• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

“Técnica do Canudo”: a solução para o cabo da Apple que só quebra

Economize um rim fazendo esse passo a passo e protegendo o cabinho do seu celular.

“Nunca confie inteiramente na bateria de um celular.” Esse é um ensinamento que já está sendo passado de pai pra filho, e há até quem já não saia de casa sem o carregadorzinho a tira colo.

Mas, como carregadores originais não são lá muito baratos, é preciso protegê-los, pois esse “leva pra lá e leva pra cá” acabada estragando o cabinho que liga o aparelho à rede de energia, você que tem iPhone deve saber o que eu to falando.

Pô, Apple!

A página Ideias Incríveis publicou um vídeo ensinando a fazer um protetor de carregador com um canudo e linha de lã.

Dá só uma olhada:

Protetor de cabo

Postado por ideias incriveis

Mas, segundo alguns usuários, o canudinho utilizado nesta dica se trata de um canudo termo-retrátil que é encontrado apenas em lojas de materiais elétricos e que se contrai na presença de calor.

Reprodução

Ainda assim, algumas pessoas contestaram essa informação dizendo que o canudo de beber é inofensivo, pois é feito de plástico, um material isolante para a baixa voltagem da entrada USB, e assim começou uma grande discussão.

Para acabar com essa dúvidas nós consultamos engenheiros eletricistas que deram sua opinião, tanto sobre o “canudo”.

Acabando com a polêmica (ou não…)

Para o Engenheiro Michael Engrácio, formado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, não é recomendável o uso de canudo comum, já que as propriedades químicas dele podem variar com a temperatura.

Além do mais, ele não é feito de um material anti-chamas, assim como o fio de lã. Isso não quer dizer que a voltagem extra baixa do cabo USB, que é menor do que 50 volts, possa gerar um curto-circuito ou um incêndio, mas em caso de fogo, tanto o canudo quanto a lã iriam alastrar ainda mais as chamas, ao invés de abafá-las.

Segundo o engenheiro, uma solução mais prática seria revestir o cabo todo com fita isolante, já que o canudo termo-retrátil tem a mesma função da fita isolante, mas com um acabamento melhor.

Para o Kennedy Bacelar, engenheiro eletricistformado pela UNIFACS, não há problema em enrolar o cabo com fio de lã, apesar de concordar que ele não tem propriedades anti-chamas, o especialista acha que a dica pode ser bastante funcional.

Quanto ao canudo, ele alerta que esses de beber não são condutores, mas não possuem propriedades para executar esse tipo de tarefa. Ou seja, segundo os especialistas, o indicado mesmo é fazer com o canudo termo-retrátil, que você vai pagar menos de R$5 nas lojas de material de construção/iluminação ou na internet.

Vamos colocar a mão na massa… ou melhor, no cabo?


Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 1 Tesoura
  • 2 pedaços de cerca de 5 cm de Canudo Termo-Retrátil
  • Fio de Lã suficiente para cobrir o cabo do carregador
  • 1 Secador de Cabelos

Como fazer

Com a tesoura, faça um corte vertical no canudo e encaixe em volta das pontas do cabo.

Use o secador para esquentar os pedaços de canudo termo-retrátil, eles deverão se contrair e fixar em volta do cabo.

Kennedy alerta para o processo de esquentar o canudo termo-retrátil, deve-se tomar cuidado nessa parte para não esquentar de forma indevida e acabar derretendo o isolamento interno do cabo, o que ocasionaria um curto-circuito.

Passe o fio de lã por baixo da ponta do cabo, cruze e dê um nó, como na imagem abaixo:

Repita essa operação até que a ponta toda esteja todo coberta com o fio de lã.

O engenheiro ainda diz que, qualquer que seja o material usado nas pontas, precisar ser bem resistente para aguentar as torções as quais geralmente esse tipo de cabo é submetido.

Agora você deve cobrir o cabo todo com esses nozinhos do fio de lã. Para ficar mais estiloso, você pode usar cores diferentes.

Prontinho, seu cabo está protegido e reforçado. Vale a pena lembrar que não é aconselhável o uso de carregadores piratas!

Segundo a Apple Store…

…o melhor mesmo é trocar o seu cabo original com defeito por um novinho, isso se o teu aparelho ainda estiver na garantia de um ano oferecido pela fabricante.

Porém, diferente de alguns relatos de usuários americanos, eles não trocam carregadores piratas por originais de graça. Caso seu carregador não seja original Apple ou já tenha mais de um ano de uso, pelo menos aqui no Brasil, você terá que comprar um novo.

Fonte(s): Facebook - Ideias Incríveis
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui