• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

BOMBA: Tomar café logo após o almoço não faz nada bem à saúde

‘Traz um cafezinho e a conta’ pode estar com os dias contados.

Acredite, tomar um cafezinho também é assunto polêmico.

Alguns pesquisadores dizem que faz bem, enquanto outros defendem a tese de que não é uma boa pedida. Mas e ai, quem tá falando a verdade?

Eu amo café de verdade

Para começar precisamos dizer que, sim, consumir café realmente trás diversos benefícios à saúde. A polêmica que vem intrigando se dá por conta do consumo da bebida logo após as refeições, pois, segundo diversos estudos (como esse), atrapalharia a absorção de alguns nutrientes como o cálcio, ferro, cobre, zinco e vitaminas.

Ou seja, se você almoçar um prato super saudável e depois beber uma xícara de café, a absorção dos nutrientes desses alimentos não será eficaz.

Conforme informou o site da Unimed Londrina, a cafeína estimula a eliminação dos nutrientes (cálcio principalmente) na urina, mas apenas se consumido em grande quantidade. Os taninos presentes na bebida também são vilões, pois eles comprometem a absorção do ferro e zinco, por exemplo.

De acordo com essa pesquisa, publicada no site científico Scielo, os efeitos do café ao ser humano ainda são nebulosos, pois a bebida possui substâncias antagônicas em sua composição, ou seja, podem fazer mal para uns e bem para outros. Mas tudo depende da quantidade.

Sem exagerar, o café não vai causar mal à sua saúde. E o que representa isso? Você pode consumir até 500 mg de café por dia, equivalente a umas 3 ou 4 xícaras.

Então beber café depois da refeição tá liberado?

Como já sabemos que os efeitos do cafezinho podem variar de organismo para organismo, pode ser que você seja uma daquelas pessoa mais sensíveis à bebida, então não custa nada seguir recomendações dos especialistas.

Conforme informou o UOL Notícias, nutricionistas recomendam beber café duas horas antes ou duas horas após a refeição. Assim você garante que todos os nutrientes serão absorvidos da melhor maneira, incluindo os benefícios da própria bebida.

Vale lembrar que, caso você tenha uma alimentação saudável, beber café cinco minutos depois de almoçar não é o fim do mundo. Para compensar, tente consumir esses nutrientes em outros momentos do dia.

Fonte(s): Unimed Londrina, Diário de Bilogia, Revsta Cafeicultura, UOL Estilo - Facebook, ABIC, TV UOL
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui