invenção gasta apenas 10% da energia que utilizarÃamos para subir uma escada de mesma altura. Em comparação com elevadores, a solução ocupa menos espaço, a instalação é mais barata e seu uso não consome energia elétrica.
Testes foram feitos com pessoas que sofrem de Esclerose Múltipla e amputadas; ambas conseguiram utilizar o sistema, prometendo ser uma revolução para pessoas com mobilidade reduzida, que não conseguem subir escadas.
A invenção foi exposta na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2016, e não se tem notÃcias se a engenhoca já foi instalada em algum local. Para saber mais informações sobre o projeto (em inglês), clique aqui.
Assista ao vÃdeo postado pelo canal New York Magazine sobre a invenção (em inglês):
Tecnologia como essa pode ser revolucionária… Mesmo parecendo simples.
Não há informação de quando (o VertiWalk) estará disponÃvel mas ele poderá ter um impacto de longo alcance.