• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Lava-louça: o melhor amigo dos solteiros! (+ Dicas importantes de uso)

8 itens proibidos (e algumas lendas que você precisa saber).

 

Sua mãe pode odiar e dizer que elas estragam as louças e lavam mal, mas uma coisa é real: as máquinas de lavar louças facilitam as nossas vidas. Além de pouparem tempo, por incrível que pareça elas economizam muita água – uma lavagem à mão gasta cerca de 117 litros em 15 minutos, enquanto uma máquina gasta apenas 20 litros em um ciclo de lavagem completo.

wow

E sim, elas são bastante eficientes, afinal, utilizam água quente, garantindo que toda a sujeira e gordura saiam com facilidade, o que também elimina os germes e bactérias (diferente daquela esponja que você usa até mudar de cor e que, bem, é um projeto social e habitação para micro organismos – mas se liga nessa dica para lavar a esponja).

Só que, ao contrário da pia, que você pode lavar os seus pés, por exemplo, na máquina de lavar louças você não pode colocar qualquer coisa. É, nada é perfeito, e alguns itens exigem cuidados especiais. Veja quais são:

 

Facas

Apesar delas serem usadas para ostentar toda a raiva e a revolta dos machões por aí, as facas são frágeis nas máquinas de lavar louças. A agitação do ciclo da máquina de lavar louça pode deixar a lâmina cega. Sem contar que a sua louça pode sair toda riscada ao se chocar com elas. Se mesmo assim quiser lavá-las na maquina, coloque-as em um compartimento separado e para sua segurança deixe-as viradas com o cabo para cima.

facas maquina de lavar

thecluckinghousewives | allsetblog

 

Panela de Ferro Fundido

Aqueles que não abrem mão de uma boa frigideira de ferro fundido – um item que toda vó tem em sua cozinha – sabem o trabalhão que dá pra deixá-la bem temperada e pronta para fazer os melhores rangos. Pois todo esse trabalho pode ir por água abaixo com o uso da máquina – a agitação dos ciclos e a água quente podem tirar toda a aderência que sua panela tinha. E ainda podem enferrujar! Veja como lavá-las aqui.

panelas_lava_loucas_sos_solteiros

 

Espátulas e colheres de madeira

Antes de colocar qualquer coisa feita de madeira na máquina, tente verificar as instruções do fabricante. Artigos em madeira podem facilmente deformar ou quebrar com as altas temperaturas da máquina de lavar louça.

-_Wooden_spoons_-

wikipedia

 

Cristal ou vidro pintado à mão

Só sendo muito louco para colocar aquelas lindas taças de cristal dentro de uma máquina de lavar louça. Assim como aqueles copos de vidro com desenhos pintados à mão. Tais louças são sensíveis ao calor e correm o risco de rachar durante a lavagem. E esse não é o único problema: os detergentes ainda podem deixá-los sem brilho. Se mesmo assim, quiser se aventurar com a máquina de lavar, coloque no ciclo de baixa temperatura e boa sorte.

home-engraved-crystal-1-

shirecrystal

 

Panelas de Teflon

Um estudo polêmico aponta que as preciosas panelas de teflon podem se tornar cancerígenas quando levadas a altas temperaturas, e tem quem afirme perder a antiaderência com as lavagens na máquina. Melhor então prevenir e garantir uma boa limpeza à mão, mas sem usar o lado áspero das esponjas, tá? E se possível evitar o uso delas. Se possível, é claro.

anri

sb

 

Plásticos descartáveis

Se você tem aquela mania de guardar potinhos de sorvete e margarina para usar como Tupperware, saiba que terá que abrir mão da máquina de lavar. Estes plásticos mais ‘frágeis’ podem deformar após o contato com a água quente – assim como a madeira. Até os plásticos mais resistentes precisam de certos cuidados, e mesmo que eles suportem o calor, procure colocá-los sempre na prateleira de cima da máquina.

K0Mt6

forum.bodybuilding

 

Latas e Garrafas

Se você é consciente e separa o lixo para reciclar, certamente você o lava antes. Nesse caso, procure lavar aquelas latinhas e garrafas à mão, pois as etiquetas podem soltar e entupir a lava louças, correndo o risco de comprometer o seu bom funcionamento. E você não quer perder essa amigona, né?

Lavar-lixo-reciclável-é-desnecessário

ssbeneficios

 

Alumínio Descartável

Essas embalagens de marmitex são descartáveis, cara, para com isso.

img_333

arteembalagens

 

Enfim, mesmo com estes pesares você ainda quer comprar uma?

— “Talvez seja hora de experimentar algo novo”

Então tire umas dúvidas aqui:

Lavar na mão é mais seguro?

Quando se lava à mão você usa uma esponja por um tempo, e ela acumula alguns germes e tal, isso é nojento. Além do mais, você pode quebrar as louças e se cortar profundamente, perdendo muito sangue e correndo o risco de cair duro no chão sem chances de socorro. Bem, com uma lava-louças você ainda estaria vivo.

Não tenho onde colocar!

Este também não é um motivo para não comprar uma máquina de lavar. Alguns modelos são do tamanho de um forno de microondas, ou seja, você não precisa de um móvel específico para instalar ela, basta colocar em cima da pia, por exemplo e ligar em uma torneira.

Gastam muita água?

Mentira! No passado até poderia ser assim, mas uma lava-louças moderna economiza até seis vezes mais água do que a lavagem na mão.

Elas são caras?

Dependendo do modelo você vai pagar caro sim, mas algumas máquinas saem por cerca de R$ 800, e isso não é caro se você for levar em conta  a economia de tempo e água que você vai ter.

Gastam muita energia elétrica?

Isso é bem verdade, mas você pode deixar que elas sequem sozinhas, como no escorredor da sua pia. Você também deve usar sempre a máquina bem cheia, para que ela lave tudo de uma vez, o que economiza água e energia elétrica. O mundo agradece.

O detergente é caro?

É claro, se você for comparar com um detergente comum, o das máquinas de lavar são mais caros mesmo. Mas, assim como as de lavar roupa, as lava-louças tem um dosador, onde você usa a medida certa e bem, não há disperdício.

Enxágue antes?

Não, não e não. A sua máquina faz tudo, mas é recomendado que você jogue os restos de comida fora.

 

 

Rodrigo Guarizo
Jornalista em formação, já passou pelo Portal ObaOba e já brincou de social media, além de produzir festas por São Paulo e rodar o país tocando em baladas. Dono do incrível poder da memória inútil, conta histórias ricas em detalhes que ninguém se importa. Mas são legais.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui