Dicas

Teste da Vitamina C com Iodo tem utilidade?

16 de fevereiro de 2023
Postado por Adriano Ferreira

Nas redes sociais, um teste viral que diz comprovar a pureza de algum cosmético com Vitamina C, usado para cuidados na pele, tem causado dúvidas. Fato curioso é que o o teste realmente dá certo. Mas será que esse método de testagem é útil para validar a qualidade do produto?

 

Teste da Vitamina C com Iodo

O funcionamento do teste é simples. Basta pingar um pouco de iodo em um copo com água e misturar, o líquido ganha um aspecto alaranjado, então aplique o produto com vitamina C nessa solução. Se o produto for 100% puro, a água vai ficar transparente. Caso contrário, a mistura continuará colorida.

No vídeo, a influenciadora Raisa Lopes destaca que o experimento é somente para comprovar a real exclusividade da presença de Vitamina C, ou seja, não diz que isso é melhor ou pior para avaliar a eficiência do produto.

Em outra publicação, a médica Anna Lu Teixeira esclarece que o teste não mede a eficácia da Vitamina C. Se um cosmético tem uma fórmula não pura de Vitamina C, segundo a especialista, ele pode ter um desempenho melhor nos benefícios da pele, devido a uma maior estabilidade.

 

Como o teste funciona quimicamente

A Vitamina C pura, chamada de ácido ascórbico, é misturada com o Iodo, então o resultado é o Iodeto, solúvel em água, que se torna transparente.

De acordo com Rogério Aparecido Machado, professor de química e meio ambiente na Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o ácido ascórbico, também chamado de Vitamina C, é uma substância que, quando está na forma líquida e natural (sumo de frutas, por exemplo), é muito instável, pois reage facilmente com o oxigênio do ar e sofre oxirredução, isto é, quando o ácido se decompõe facilmente.

Inclusive, estudos recomendam que devemos tomar o sumo da fruta, a laranja, por exemplo, o quanto antes, pois, assim que entra em contato com o ar, a vitamina C se decompõe.

Portanto, a vitamina C usada em cosméticos, segundo Machado, não precisa ser pura. Para controlar tal reação, são adicionadas substâncias que fazem com que ela tenha uma estabilidade maior, portanto, tempo de vida maior.

“O vídeo que mostra a solução com iodo (amarronzada), reagindo ao ácido ascórbico, é simplesmente uma reação de oxirredução, em que o ácido reage com o iodo e o transforma em íon iodeto, dando a impressão visual de transparência por conta da quantidade que foi adicionada”, explica o especialista.

 

Afinal, o teste como iodo é válido?

De forma resumida: não.

Marcelo Kolling (@drmarcelokolling), cirurgião plástico, especialista em tecnologias aplicadas em contorno corporal e face, membro da Internacional Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), esclarece que não é essencial saber se a vitamina C é pura ou não para os cuidados com a pele.

O especializa explica que é importante escolher um produto que contenha uma forma estável e eficaz de vitamina C, pois isso irá garantir os benefícios desejados. Alguns exemplos de formas estáveis incluem ácido ascórbico, fosfato de ascorbila e tetraisopalmitato de ascorbila.

Dr. Marcelo Kolling esclarece sobre polêmica do teste da Vitamina C

 

Por que Vitamina C é importante para a pele?

Kolling explica que a substância é importante para a revitalização e saúde da pele:

“Em resumo, a vitamina C é um ingrediente poderoso para a saúde e a aparência da pele. Ao incluí-la em sua rotina de cuidados com a pele, você pode ajudar a proteger e revitalizá-la, mantendo-a firme, jovem e radiante”, informa.

Por isso, essa vitamina é um nutriente essencial, sendo um poderoso antioxidante que ajuda a proteger contra os danos causados pelos radicais livres, que podem levar ao envelhecimento precoce, linhas finas, rugas e manchas escuras.

 

Produção de colágeno e redução de manchas

Segundo o especialista em tecnologias aplicadas em contorno corporal e face, a vitamina C é importante, também, para a produção de colágeno, uma proteína que dá à pele elasticidade e firmeza.

“À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui, o que pode levar a uma aparência opaca e enrugada da pele. Ao adicionar vitamina C à sua rotina de cuidados com a pele, você pode ajudar a estimular a produção de colágeno e manter a pele firme e jovem”, destaca.

Além disso, o doutor aponta que a vitamina C pode ajudar a clarear a pele, reduzindo a aparência de manchas escuras e hiperpigmentação. Isso ocorre por causa do efeito auxiliador da inibição da produção de melanina, pigmento responsável pela coloração da pele.

 

Como a Vitamina C pode ser inclusa no cuidado da pele?

Segundo Kolling, existem várias maneiras de incluir a vitamina C em sua rotina de cuidados com a pele. Ele detalha alguns dos produtos indicados:

“Um dos métodos mais populares é usar um sérum, hidratante de consistência oleosa, com vitamina C, que pode ser aplicado diretamente na pele após a limpeza. Alguns produtos também contêm outros antioxidantes e ingredientes hidratantes para maximizar os benefícios para a pele”, orienta.

Antes de qualquer aplicação ou procedimento em sua pele, consulte um médico. Diversos tratamentos são eficazes, porém, sem cuidado dermatológico, você pode colocar a saúde da sua pele em risco.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS