• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Como transferir um texto impresso para o computador sem digitar

É possível transferir um livro para o celular, de forma que ele fique completamente editável.

Paulo Olinto Publicado: 26/06/2020 11:07 | Atualizado: 26/06/2020 11:29

Uma pergunta que qualquer estudante do século XXI já se fez: como digitalizar ou transferir um texto, um livro ou qualquer artigo impresso para o computador ou celular, sem precisar digitar?

Pois é, ficar digitando todas as informações de um texto para fazer resenha pode ser algo bastante arcaico, isso se pensarmos nas possibilidades que a tecnologia disponibiliza hoje em dia; afinal, já é possível transferir tudo para o meio digital em alguns cliques.

E não estou falando sobre escanear como PDF ou arquivo de imagem. Com as dicas desse artigo, você vai conseguir transferir um texto do papel para o computador ou celular, de forma que ele fique completamente editável. Se liga!

 

Como transferir um texto para Android (e computador):

Além de fazer a leitura de objetos e buscá-los na internet, Google Lens também copia textos com o recurso da realidade aumentada. Para que funcione da melhor maneira, é importante que o navegador Google Chrome esteja aberto no seu computador e logado no mesmo e-mail que está conectado no seu smartphone.

Depois de abrir a câmera do celular, você verá o símbolo do Google Lens, se o Android estiver atualizado. Caso não consiga, atualize, ou baixe o app oficial de graça (clicando aqui).

Veja na imagem abaixo que o símbolo é um quadradinho com um ponto dentro.

Agora, aponte o celular para o texto e clique no botão central, o ícone lembra uma página. Veja na imagem à direita:

A ferramenta vai selecionar o texto, então clique em “copiar” para colar em algum editor de texto do próprio aparelho, ou clique em “copiar para o computador”.

Vale dizer que o texto costuma ir com alguns erros de digitação.

No seu computador:

Vai chegar uma notificação dizendo que o texto foi copiado. Basta abrir o editor de texto e apertar “Ctrl+V”, o texto vai aparecer. Mas lembre-se: se você não estiver logado o navegador Google Chrome com o mesmo e-mail que está no navegador do celular, não vai chegar a notificação.

 

Como transferir um texto para iOS (e computador):

Google Lens não está disponível dessa maneira para iOS. Neste caso, sugerimos o Words Lens. Ele funciona até melhor que o concorrente, copiando o texto com muito menos erros, apenas sem acentuação. Mas dá para editar. Olha só:

Com o app aberto (baixe ele aqui), aponte a câmera para o texto e clique no botão central. Ele vai registrar a imagem.

Em seguida, clique em “Keep Scan” (continue digitalizando).

Agora, arraste as barrinhas para selecionar a parte do texto que você quer copiar, então clique em “Save” (salvar).

Depois de clicar em “salvar”, o aplicativo direciona você para um tela de edição.

Selecione “Edit” (editar) na parte superior da tela e corrija os erros, caso tenha; normalmente são apenas erros de acentuação.

Basta clicar no ícone quadrado com uma seta para cima para compartilhar o texto editado onde quiser, como o seu e-mail.

Pronto, agora é só abrir sua caixa de entrada no computador e salvar no no seu editor de texto.

Fonte(s): Tik Tok - @shal.studio
Paulo Olinto
Mestrando em Jornalismo e Pesquisador de desinformação nas redes sociais. Adora plantas e um bom papo sobre política, educação, e claro, marketing digital no nosso amigo Instagram.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui