• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Treinar pesado para o Carnaval, compensa?

Treino excessivo, ou overtraining, é moda agora nas academias, entenda as consequências.

Couple working out in a gym

(natural-body)

Texto por Lucas Rocha

É comum nessa época do ano as academias serem infestadas pelo famoso “Projeto de Carnaval”. Aquilo que não foi feito durante um ano inteiro, o indivíduo busca alcançar durante 1 ou 2 meses, algumas pessoas treinam 2 ou 3 vezes por dia, variando musculação com musculação, aulas coletivas com musculação, várias horas de aeróbio. 

 

Mas será que o excesso de treinamento traz resultados?

Workout-Barbell-

O nosso corpo precisa de descanso para que este recupere suas funções normais (homeostase), para que assim possamos aplicar uma nova sessão de treino (estimulo fisiológico) e gerar uma adaptação positiva, melhorando nossas capacidades físicas.

Para obter uma performance cada vez melhor no treino, devemos esperar a recuperação da musculatura que foi utilizada, sendo que estas sofrem microlesões durante a atividade e um processo inflamatório (aquela dorzinha do dia seguinte), que se dá num período médio de 48 a 72h após o grupamento muscular ter sido treinado.

 

Por que o excesso é prejudicial?

23a

O que devemos entender é que o excesso de treinamento, o chamado OVERTRAINING, atrapalha as vias anabólicas, por ter uma maior ação do hormônio do estresse (cortisol), que é catabólico e tem ação inversa aos hormônios Testosterona e GH, atuantes no anabolismo, além de reduzir a imunidade; sinais claros desse tipo de treino são a fadiga e a inflamação das vias aéreas superiores (dor de garganta).

 

E as dietas?

tumblr_mr2mnxB4HM1qb86cao1_500

Associado aos exageros no treinamento, ainda existem as DIETAS DA MODA, extremamente restritas, não trazendo bons resultados a longo prazo, visto que a pessoa, ao sair da dieta, poderá voltar a engordar tudo de novo, ou até ficar mais gorda(o). Sem contar que nesse processo de dietas malucas de restrição calórica, ao perder peso o indivíduo vai perder gordura e protídeos (massa muscular) no processo de catabolismo. Ao perder músculo você perde um dos maiores agentes consumidores da gordura, consequentemente, indo de encontro ao seu objetivo, a taxa de metabolismo basal diminui, o que colabora para o acumulo de gordura.

 

Como não fazer

 

Treine com qualidade para colher frutos por muito tempo! Busque um profissional de educação física e nutrição, capacitados e atualizados para atingir suas metas com saúde!

Lucas Rocha é Bacharel em Educação Física pela UNB (Universidade de Brasília)

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminham. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui