• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Talco de Bebê: 18 Usos inusitados e SUPER úteis!

Utilidades que vão da areia do gato até seu kit de maquiagem.

Proteger as mudas de plantas contra pragas, tirar manchas de gorduras, acabar com o incômodo barulho de piso de madeira rangendo, reduzir a oleosidade dos cabelos e muito mais.

Você seria capaz de afirmar que o talco de bebê faz estas coisas? Um produto simples e que quase todo mundo tem em casa, o talco em pó possui muito mais utilidades do que absorver a umidade em excesso da pele do bebê, deixando-a sedosa, suave e cheirosa, além de evitar assaduras.

Para saciar a sua curiosidade, criamos uma lista com 19 usos surpreendentes para o talco de bebê. Veja!

 

1. Tirar areia do corpo e de objetos

Na próxima vez que for à praia, não se esqueça de levar o talco em sua sacola. É que ele facilita a remoção de areia das mãos, pés e outras partes do corpo, assim como de qualquer objeto. Polvilhe o produto na área suja e elimine os grãos facilmente, usando uma escova. Quem odeia ver o carro cheio de areia certamente vai amar esta dica.

 

2. Espantar as formigas

Uma pequena barreira de talco sobre a mesa pode ser suficiente para deixar a sobremesa livre das formigas. Pode fazer sujeira, mas funciona. Isso porque elas não gostam da essência do produto e têm dificuldade para andar sobre ele, por conta da densidade.

 

3. Dar brilho ao couro

As peças de couro podem ficar desbotadas com o passar do tempo, perdendo aquele brilho característico que as faz tão bonitas. Se a sua jaqueta de couro está guardada há muito tempo, aplique talco nela e esfregue com um pano que não solta pelos, antes de usá-la. Ela vai recuperar a aparência brilhante.

 

4. Diminuir o odor da caixa de areia dos gatos

Espalhar talco na caixa de areia dos gatos é uma boa solução para diminuir o mau cheiro exalado do local de higiene dos felinos e evitar que ele se espalhe pelo ambiente, ao melhorar a capacidade de absorção da urina. Ótima dica para quem trabalha fora o dia inteiro e não quer se assustar com o cheiro ruim ao chegar em casa.

 

5. Acabar com o rangido dos pisos de madeira

Piso rangendo é chato e incômodo até mesmo para os vizinhos, para quem mora em apartamento. Trocar todo o piso e gastar rios de dinheiro com a reforma é a única escolha? Nada disso.

Basta aplicar o pó entre as fendas da tábua ou jogá-lo no assoalho e varrer em direção aos vãos. Pode não ser uma solução definitiva para acabar com o barulho, mas você ficará livre dos estalos irritantes durante um bom tempo.

 

6. Desenrolar correntinhas e colares

Desfazer os nós daquela correntinha guardada há muito tempo pode ser bem complicado, ainda mais quando estamos com pressa.

A tarefa fica mais fácil se jogarmos um pouco de talco sobre os nós. Em seguida, esfregue a parte embaraçada e perceba como o pó afrouxa os nós. O truque também vale para colares, pulseiras e cadarços embolados – inclusive já publicamos um vídeo sobre isso.

 

7. Absorver manchas de gordura

Tirar mancha de gordura com talco é outra utilidade incrível desse produto tão comum em qualquer residência. Comece removendo o excesso de óleo com um guardanapo e a seguir despeje o pó em ambos os lados do tecido manchado. Agora, deixe o produto agir por algumas horas, absorvendo a gordura, e logo após lave a roupa normalmente.

 

8. Eliminar manchas de sangue

Aquela sua calça novinha manchou de sangue? Não precisa se desesperar, isto é, se você tem um pouco de talco em casa, é claro. Prepare uma pasta com água e talco e aplique sobre a mancha, usando um pano, mas sem esfregar.

Com a água diluindo a mancha e o pó absorvendo o ferro, o manchado desaparecerá rapidamente. Aguarde 30 minutos e use aspirador de pó para retirar a mistura.

 

9. Remover mofo dos armários

Sentiu um desagradável odor de mofo ao abrir a porta do armário ou a gaveta da cômoda? Polvilhe o produto em um pratinho e coloque-o na área mofada.

O alto poder de remoção de umidade do talco vai entrar em ação e acabar com o mau cheiro em pouco tempo. Esta artimanha também permite eliminar outros cheiros fortes, como perfume e fumaça de cigarro.

 

10. Refrescar tênis e sapatos

Um clássico! Tirar o tênis perto de outras pessoas é algo que muita gente evita fazer, principalmente quem tem chulé. No verão, então, a situação costuma ficar ainda pior. Evite passar por isso colocando talco nos calçados. Deixe agir durante a noite e retire o excesso no dia seguinte. Ao usar o sapato, note como os maus odores dos pés suados diminuem.

 

11. Dar mais volume aos fios

Mudar o visual e dar mais volume aos fios são coisas que você pode fazer com um pouquinho de talco. Aplique-o na raiz do cabelo e penteie da maneira desejada. Os fios ficarão mais volumosos e com um cheiro bem agradável – também já fizemos um artigo sobre isso.

Mas tenha cuidado para não exagerar na quantidade, principalmente se os seus cabelos são escuros. É que o talco pode deixá-los com uma aparência esbranquiçada.

 

12. Diminuir a oleosidade dos cabelos

Precisando mudar a aparência dos cabelos oleosos com urgência? Vá ao banheiro mais próximo, salpique talco nos fios e massageie o couro cabeludo. O produto vai absorver a oleosidade e deixará o cabelo como se tivesse acabado de ser lavado, funcionando como um shampoo seco. Finalize usando um pente para retirar o excesso e penteando como de costume.

 

13. Aliviar a coceira

As picadas de insetos normalmente causam uma coceira irritante e persistente, e para se livrar dela há boas opções de remédios caseiros. Uma das alternativas é passar talco no local afetado, medida que trará alívio rapidamente.

 

14. Auxiliar na maquiagem

A partir de agora, o seu estojo de maquiagem vai ganhar mais um item. Ele mesmo, o clássico talco infantil. O produto é ótimo para dar volume aos cílios, basta aplicá-lo na região antes de passar o rímel. Isso aumenta a adesão do produto, fazendo com que os cílios fiquem mais longos e volumosos.

 

15. Facilitar a depilação com cera

Passar talco na pele antes de se depilar otimiza o procedimento, fazendo a depilação durar muito mais tempo. O pó retira a umidade da pele, possibilitando à cera grudar melhor no pelo, extraindo-o desde a raiz. Faça o teste e comprove!

 

16. Otimizar o uso do desodorante

Fazer o desodorante durar mais é outra função atípica do talco. Caso o seu antitranspirante não esteja mais agindo como o prometido, aplique um pouco do produto de bebê nas axilas após usar o spray. Ele adicionará uma camada extra de proteção à pele, absorvendo o suor e evitando o mau cheiro, garantindo uma maior duração à essência.

 

17. Proteger as plantas

Insetos, roedores e outros tipos de pragas podem acabar com o seu jardim em pouco tempo. Mas existe uma maneira bem simples de evitar que isso aconteça, e, é lógico, envolve o uso do nosso “pó mágico”.

Coloque as mudas de plantas em um saco plástico com talco e agite por alguns segundos. Ao absorver o pó, os vegetais garantem proteção contra pragas, podendo crescer de maneira saudável e bonita.

 

18. Recuperar livros mofados

Finalizamos a lista de coisas surpreendentes que o talco de bebê faz com essa dica incrível para os amantes da literatura. Sabe aqueles livros antigos cheios de mofo e bolor? Você pode recuperá-los.

Primeiro, abra o livro e deixe-o secar por algumas horas. Depois, espalhe o talco entre as páginas, com maior atenção para as áreas afetadas, e mantenha a obra intacta durante algum tempo. Retire o excesso para terminar a restauração.

 

– Conhece mais algum uso inusitado e extremamente útil do Talco? Comente!

Fonte(s): VIX, Lar Doce Lar, Dicas de Mulher, Incrível, Tudo por E-mail
Andre Dias
Queria ser jornalista, jogador de futebol ou guitarrista. Escolheu a primeira opção e ficou satisfeito.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui