Técnica dos 4 estágios: Como afastar toda a negatividade da nossa mente
Acredito que a maioria de nós já se pegou em um momento deprê, e o pior é que esse tipo de pensamento vira a nossa cabeça e custa a sumir, refletindo em toda a nossa estrutura, além de ter o poder de transformar-se num ciclo cabuloso de sofrência.
Mas podemos reverter isso, agora.
Segundo uma publicação divulgada no Huffington Post, basta realizarmos um simples exercício: mapearmos os quatro estágios de comportamento, presentes no ciclo dos pensamentos negativos, para dar um reset no cérebro e sair da fossa.
Como identificar esse ciclo?
Segundo estudo publicado no The National Center for Biotechnology Information, o ciclo da depressão, estudado pelo Ph.D., psicólogo, palestrante e escritor do livro Uncovering Happiness (Descobrindo a Felicidade), Elisha Goldstein, nos projeta numa bateria de maus pensamentos, sentimentos, comportamentos e más sensações.
Assim, ficamos presos numa vibe ruim por não conseguir identificar e visualizar esse cenário nocivo por completo.
Mas para facilitar a técnica de desmembramento do ciclo, Goldstein indica que se liste hábitos dos quais sabemos que são ruins; ele afirma que beber, comer e dormir demais são como bússolas. E por isso, sugere que puxemos na memória as primeiras ideias que nos invadem antes de praticarmos tais atos.
Segundo o psicólogo, “esses momentos aleatórios acontecem automaticamente; nós não caminhamos conscientemente até esse vórtex de negatividade. Nós apenas nos damos conta quando estamos lá.”
E de acordo com uma pesquisa publicada na Science, esses momentos down fazem conexões com experiências similares, que ocorreram em algum ciclo de sofrência passado, o qual é dividido em quatro estágios.
Para isso, precisa-se de papel, caneta, concentração e o intuito de listar tudo aquilo que identificarmos.
O exercício
netdoctor | aum magic | coralspringscounselingcenter | brighteye
- 1. Para começar, monte uma lista com todos os pensamentos negativos que lhe vem em mente.
- 2. Agora, comece a escrever as sensações físicas que aparecem com esses pensamentos já listados.
- 3. Neste momento é necessário prestar atenção para distinguir os sentimentos que surgem diante desses pensamentos e sensações. Liste-os também.
- 4. Por fim, anote todos os comportamentos que se desdobram dessa cascata comportamental.
Após concluir essas etapas (principalmente a etapa 2), fica mais fácil de perceber o motivo pelo qual estamos borocochôs. Após identificarmos isso, fica mais fácil controlar e voltar à nossa normalidade.
Se preciso for, repita o processo mais de uma vez até se livrar da negatividade.
imagem de capa: ela-e-ele
Fonte: Huffington Post