Conheça os Tipos de Vinagre e Como Usar Cada Um
Já faz tempo que o vinagre saiu da cozinha e passou a ser usado em qualquer lugar da casa.
Pode ser usado na limpeza dos cômodos, pra amaciar roupas, higienizar alimentos, fazer conservas… São tantas possibilidades que às vezes a gente se pergunta qual é o vinagre certo pra cada coisa.
No Almanaque SOS, o vinagre já foi usado pra limpar a sanduicheira e até pra fazer remédio caseiro.
Então, a gente decidiu te contar quais são os tipos de vinagre mais fáceis de encontrar no mercado, e qual é a utilidade de cada um, bora lá?
Qual é a origem do vinagre?
Não se sabe ao certo há quanto tempo o vinagre existe nem seu lugar de origem, mas a história do vinagre está muito ligada com a do vinho. Vinagre significa “vinho azedo”, esses dois foram os primeiros produtos de fermentação espontânea usados na alimentação.
O vinagre chegou a ser usado durante as epidemias de cólera na Europa como um antisséptico para limpar feridas, e também pra desinfetar as mãos dos médicos que cuidavam dessas pessoas.
Conheça os tipos de vinagre
Apesar do nome relacionado ao vinho, o vinagre pode ser feito a partir de vários materiais, como frutas e cereais, isso depende muito do que é cultivado em cada lugar. No Brasil, ele é feito principalmente do álcool de cana-de-açúcar e do vinho.
Vinagre de álcool
O tipo mais popular no Brasil é feito da fermentação do álcool da cana-de-açúcar. Ele é transparente , mas pode ser encontrado em versões coloridas e saborizadas com frutas e ervas.
Apesar do álcool, esse vinagre tem um sabor neutro, e é uma ótima opção pra saladas, conservas e tempero de carnes, além de ser muito útil na limpeza de várias partes da casa pois não deixa um cheiro forte.
É o nosso queridinho para desengordurar qualquer grude e pra limpar vidros, pensa num produtinho bom!
Vinagre de vinho tinto ou branco
O vinagre de vinho tinto tem um cheiro mais forte e pode agregar uma cor avermelhada aos alimentos, combina muito bem com carnes.
Os dois têm um sabor frutado que fica ótimo em saladas e legumes. O branco também é muito utilizado pra fazer ovo pochê e temperar peixes.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã pode ser feito da fruta ou da sidra. Ele pode ter uma cor amarelada, mas isso não influencia no preparo dos alimentos, esse tipo fica ótimo em saladas, conservas e molhos.
Esse vinagre preserva os nutrienes da fruta, como os antioxidantes, e também pode ser usado como um condicionador pro cabelo, acredita?
O pH ácido do vinagre de mação ajuda a selar as cutículas, você pode estranhar o cheiro, mas o resultado é um cabelo bem brilhoso!
Vinagre balsâmico
Esse aqui é famosinho e também costuma ser um pouco mais caro do que os outros vinagres da lista.
O aceto balsâmico é feito de uvas que vão envelhecendo dentro de um barril, como se fosse um vinho, chique, né? Isso deixa o vinagre com um sabor amadeirado, a cor escura e a textura mais encorpada.
Ele tem um sabor sofisticado que acompanha muit bem molhos, carnes, legumes e até sobremesas. Que tal provar toda a elegância do nosso molho de vinagre balsâmico com mel? É o sabor da elegância!
Vinagre de arroz
O vinagre de arroz é mais popular na culinária oriental. Ele pode ser feito de vários tipos de arroz, por isso sua, cor pode variar um pouco. Ainda assim, ele é suave e agridoce e combina com conservas, sushis, molhos para rolinho e primavera e outros pratos orientais.
Apesar de não ser tão popular no Brasil, quem gosta de comida asiática com certeza vai querer experimentar esse vinagre nas suas combinações originais.
Agora ficou fácil escolher qual o vinagre ideal pra sua receita e pra fazer aquela geral em casa, não é mesmo?