• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Talvez estejamos todos virando robôs (e achando ótimo)

Conheça 8 fórmulas poderosas para sair dessa, antes que seja tarde.

Sempre que eu vou me cadastrar em algum site ou fazer alguma operação na internet o computador pede para eu provar que não sou um robô.

hero-recaptcha-demo

Então um computador, que é um robô, está pedindo pra mim, um humano, provar pra ele que eu não sou um robô. Sei. Mas eu já cheguei a desconfiar se…eu não era mesmo. Talvez estejamos todos virando robôs.

Esse vídeo do canal Staff Picks sacou tudo. Vale assistir:

Nosso sistema ganha muito em nos transformar em robôs programados para obedecer: acordar, trabalhar, ver TV, dormir, trabalhar, comprar, trabalhar, ver TV, dormir, acordar, trabalhar, ver TV, comprar, dormir, trabalhar, trabalhar, comprar, dormir… você sacou né?

Não se tornar um robô hoje em dia é um ato revolucionário. Mas se você está desconectado de si mesmo, da natureza e dos outros, e vivendo como uma roda dentada, tenho uma notícia: você é um robô e não sabia.

charles_chaplin-wallpaper-1440x900

Então, para te salvar dessa situação, eu resolvi listar 8 formas de não se tornar um robô, ou deixar logo de ser.

***

1. Meditação

Acredite em mim, isso não é coisa de hippie. Sou prova viva de que a meditação é poderosa. Mas não adianta tentar sozinho. A primeira vez que fiz isso sem guia foi tipo: “preciso ficar parada. não posso pensar. Foca na vela. Será que pensar em não pensar é pensar? Meu pé tá coçando. Calma. Foca na vela. para de pensar. Mas aquele dia…” me desanimei total.

Então comece direito: existem muitos cursos de meditação, como Arte de Viver, Vipassana, e até cursos online gratuitos, como esse aqui.

meditacao_sosolteiros

cmu

2. Banho de Cachoeira

Entrar em uma cachoeira gelada é nos lembrarmos instantaneamente que estamos vivos e se lembrar que para ter uma recompensa (o banho delícia) precisamos passar por algumas pedras: por isso tente escolher uma cachoeira que fique depois de uma trilha.

Handsome young man refreshing in waterfall in bali

webventure

3. Clube de Leitura

Não to falando de textão de facebook. Ler um grande livro, algum clássico da literatura brasileira ou mundial, antigo ou moderno, nos recorda que somos humanos, demasiado humanos. Grandes livros falam de sentimentos universais e os autores e poetas sempre nadaram contra a corrente da robotização.

Para ajudar a animar entre em um clube de leitura, assim você divide suas experiências e tem um motivo pra não parar o livro no meio. Se você não conhece nenhum, a Cia das Letras reuniu alguns aqui.

clubelivro_sososlteiros

barnesandnoble

4. Yoga

Yoga não é um exercício físico. É uma preparação para a meditação. Uma forma de se conectar com seu corpo e com sua respiração, de dar um tempo do mundo para olhar pra dentro e se entender melhor.

Ache um professor(a) incrível e escolha um estilo que te agrade: eu recomendo hatha yoga para os que querem algo mais calmo e ashtanga vinyasa yoga para os mais agitados.

yoga_sosoteiros

catracalivre

5. Gentileza 

Todos os animais cuidam dos seus. Isso não é só fofo, isso garante que eles não vão se extinguir. Lembrar que somos humanos significa lembrar que somos animais, animais sociais. Existe muito espaço para pequenas gentilezas nas grandes cidades ainda.

Como ajudar a carregar sacolas de idosos, sorrir para um desconhecido, dar passagem pra outro carro, moto, bike ou pedestre…. a lista é infinita. E gentilezas fazem bem a quem faz e a quem recebe.

gentileza_sosolteiros

storypick

6. Conviver com Animais

Por falar em lembrar que somos animais… quando convivemos perto de bichos percebemos que realmente não somos tão diferentes assim.

Não precisa ter um em casa. Você pode por fruta no seu quintal para atrair passarinhos e ficar observando-os, pode fazer trabalho voluntário em ONGs de adoção ou projetos de resgate de animais silvestres, pode cuidar do gato da sua amiga quando ela viajar… O importante é passar um tempo sozinho com algum animalzinho.

dog10.sossoteiros

lovethatpet

7. Plantar

Precisamos entrar em contato com aquilo que nos fez humanos, e a coisa mais primitiva é mexer na terra e fazer crescer vida dela. Seja uma pequena hortinha no jardim, uma árvore frutífera no quintal, ou um vasinho de manjericão na cozinha.

Ter que estar ali, mexendo na terra, regando, adubando e, no fim, colhendo a produção que o solo nos deu é terapêutico e delicioso.

plantar_sosolteiros

plantabillion

8. Desobedecer

Pode parecer estranho para os desobedientes e rebeldes, mas tem muita gente que simplesmente não consegue quebrar nenhuma regra ou nunca dizer um não. É com vocês que eu estou falando, pois eu fui assim tbm… Seguir regras e leis é muito importante em uma sociedade, mas obedecer tudo cegamente é coisa de robô.

Não estou falando pra ninguém pegar um carro e acelerar a 100 quilômetros por hora, pois isso não é desobedecer, é ser um babaca e colocar vidas em risco. Estou falando de não ir naquele casamento da sua prima de segundo grau se você quiser ficar em casa. Em faltar ao trabalho numa quarta-feira para passar o dia no parque com o sobrinho ou até mesmo a desobediência civil, que já derrubou muros e governos.

muro_sososteiros

dogonews

– O importante é “SER” humano.

Roberta Nader
Ativista pra mudar o mundo. Roteirista, cronista, editora, observadora de bichos e plantas, mergulhadora, leitora compulsiva. Viajante dos mundos: o nosso e o meu. mais em: robertanader.com

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui