• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Técnica das narinas: Controle a ansiedade pelo nariz

Prática de respiração indiana promete acabar com o estresse, controlar o humor e o sono.

A ansiedade e o estresse andam atrapalhando o seu dia a dia? Já tentou de tudo e não consegue relaxar? Chazinho de camomila não tem mais efeito pra você?

Talvez a solução esteja no simples ato de respirar. Mas pra dar certo, você tem que fazer da maneira correta, não desse jeitinho que você tem feito a vida toda.

respirar_sososlteiros

É o que sugere a Nadi Shodhan Pranayama, uma técnica de respiração do Yoga (conjunto de disciplinas físicas e mentais tradicionais da Índia). Traduzindo para melhor compreender: nadi = canal de energia sutil; shodan = limpeza, purificação; pranayama = técnica de respiração.

Benefícios

O Nadi Shodhan acaba com o estresse e a ansiedade, limpando os canais de energia do corpo e da mente. É o que garantem mestres yogues e um estudo realizado pelo Dr Swami Nirmalananda Saraswati, publicado na Yoga Magazine

A técnica indiana promete trabalhar de forma terapêutica muitos dos problemas circulatórios e respiratórios; harmonizar os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, responsáveis pelos lados lógico e emocional da personalidade de cada ser humano; e ainda equilibrar a temperatura do corpo. Outra coisa boa é que não há contraindicação, ou seja, você pode praticar o Nadi Shodhan sem medo, quando bem entender.

Nadj-Shodhana1

satyaliveyoga

Funciona mesmo?

No Brasil, o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conduz uma pesquisa para avaliar os efeitos de técnicas do Yoga, entre elas, os pranayamas (técnicas de respiração).

Embora ainda não tenha a estatística final, a pesquisadora Camila Vorkapic revela que durante o estudo os pacientes já estavam dormindo melhor e sentiam bem menos os sintomas físicos da ansiedade, como tremores, palpitação e dificuldade de respirar.

Já que os resultados estão sendo positivos, porque não começar a praticar essa técnica hoje?

Vamos lá!

1. Acomode-se

Primeiro de tudo, procure um ambiente calmo e escolha uma posição confortável, sente-se no chão ou em uma cadeira, não importa onde, desde que sua coluna fique reta e seus ombros relaxados. Feche os olhos.

Comece então, colocando no seu joelho esquerdo, sua mão esquerda com a palma aberta e virada para cima, ou em posição Chin Mudra, aquela em que o polegar e o dedo indicador tocam as pontas (como na foto abaixo).

nadi_sodhana_sossolteiros.jpg

laspiedrasdelcamino

2. Posicionando a mão

Com a mão direita você controla o fluxo da respiração. Coloque o dedo indicador e o médio entre as suas sobrancelhas. O dedo anelar vai na narina esquerda e o polegar vai na direita.

 

nadi_sodhana02_sossolteiros

suryanamaskara

3. Alternando as narinas

Feche a narina direita e inspire pela esquerda. Retenha o ar nos pulmões.

respiracao_alternada01_sossolteiros

Agora alterne: feche a narina esquerda e expire, soltando o ar retido nos pulmões pela direita.

respiracao_alternada02_sossolteiros

youtube

Inspire pela mesma narina (direita) e expire pela outra (esquerda). Continue essa sequência por nove vezes, sempre inalando e exalando com as narinas alternadas.

Detalhes importantes: Não esqueça de inspirar pela mesma narina que você expirou. Apenas troque a narina com os pulmões cheios e nunca quando eles estiverem vazios.

Se ainda ficou com alguma dúvida, veja o vídeo postado pelo canal do Youtube Arte de Viver Brasil, onde é possível acompanhar detalhadamente todo o processo.

E lembre-se: A partir de agora, tá nervoso? Vai pescar respirar!

 

Fontes: Catraca Livre | Art of Living | R7 Arte de Viver Brasil

Waldirene Biernath
Paulistana. Geração Y. Filha única. Jornalista. Apaixonada por livros, música, séries, café, chocolate e pão de queijo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui