Dicas

Como transformar suco em raspadinha (quase) instantaneamente

15 de março de 2023
Postado por Bruno Oliveira

O criador de conteúdo e empresário francês Charles, publicou um vídeo em seu Instagram que parece pura feitiçaria! No vídeo, o autor ensina como fazer uma raspadinha instantânea usando apenas gelo e sal.

Vivendo no país tropical que é esse Brasilzão, a gente não poderia deixar de testar: Será Que Funciona?

 

Teste: como fazer raspadinha instantânea

Se liga na lista de tudo que você vai precisar:

Ingredientes:

  • Suco de sua preferência (pode ser qualquer bebida)
  • Gelo
  • Sal
  • Saquinho tipo Zip

*Usamos um saquinho com zíper porque foi assim que o autor do vídeo fez e por ser mais prático. Contudo, se você não tiver esse tipo de saquinho em casa, pode fazer com outro tipo, apenas tome cuidado para não furar e fazer melequeira.

 

Passo a Passo

O primeiro passo foi colocar o nosso suquinho em um saquinho pequeno e fechar muito bem, para não vazar.

 

Logo depois, colocamos o nosso saquinho de suco dentro de um saco maior e o enchemos com bastante gelo. Por cima, adicionamos uma quantidade generosa de sal.

Agora basta fechar o saco maior com bastante cuidado.

 

Para finalizar, com um saco dentro do outro chacoalhamos bem por 3 minutos e, de acordo com o autor do vídeo, a raspadinha estaria pronta!

 

Resultado: a raspadinha instantânea funciona?

Resposta rápida: funciona perfeitamente bem!!

Embora o autor do vídeo não tenha especificado a quantidade de cada ingrediente, só “pelo olho” nós conseguimos reproduzir o efeito com facilidade; então se a gente fez, você consegue também!

A receita também ficou muito gostosa, apesar disso depender mais do tipo de suco (ou bebida) que for usar. Além disso, o suco realmente congela e mesmo que parcialmente, vira a nossa raspadinha ou frozen e slushy, slurpee ou smoothie, como é chamado fora do Brasil.

Também vale dizer que, durante o experimento, é necessário que você retire o máximo de ar que puder do saquinho, dessa maneira vai facilitar na hora de chacoalhar os ingredientes dentro do saco, enquanto mantém o contato entre eles.

 

Por que essa dica funciona?

Por mais que o efeito pareça pura bruxaria, na verdade, a ciência já revelou o que acontece nesse cenário, é um fenômeno conhecido como Crioscopia.

De acordo com artigo publicado no site do Colégio da Congregação de São João Batista, o efeito ocorre pois o sal diminui o tempo necessário para o gelo derreter e isso faz com que a água decorrente desse degelo conduza a temperatura fria para o suco:

“A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente.”

Quando o sal se mistura com o gelo, ele derrete o gelo, pois reduz o ponto de congelamento, isso é conhecido como depressão do ponto de congelamento. Quanto mais sal você adicionar, menor o ponto de congelamento. Para que o gelo derreta, o calor deve ser absorvido do ambiente (neste caso, a raspadinha), fazendo com que o suco congele.

O site Manual da Química também explica como esse fenômeno ocorre na natureza:

“A água do mar não se congela em locais próximos aos polos, apesar de nessas regiões se atingirem temperaturas abaixo de 0ºC. Isso acontece porque há uma grande quantidade de sais dissolvidos na água. Os icebergs e as camadas de gelo que se formam são feitos de água sem esses sais.”

O artigo complementa dizendo que essa técnica também é usada em alguns países frios para descongelar as pistas e calçadas mais rapidamente:

“Em países frios, quando o inverno é bastante rigoroso e cai muita neve, é comum jogar sal nas estradas para ela derreter.”

 

O que a galera achou desse teste

Os seguidores do Almanaque SOS ficaram encantados com o truque e nos contaram mais sobre ele nas nossas redes sociais:

“A Química explica isso é uma propriedade coligativa. O sal diminui o ponto de congelamento. É aquele mesmo critério de colocar sal no gelo para gelar mais rápido na caixa térmica ou isopor. Isso é maravilhoso e economiza tempo” ❤️”, conta Ana Paula em nosso Instagram.

“O nome é crioscopia, em que a adição de um soluto não volátil diminui o ponto de congelamento, ou seja, há a diminuição da temperatura do suco. “, conta Pedro de Oliveira em nosso TikTok.

“Eu fazia isso nos anos 90 com a sorveteria da Eliana kkkk”, lembra Camila Carvalho em nossa página no Facebook.

“Dica pra quando “congelar o cérebro” na hora que se come muito rápido sorvete é pressionar a língua no céu da boca.”, sugere Wesley Souza em nosso canal no Youtube.

Se você gosta de bebidas congelantes e quer aprender a fazer uma versão alcoólica, confira nosso artigo que te ensina como fazer caipirinha frozen.

 

O que aprendemos com esse teste

  • É possível congelar suco em poucos minutos.
  • O sal é o principal responsável para fazer a técnica funcionar.
  • Apesar do gelo derreter mais rápido, a temperatura permanece baixa.

Science Sparks

MATÉRIAS RELACIONADAS