Threads: o que você precisa saber sobre o novo app do Instagram
Recentemente o Instagram lançou o aplicativo Threads, que surge como uma alternativa ao Twitter e apresenta semelhanças com a plataforma concorrente. Desde então, não se fala em outra coisa, e a internet começou a se perguntar se esse seria o fim do Twitter.
A popularidade do Threads começou a se espalhar e em menos de 24 horas após o seu lançamento, o novo app já contava com 30 milhões de usuários. O aplicativo está disponível para usuários em mais de 100 países.
A ideia por trás do Threads surgiu devido às críticas em relação aos novos rumos que o Twitter tem tomado sob o comando de Elon Musk, incluindo decisões de negócio impopulares, como a limitação do número de tweets que podem ser lidos.
Para utilizar o Threads, basta fazer login com a conta do Instagram, o que proporciona uma vantagem enorme, pois mais de 2 bilhões de pessoas já possuem uma rede social integrada ao Instagram, evitando a necessidade de reconstruir a base de seguidores do zero.
Além disso, as contas verificadas no Instagram são automaticamente verificadas no Threads, e as postagens podem ser compartilhadas tanto no Instagram quanto em outras plataformas.
Polêmicas envolvendo o aplicativo Threads
No entanto, a Meta, empresa-mãe do Instagram, enfrenta desafios regulatórios graves ao lançar o Threads globalmente, especialmente devido à incerteza regulatória na União Europeia relacionada ao novo Ato de Mercados Digitais.
Quanto à privacidade e segurança, o Threads oferece ferramentas para controlar quem pode mencionar ou responder às postagens, ocultar palavras ofensivas e bloquear contas indesejadas.
Porém, o aplicativo ainda terá de conquistar a confiança dos usuários em relação à Meta, que tem enfrentado polêmicas sobre o tratamento de dados.
Para competir cara a cara com o Twitter, o Threads precisará atrair figuras influentes e criar um ambiente propício para conversas entre líderes mundiais, celebridades e usuários comuns.
Quais são os recursos do Threads
- Tamanho da publicação: o novo app permite publicações curtas de até 500 caracteres, permitindo a inclusão de links, fotos e vídeos com duração de até cinco minutos.
- Postagens: as postagens incluem conteúdo das contas seguidas pelos usuários, e também de criadores sugeridos pelo algoritmo de recomendação da plataforma.
- Login: ao fazer login, os novos usuários com contas do Instagram são informados de que suas contas devem manter os mesmos nomes de usuário, mas também existe a opção de escolher uma biografia diferente e adicionar um link para seus perfis.
- Encerramento da conta: para parar de usar, basta desativar a conta, pois ainda não é possível realizar a exclusão sem que seu Instagram também seja excluído, a Meta disse que já está trabalhando para melhorar as opções relacionadas à exclusão da conta no novo aplicativo.
- Seguir: também é possível seguir em massa todas as contas que já estão sendo seguidas no Instagram, incluindo pré-seguir aquelas que ainda não aderiram ao Threads.
- Bloqueados: além disso, as contas bloqueadas no Instagram também serão automaticamente bloqueadas no Threads. Assim como na rede do passarinho azul, também é possível ocultar palavras ou frases específicas de seus feeds.
- Interação: os usuários podem controlar quem responde às suas postagens, podendo permitir interações de todos, apenas das contas seguidas ou somente das mencionadas diretamente na postagem.
- Restrições: eles também podem restringir as menções às suas postagens apenas para contas seguidas ou desabilitá-las completamente.
- Diretrizes: as diretrizes da comunidade do Instagram serão aplicadas no Threads, e os usuários podem denunciar violações uns dos outros.
Apesar de claramente ainda precisar de novas funcionalidades e soluções, o Threads já chegou se mostrando uma plataforma promissora, que pode realmente superar o Twitter, mas também pode se tornar um ambiente com características de interação e linguagem próprias.