• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

A melhor técnica para afiar tesouras sem usar um afiador

Em poucos segundos sua tesoura estará novinha.

Dario C L Barbosa Publicado: 09/04/2018 10:53 | Atualizado: 25/08/2020 17:13

Há algum tempo divulgamos uma maneira bem curiosa de afiar as lâminas de uma tesoura, usando papel alumínio.

Porém agora temos uma outra dica com o mesmo objetivo só que mais simples e digamos sustentável, pois evita fazer lixo, onde a única coisa necessária é um copo, um frasco ou uma garrafa de vidro.

Então se liga nas maneiras que você pode afiar sua tesoura, alicatinho de unha ou qualquer outro objeto do tipo:

Posicione a tesoura na boca do copo, como se fosse cortá-lo. Sem usar muita força faça o movimento de abrir e fechar, como se fosse recortar o vidro.

Em poucos instantes, o fio de corte estará tinindo!

Saiba que o método pode arranhar um pouco seu copo, então use um velho ou sem uso.

 

A mesma coisa pode ser feita, mas posicionando a tesoura no gargalo de uma garrafa de vidro.

 

Ou no próprio corpo da garrafa ou corpo do copo.

 

O mesmo vale para qualquer frasco de vidro.

É importante mencionar que também há comentários na rede alegando que esse método, embora pareça surtir efeito, acaba estragando o fio da tesoura.

O site Super Zíper, especializado no mundo do “corte e costura”, deu uma sondada nessa dica e entrou em contato com a Tramontina, que acabou não validando a técnica.

Apesar da empresa não confirmar a eficácia desse método, devemos nos lembrar que esse fabricante também possui afiadores e amoladores entre seus produtos e certamente não daria o braço a torcer à um copo ou uma garrafa velha.

Além disso, na própria publicação, que categorizou a dica como sendo um mito, há comentários de pessoas alegando que já testaram esse jeitinho de afiar tesouras e o resultado foi super positivo. Em outras publicações espalhadas pela rede, a maioria dos comentários também validam a ideia, mas há quem diga que nada deu certo e a tesoura acabou ficando pior que antes.

Para tirar essa dúvida, o SOS testou com uma tesoura completamente cega aqui da redação, após alguns segundos realizando o procedimento a tesoura ficou como nova. Foi surpreendente!

Como existe diferença entre amolar e afiar, pode ser que o problema da sua tesoura não seja resolvido com o vidro. De qualquer forma, se não for uma situação de emergência, opte sempre por levar suas tesouras em um bom profissional.

Fonte(s): Lucy Mizael - Youtube, Cris Albuque - Youtube, Wikihow, Super Zíper
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui