• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Criaram uma nova versão para os elevadores que promete revolucionar a engenharia

Trilhos verticais podem substituir escadas e elevadores no futuro próximo.

A população das áreas urbanas continua crescendo desenfreadamente. Calcula-se que, em 30 anos, mais 3 bilhões de pessoas estarão vivendo nessas áreas. E quanto mais gente, menos espaço.

O Rombout Frieling Lab, de Eindhoven (Holanda), criou o Vertiwalk, uma solução curiosa para substituir as escadas e elevadores. Com ele você chega ao andar superior em algumas sentadas, literalmente.

Se chama “caminhada vertical”

Através de um sistema de roldanas e trilhos, o Vertiwalk permite transitar entre andares puxando uma corda e impulsionando o corpo para baixo ou para cima. É preciso empurrar a base com os pés, em um movimento parecido com o de sentar e levantar.

Segundo a empresa, a invenção gasta apenas 10% da energia que utilizaríamos para subir uma escada de mesma altura. Em comparação com elevadores, a solução ocupa menos espaço, a instalação é mais barata e seu uso não consome energia elétrica.

Testes foram feitos com pessoas que sofrem de Esclerose Múltipla e amputadas; ambas conseguiram utilizar o sistema, prometendo ser uma revolução para pessoas com mobilidade reduzida, que não conseguem subir escadas.

A invenção foi exposta na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2016, e não se tem notícias se a engenhoca já foi instalada em algum local. Para saber mais informações sobre o projeto (em inglês), clique aqui.

Assista ao vídeo postado pelo canal New York Magazine sobre a invenção (em inglês):

Tecnologia como essa pode ser revolucionária… Mesmo parecendo simples.

Não há informação de quando (o VertiWalk) estará disponível mas ele poderá ter um impacto de longo alcance.

Fonte(s): Daily Mail, Futurism, Rombout Frieling Lab, Instagram, Youtube - New York Magazine
Gabriela Roman
Roteirista, viajante profissional e amante da internet e das zueiras que vêm com ela.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui