Um projeto iniciado em 2015 pela UCO Gear, empresa especializada em vendas de produtos para atividades ao ar livre, tem repercutido atualmente nas redes sociais em forma de desafio.
O Projeto #TrashTag, criado a partir de uma iniciativa pessoal de Steven Reinhold, embaixador da marca, visa estimular pessoas a realizar uma senhora limpeza em espaços naturais.
Hey kids. Remember the Harlem shake..the water bottle flip challenge..the mannequin challenge..? At last, something meaningful is about to drop globally – #trashtag – take a before and after shot of major tidying efforts. You heard it here first, kids. @CognitaSchools #CognitaWay pic.twitter.com/pp873OGNP2
— Andy Perryer (@andyperryer) 10 de março de 2019
“Ei crianças. Lembram do Harlem Shake, o desafio da garrafa d’água, do manequim? Finalmente, algo com significado está para conquistar o planeta – #trashtag – Faça uma foto antes e depois dos grandes esforços de limpeza.”
No blog da empresa, Steven contou que tudo começou quando definiu para si a meta de recolher 100 pedaços de lixo durante suas aventuras ao ar livre. Quando alcançou a meta, resolveu expandir sua ideia. “Se conseguisse convencer 100 pessoas a juntarem-se, poderíamos realmente fazer uma diferença real“, escreveu.
O projeto visava estimular que as pessoas compartilhassem a ação em suas redes sociais. O que se vê atualmente são várias fotos de “Antes” e “Depois” compartilhadas por internautas de todo mundo.
O sucesso realmente veio, tanto que foi criado oficialmente um desafio, o #TrashTagChallenge:
#TrashTagChallenge na Indonésia
#TrashTagChallenge nos Estados Unidos
#TrashTagChallenge no Paraguai
#TrashTagChallenge no Nepal
Seja em forma de desafio ou não, o fato é que devemos repensar nossos hábitos de uso, descarte e coleta de material. Um levantamento divulgado neste ano pela WWF aponta que o Brasil é o quarto país que mais produz lixo plástico no mundo. E para piorar, reciclamos menos de 1,5% de todo esse lixo.
Abaixo, dados dos dez países mais produtores de lixo plástico:
(números em toneladas)
E aí, vamos fazer valer esse desafio aqui no Brasil também?
Podemos fazer melhor.
Combina com um amigo e faz a diferença.
Bora?#Trashtag pic.twitter.com/pJCISAD8KX— BORA (@bora_galp) 13 de março de 2019