A melhor técnica para afiar tesouras sem usar um afiador
Há algum tempo divulgamos uma maneira bem curiosa de afiar as lâminas de uma tesoura, usando papel alumínio.
Porém agora temos uma outra dica com o mesmo objetivo só que mais simples e digamos sustentável, pois evita fazer lixo, onde a única coisa necessária é um copo, um frasco ou uma garrafa de vidro.
Então se liga nas maneiras que você pode afiar sua tesoura, alicatinho de unha ou qualquer outro objeto do tipo:
Posicione a tesoura na boca do copo, como se fosse cortá-lo. Sem usar muita força faça o movimento de abrir e fechar, como se fosse recortar o vidro.
Em poucos instantes, o fio de corte estará tinindo!
Saiba que o método pode arranhar um pouco seu copo, então use um velho ou sem uso.
A mesma coisa pode ser feita, mas posicionando a tesoura no gargalo de uma garrafa de vidro.
Ou no próprio corpo da garrafa ou corpo do copo.
O mesmo vale para qualquer frasco de vidro.
É importante mencionar que também há comentários na rede alegando que esse método, embora pareça surtir efeito, acaba estragando o fio da tesoura.
O site Super Zíper, especializado no mundo do “corte e costura”, deu uma sondada nessa dica e entrou em contato com a Tramontina, que acabou não validando a técnica.
Apesar da empresa não confirmar a eficácia desse método, devemos nos lembrar que esse fabricante também possui afiadores e amoladores entre seus produtos e certamente não daria o braço a torcer à um copo ou uma garrafa velha.
Além disso, na própria publicação, que categorizou a dica como sendo um mito, há comentários de pessoas alegando que já testaram esse jeitinho de afiar tesouras e o resultado foi super positivo. Em outras publicações espalhadas pela rede, a maioria dos comentários também validam a ideia, mas há quem diga que nada deu certo e a tesoura acabou ficando pior que antes.
Para tirar essa dúvida, o SOS testou com uma tesoura completamente cega aqui da redação, após alguns segundos realizando o procedimento a tesoura ficou como nova. Foi surpreendente!
Como existe diferença entre amolar e afiar, pode ser que o problema da sua tesoura não seja resolvido com o vidro. De qualquer forma, se não for uma situação de emergência, opte sempre por levar suas tesouras em um bom profissional.
Lucy Mizael - Youtube, Cris Albuque - Youtube, Wikihow, Super Zíper