• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Como focar nos estudos, no trabalho ou projetos em 6 passos

Algumas dicas fundamentais para ter foco no que está fazendo.

Jessica Moura Publicado: 06/07/2020 11:43 | Atualizado: 06/07/2020 13:26

Cal Newport, especialista em auto-aperfeiçoamento, autor do livro “Trabalho Focado: Como ter Sucesso em um Mundo Distraído”, deu algumas dicas sobre como focar nos estudos, se aprofundar no trabalho ou projetos. Veja a seguir!

 

É só ligar o computador que a atenção se dispersa em meio a um mar de atividades: você loga na sua conta de email, checa as notificações nas redes sociais, clica em um vídeo do Youtube e por aí vai…

Pode ser divertido. Mas pulverizar a atenção dificulta focar nos estudos, trabalho ou em projetos.

Para o New York Times, o jornalista Tim Herrera entrevistou o especialista em auto-aperfeiçoamento Cal Newport, autor do livro “Trabalho Focado: Como ter Sucesso em um Mundo Distraído”, sobre como focar nos estudos ou se aprofundar no trabalho e como podemos usar essas técnicas na vida. A seguir, os principais trechos desse incrível papo.

 

1. O que é trabalho focado?

O termo foi cunhado por Newport no livro “Trabalho focado: como ter sucesso em um mundo distraído” para se referir à ação de direcionar a atenção a uma atividade cognitiva.

Para isso, não conte apenas com a força de vontade: é importante se privar. Ou seja, é preciso bloquear todas as distrações, como notificações na tela do celular ou checar a caixa de email. Ações como essas podem te retirar do trabalho focado.

 

2. Como focar nos estudos: evite a atenção residual

Atenção residual é o processo em que a mente ainda mantém o seu subconsciente em uma tarefa anterior quando inicia uma nova. Cal Newport explica que ao variar a atenção de uma atividade para outra, há uma perda cognitiva significativa.

Sendo assim, se você fica toda hora mudando o foco da sua atenção entre as várias abas do browser, as caixas de mensagem ou as notificações, você se mantém nesse estado de atenção residual por muito tempo. E isso não é bom para quem precisa da mente focada para trabalhar.

 

3. Primeira regra do trabalho focado: comece!

O especialista defende que não adianta esperar o momento ideal e as condições propícias para começar a praticar o trabalho focado: é preciso começar (com esforço ativo).

Newport aconselha os profissionais a incorporarem o conceito na rotina, bloqueando as distrações tal como fariam com reuniões importantes, estabelecendo horários ou janelas na sua agenda em que você vai dedicar trabalhar nessas condições.

O cérebro humano se desenvolveu para evitar o desperdício de energia, por isso, vai evitar o trabalho focado, que demanda muito mais da capacidade mental. É por isso que não dá para confiar apenas na força de vontade: você tem que se treinar para se concentrar.

 

4. Segunda regra do trabalho focado: abrace o tédio

Cal Newport defende que, para melhorar a concentração, é preciso estar exposto ao tédio. Mas o que isso significa?

Ao invés de simplesmente preencher os momentos entediantes fazendo algo estimulante, como rolar o feed das redes sociais ou até mesmo ler, por exemplo, o autor recomenda que você treine seu cérebro a lidar com esse marasmo. Isso vai fazer a diferença quando tiver alguma tarefa chata para fazer.

Uma dica do SOS: treine técnicas de mindfulness e outros tipos de meditação.

 

5. Terceira regra do trabalho focado: minimalismo digital

Nesta etapa, Cal Newport defende o minimalismo digital e aconselha os profissionais a deslogar dos perfis nas redes sociais para evitar as distrações e se concentrar mais.

O especialista argumenta que as interações e consumo nas plataformas e aplicativos nos manipulam. Logo, deixar de checar as notificações melhora o desempenho no trabalho e a satisfação pessoal.

 

6. Quarta regra do trabalho focado: evite o trabalho superficial

O contrário de trabalho focado é o trabalho superficial. Segundo o especialista, devemos evitar qualquer coisa que não exija concentração ininterrupta – como responder email ou agendar reuniões.

A orientação de Newport é eliminar, ao máximo, esse tipo de atividade e liberar mais tempo para se dedicar ao trabalho focado, que demanda mais atenção para ser mais organizado e produtivo. Sua capacidade de se concentrar é seu super poder!

Fonte(s): New York Times
Jessica Moura
Jornalista, curiosa, aprendiz de cozinheira e astrônoma.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui