De repente aquele barulho na cozinha… “Ah, tudo bem” você diz, só que lembre-se… você mora sozinho!

Hoje em dia temos que nos cercar de todos os cuidados possíveis e imagináveis para garantir a nossa segurança pessoal contra assaltos, roubos e sequestros. Cada dia é uma tática nova que os criminosos inventam, dando de dez a zero na polícia, imaginem em nós. Na verdade somos reféns dessas pessoas, mas como todo bom solteiro, vamos nos armar com algumas sugestões de segurança para casa.
Não se preocupar com a segurança é igual camisinha, só que furada.
Abrir a porta

Antes de abrir a porta de sua casa, verifique se não há por perto, carros suspeitos estacionados, pessoas estranhas ou o ET de Varginha. Entre e mantenha sempre portas e janelas fechadas, caso sua casa não seja bem protegida com muros ou grades. Invista em fechaduras mais seguras, como a tetra (4 lados).
Atender a porta

Caso não tenha porteiro eletrônico ou vídeo-porteiro, nunca abra a porta sem saber quem é ou o que quer. Se não for conhecido, faça o surdo(a), não atenda. Caso tenha chamado, pode ser alguém de empresas de prestação de serviços, telefonia, TV a cabo, companhia de gás, carteiro e afins, então peça a identificação da pessoa, através da porta com aquela corrente de segurança, que mantém a porta semi aberta e protegida, ou veja pelo olho mágico, janela… enfim. No caso da corrente de segurança, lembre-se, deve estar muito bem colocada, com parafusos bem fortes, senão o lobo mau…
…

Arme-se

Claro que não vamos manter um revólver em casa, mas pode ter à mão um spray de pimenta ou um taco de beisebol, por exemplo.
Os moradores de condomínios devem ter os mesmos cuidados, principalmente ao entrar na garagem ou no portão, como dito antes, olhe sempre para todos os lados para que não tenha nada estranho para aplicar um golpe. Aí, é o caso de ocorrer um arrastão, quando conseguem adentrar um prédio…

Nesse caso, tchau!!
Mulheres sozinhas

#chateada
O ideal é que ninguém saiba que a moradora viva só. No caso de alguém tocar a campainha, sempre dê uma desculpa, tipo, que teu marido está dormindo e dispense o pedinte, a não ser que seja o vizinho gato.
Tem gente, só que não
Deixe sempre um rádio ou TV ligado, também uma luz que acenda e desligue automaticamente num determinado horário.
Não ostente

Expectativa

Realidade
Evite deixar dinheiro ou cheques em casa, não ostente andando por aí com jóias ou carros de luxo. Riqueza, no melhor estilo Carolina Ferraz, é tipo imã pra bandidagem.
Viagem

Vai viajar? #Eikedelicia… Mas todo cuidado é pouco, tanto na casa ou no apartamento, é bom que peça a um vizinho ou parente, que dê uma olhada na casa todos os dias e pegar jornais, folhetos e correspondências, assim não parecerá que a casa está de férias também. Bom, inclusive, é ter um alarme com sensor, que dispara quando algo passa por ele, além de avisar pelo celular. Tem algumas empresas que dão cobertura nos casos de disparar o alarme e que vão até o local verificar o que houve.
Cachorro

Caso você more em casa, um cachorro é um bom alarme, não resolve, mas ajuda bastante, principalmente se for desses grandões que botam medo. Enquanto o seu amigo canino assusta, você aciona o 190, certo? Aposte na placa “Cuidado Cão Bravo“.
Sua rotina
Procure sempre mudar sua rotina, alterando os trajetos e os horários (e de quebra te ajuda a desafiar seu cérebro, tipo fazer cruzadinha/sudoku). Bacana fazer um roteiro por onde haja delegacias. No caso de perseguição, evite ir para casa, vá para lugares com ruas movimentadas. Outra sugestão recorrente na web é sempre deixar as chaves de casa separadas da do carro, Afff…que trampo heim?
Infelizmente hoje nosso mundo é assim, e como diz um amigo: é rezar para você não ser o eleito. A cada dia haverá novas táticas desses criminosos para assustar a população e deixar a polícia mais doida que o Batman

Prestenção, segurança máxima!!
Fontes: lumaseguros | modernsurvivalblog | proerdbrasil