• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Tequila: A nova arma anti-obesidade

O açúcar extraído pode resolver inclusive problemas com a diabetes. Por essa ninguém esperava.

Dario C L Barbosa Publicado: 19/03/2014 14:42 | Atualizado: 19/03/2014 14:47

 

Não precisa se empolgar, essa notícia não envolve ficar tão bêbado que acaba por esquecer de comer, dizem os pesquisadores.

tumblr_lqi5yuEo7A1r0uddro1_500

.

.

.

Tequila-GIF11

.

.

.

fatmonica_zps0852d678

.

.

.

tumblr_m3dim8lPu91qazkdco1_500_large

Enfim, segundo um estudo feito pela Medpage Today, açúcares naturais derivados da planta agave, de onde se extrai a tequila, protegeram camundongos contra obesidade e diabetes tipo 2.

agave_plants_840_543_100

Uma outra pesquisa foi feita American Chemical Society (ACS), onde os ratinhos de laboratório foram divididos em grupos. Cada grupo recebeu uma dieta diferente, com água pura, água suplementada com aspartame, glicose, frutose, sacarose e xarope de agave. O resultado mostrou que os que consumiram agave tiveram uma redução na ingestão de alimentos, de peso e uma diminuição nos níveis de glicose no sangue. Semelhante somente aos que só beberam água pura.

Segundo os pesquisadores, esses novos dados atestam que o açúcar extraído da planta pode ser a nova arma, ou o novo adoçante artificial, dos que sofrem com os problemas da obesidade. “São altamente solúveis, com um baixo índice glicêmico e um sabor neutro (…) Isso coloca o agave em uma posição de grande importância para consumo por pessoas obesas e diabéticas.” disse Mercedes G. López, do Centro de Incetagcioan y de Estudios Avanzados, Biotecnologia e Bioquímica, em Guanajuato, Mexico ao ACS.

agave-nectar

(fitforduty)

Mas ainda existe um desafio, pois além da planta não estar amplamente disponível, o açúcar extraído do agave não é muito doce. Assim como a tequila do fim de semana.

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui