Um autor desconhecido publicou um vídeo que nos deixou intrigado. Nele, o criador demonstra como tirar a rolha que ficou presa dentro da garrafa de vinho usando apenas uma sacola plástica de supermercado.
Antes de recomendar para você, decidimos testar: Será Que Funciona?
Teste: como remover a rolha de dentro da garrafa
Com a rolha dentro da garrafa, a primeira coisa que fizemos foi esticar e comprimir a sacolinha com as mãos, retirando o ar, como se fosse colocar na lixeira, de maneira que ela passe pelo gargalo com facilidade.
Colocamos o fundo da sacola para dentro da garrafa e deixamos as alças para fora.
Viramos a garrafa de cabeça para baixo. Dessa maneira a rolha já ficou mais próxima do bocal. Logo depois, sopramos a sacola lá dentro como se estivéssemos enchendo uma bexiga.
Vale dizer que a sacola precisa estar intacta, sem furos, caso contrário e por motivos óbvios ela não vai inflar como queremos.
A rolha começou a se comprimir entre a parede da garrafa e a sacola, que agora crescia em tamanho por causa do ar do sopro.
Lacramos a boca da sacola com as mãos para que o ar não pudesse sair e puxamos para fora com força. Nesse momento já deu para notar que a rolha estava quase saindo.
Por fim, continuamos puxando eis que a saiu, bonitinha.
Resultado: remover a rolha com uma sacola dá certo?
Resposta rápida: é bastante curioso, mas funciona sim!
Não foi preciso muito suor, nem força bruta, para conseguir retirar a rolha usando um saco plástico. A parte mais difícil foi soprar o ar para dentro da sacola, mas ainda assim foi mais fácil do que ensinar um gato a fazer xixi no vaso sanitário.
E o resultado foi melhor do que o esperado! A rolha saiu como um foguete, mas sem explodir a garrafa, claro. Se precisar, não hesite em experimentar esse truque. Vai que é sua, rolha!
Por que essa técnica funciona
Quando se coloca uma sacola dentro da garrafa e a enche de ar, o ar de dentro da garrafa é comprimido. Quando puxamos o saco em seguida, cria-se uma pressão no interior da garrafa que é maior do que a pressão do ar externo.
Essa pressão ajuda a empurrar a rolha para fora da garrafa. Esse fenômeno ocorre devido à lei dos gases ideais, como explica o artigo publicado pela UFPR:
“A lei dos gases afirma que a pressão exercida por um gás é proporcional a sua densidade e temperatura absoluta. Assim, um acréscimo na temperatura ou na densidade causa um aumento na pressão.”
Essa densidade é o que ocorre dentro da garrafa e faz com que a rolha passe pelo gargalo, além da força aplicada ao puxar a sacola, é claro.
O que a galera achou desse teste
Os seguidores do Almanaque SOS ficaram bastante animados com o teste e compartilharam suas experiências com a gente nas nossas redes sociais:
“Tava procurando esse vídeo para agradecer. Funciona mesmo! Aconteceu comigo e lembrei desse vídeo na hora👏👏”, agradece Gabriel Diniz em nosso Instagram.
“A questão é: como fizeram para descobrir isso?”, questiona Piectra em nosso TikTok.
“❤️Valeu! Se limpar a garrafa, serve para colocar pinga, conservas, licores de frutas orgânicas entre outros. É o mais importante, reciclar para viver melhor no mundo!❤️”, sugere Adercílio Teixeira em nossa página no Facebook.
“Só acredito vendo. Eu vendo: ‘Não acredito.’”, brinca João Marcos em nosso canal no Youtube.
Agora, se você quer impressionar seus amigos com mais um conhecimento fora do comum, confira nosso artigo para saber a quantidade exata de vinho que faria bem à saúde.
O que aprendemos com esse teste
- É possível remover uma rolha dentro de uma garrafa de vinho usando apenas um saco plástico.
- O fenômeno da pressão que ocorre dentro da garrafa ajuda a empurrar a rolha para fora.
- Muitas pessoas testaram a técnica e obtiveram sucesso.