Técnica da piroca: Como arrumar todos os buracos da sua rua em 48 horas
Seu Noronha, do texto Os 7 Gatinhos, de Nelson Rodrigues, ficava fora de si quando uma das moradoras de sua casa desenhava, anonimamente, cassetinhos voadores na parede de seu banheiro.
Como a vida imita a arte, uma cidade na Inglaterra vem passando pelo mesmo problema do personagem, mas no lugar do banheiro é a rua, e os cassetinhos não são alados, são esburacados!
Eis que um belo dia, Manchester, uma cidade de tamanho considerável, ao noroeste da Inglaterra, acordou com uma detalhe a mais nas ruas de um de seus bairros. Contornando as dezenas de buracos existentes no asfalto, belas e grandes pirocas haviam sido desenhadas pelo chão.
A prefeitura não teve como desviar o olhar de uma pirocona infantiloide grafitada no asfalto. Buracos, que podem causar acidentes, tudo bem, mas cassetinhos jamais!
Eis então que, para apagar o desenho obsceno, os buracos foram tapados em menos de 48 horas. Genial, né?
Quem teve essa ideia do c@ralho?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar do artista “desconhecido” Banksy, certo?
Também da Inglaterra, o artista que se transformou em coletivo, faz incríveis intervenções artísticas nas ruas de Bristol, Londres e outras cidades pelo mundo. Sua arte é composta, geralmente, de uma profunda crítica à sociedade contemporânea.
Inspirado neste artista, o jovem autor das piroquinhas esburacadas, também não quer ter sua identidade revelada e atende por um codinome, que não coincidentemente é Wanksy.
O artista, em entrevista ao site Manchester Evening News, diz que tomou essa decisão como forma de chamar a atenção dos governantes sobre a situação lamentável e perigosa que estão as ruas de seu bairro, já que muitos de seus amigos ciclistas vem sofrendo acidentes causados pelos buracos.
Além de chamar a atenção dos responsáveis, as pirocas tem ajudado ciclistas e motoristas a enxergarem e desviarem dos buracos a tempo, evitando acidentes.
“Eu queria atrair a atenção para o buraco e torná-lo memorável. Nada parecia fazer isso melhor do que um pênis gigante, que parece ter se tornado a minha assinatura. Isso é para ser uma coisa rápida, não quero estar na estrada por um longo tempo. Eu só quero fazer as pessoas sorrirem e chamar a atenção para o problema. E parece estar funcionando, a julgar a partir da página de fãs no Facebook. ” – revela Wanksy.
O “piroquista” cita sua página do Facebook como comparativo do sucesso de suas obras pois a entrevista em questão foi realizada no inicio de 2015, momento onde sua arte começou a ter notoriedade na mídia e nas redes sociais. Hoje, a página conta apenas com 27 mil curtidas.
Apesar de ter declarado que assim que todas os buracos de seu bairro estivessem tapados, partiria para outras regiões da cidade, o jovem não posta novas fotos em seu site ou redes sociais a pelo menos 5 meses.
Talvez, o fato de que nem todos os buraquinhos tenham sido tapados, e os desenhos sacanas foram apagados com o tempo já que usa uma tinta não permanente, possa ter desestimulado o artista.
Vale lembrar que aqui no Brasil, fazer esse tipo de intervenção sem autorização os órgãos competentes é crime, segundo a Lei 12480/2011 da nossa legislação e a pena vai de 3 meses até um ano de prisão, além da multa.
Veja outras pirocas imagens:
– E se fosse no Brasil, será que resolveria?
Telegraph, Manchester Evening News, Bored Panda, Facebook - Wanksy