• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

É possível tirar mancha de óleo da roupa com margarina? Nós testamos!

Para testar ainda melhor, usamos também a técnica com bicarbonato de sódio.

Bruno Oliveira Publicado: 14/03/2023 09:16 | Atualizado: 14/03/2023 09:22

A criadora de conteúdo sobre dicas domésticas, Débora Carlos publicou um vídeo no seu perfil do Instagram ensinando uma técnica sobre como remover manchas de gordura das roupas facilmente, usando apenas margarina e detergente.

De acordo com a autora, basta aplicar a margarina com a peça ainda seca, adicionar um pouco de detergente, esfregar, enxaguar e secar e a peça ficará novinha em folha: Será Que Funciona?

 

Teste: como remover manchas de óleo das roupas

Vale dizer que, além da técnica da autora, também testamos outra técnica envolvendo bicarbonato de sódio. Vamos para a lista dos materiais que usamos:

Ingredientes:

Técnica da margarina

  • Margarina
  • Detergente neutro
  • Escova de dentes (velha)

Técnica do bicarbonato

  • Bicarbonato
  • Detergente neutro
  • Escovão
  • Água quente

 

1. Margarina + Detergente

A primeira coisa que fizemos, com a peça ainda seca, foi aplicar uma quantidade generosa de margarina por cima da mancha com o dedo. A autora sugere deixar a peça descansar por alguns minutos.

 

30 minutos depois, aplicamos detergente por cima da área que passamos a margarina.

 

Esfregamos com a ajuda de uma escovinha, agora é só enxaguar e, segundo a autora, a mancha terá sido eliminada completamente.

 

2. Bicarbonato de Sódio + Detergente + Água quente

Como todo almanaqueo de longa data deve saber, bicarbonato é um dos maiores aliados na limpeza, mas antes de colocar o produto, a gente retirou o excesso da sujeira com um papel toalha.

 

Agora sim, despejamos uma boa quantidade de bicarbonato direto na mancha.

 

Por cima dele, adicionamos detergente e esfregamos bastante com a ajuda de um escovão de roupas mesmo.

 

Agora é a hora de colocar água quente (evite ferver) em cima da área manchada, usamos um recipiente menor para auxiliar. Deixe de molho por 15 minutos e então enxágue para conferir o resultado.

 

Resultado: qual técnica funciona?

Resposta rápida: as duas funcionam incrivelmente bem!

Embora preferimos evitar técnicas que envolvam comida, a técnica da margarina funcionou super bem, assim como a do bicarbonato, apesar da segunda ser um pouco mais trabalhosa. Em ambos os casos, basta enxaguar e esperar a peça secar. Tchau, manchas de óleo ou graxa!

 

Por que as técnicas funcionam?

1. Margarina

No caso da margarina, isso se dá pelo processo de solubilidade, no qual o produto “atrai” a gordura da peça, facilitando assim a sua remoção. Um artigo publicado pela Unicamp explica bem esse processo:

“Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.”

Ou seja, a margarina tem o mesmo caráter apolar da gordura da mancha e também do próprio detergente. Como dizem: semelhante atrai semelhante.

O artigo também fala sobre outros processos nos quais a solubilidade também é usada:

“Solubilidade é de fundamental importância em um grande número de disciplinas científicas e aplicações práticas, que vão desde o processamento do minério, uso para medicamentos, bem como o transporte de poluentes.”

 

2. Bicarbonato de Sódio

Já no caso do bicarbonato, além do detergente que ajuda a eliminar gordura, também teve a água quente ao seu favor. Isso porque a água quente é excelente para “derreter” esse tipo de mancha, como explica a professora Haira Gandolfi, em um artigo para o site Megaron:

“Assim como no ferro de passar roupa, o calor é usado para mudar a estrutura das moléculas, nesse caso da gordura (material sólido) e do óleo (líquido). Com a alta temperatura da água, a gordura será derretida e será mais fácil tirá-la da panela.”

Entretanto, vale dizer que esse efeito não destina-se apenas às sujeiras da cozinha como também para as peças de roupas, como no exemplo do nosso teste.

Também é importante saber que a resistência de cada peça ao calor vai de acordo com a indicação na etiqueta do produto, por isso fique de olho antes de sair jogando água fervente em cima de qualquer peça.

Ainda assim o bicarbonato também tem seu papel nessa técnica, já que por ser uma substância alcalina ele ajuda a neutralizar não apenas os odores como a própria gordura.

 

Dica extra: como secar jeans mais rapidamente

Estenda uma toalha seca em uma superfície plana, então coloque a peça molhada por cima. Na sequência, enrole-as como um rocambole e espere alguns minutos (1 minuto já ajuda). Antes de abrir, aperte o rolo com as mãos para a toalha puxar ainda mais a umidade.

Dessa maneira, a peça vai secar mais rápido já que a toalha é feita para absorver líquidos e está em contato direto com a área molhada.

 

O que a galera achou desse teste

Muitos seguidores do Almanaque SOS alegaram que não precisa usar margarina nem bicarbonato para remover esse tipo de manchas. Eles disseram nas nossas redes sociais:

“Aqui em casa eu só uso o detergente ou sabonete, sai tudo, nem precisa esfregar. 🙌”, disse Neiva Margarido em nosso Instagram.

“Então, aqui em casa eu só passo detergente na roupa seca, deixe agir um tempo depois coloco na máquina de lavar e pronto. 🥰”, comenta Los Rosa em nosso TikTok.

“Eu jogo talco antisséptico, espero uns 20 mins (até chupar a gordura), jogo na máquina. Pronto.”, conta Marina Mota em nossa página no Facebook.

“O que realmente faz a diferença é o detergente! Eu sempre uso, passo na mancha e lavo normalmente na máquina, nem precisa esfregar.” afirma Raphaela Duarte em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com esse teste

  • A técnica para limpar gordura com margarina e detergente funciona.
  • O método “bicarbonato + detergente + água quente” funciona tão bem quanto.
  • Não só a margarina atrai a gordura como o detergente também, já que ambas são substâncias apolares.
  • Outras técnicas fáceis também podem funcionar para o mesmo fim.

Fonte(s): UFC, Escola Kids, Cleanipedia
Bruno Oliveira
Além de redator do Almanaque SOS é atleta virtual, gamer de esquerda e podcaster nas horas vagas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui