• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

“Suco em Pó é super recomendado na Máquina de Lavar”, especialistas comentam

Se você já leu isso na internet, fique atento!

Rui Davi Publicado: 25/04/2016 12:06 | Atualizado: 25/04/2016 15:20

Esse nosso mundo de “eu sei me virar sozinho” é mesmo cheio de surpresas. Parece que foi ontem que aprendemos a lavar a roupa na máquina sem manchar nenhuma peça branca, e agora vem a vida e nos passa mais uma rasteira.

Você já parou pra pensar que sua máquina de lavar roupas, também precisa ser lavada?

Como nem todos sabem higienizar corretamente a máquina, o caminho natural é pesquisar uma diquinha marota na internet – Alô, SOS! Mas o problema é que esses tutoriais nem sempre são confiáveis e talvez possam até piorar a situação.

Uma que rodou essa web sem portêra, foi a receita que ensina limpar a máquina de lavar, usando suco em pó de limão, no lugar onde põe o sabão, mais dois litros de água e deixando bater por um ciclo.

A justificativa seria que o ácido cítrico da mistura deixaria a máquina limpa.

Será que realmente funciona?

Para Wyllian Franz, bacharel e mestrando em química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por se tratar de uma mistura em pó, a princípio, a fricção poderia ajudar na limpeza da máquina, mas neste caso a limpeza não decorreria de reação química, mas de um atrito físico.

O ácido poderia auxiliar na limpeza, mas a concentração do mesmo no suco em pó é tão pequena que, na prática, não surte efeito nenhum. E mesmo que fosse em uma concentração maior, o ácido cítrico é um ácido orgânico fraco, isto é, dissocia-se fracamente em água.

“Se a ideia é remover substâncias orgânicas como pele morta, alimentos e outras coisas, ao colocar suco em pó estamos colocando muito mais matéria orgânica. Neste sentido, se não for devidamente removido, sujará ainda mais, sem contar que suco em pó contém corantes. Para quem desejar lavar a máquina, colocar suco em pó tem um efeito contrário.”, alerta Dr. Franz.

maquina_sossolteiros

Segundo Maria Luiza Passanezi, farmacêutica-bioquímica e doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, o ácido do suco em pó, assim como o de vinagre, serviria para desincrustar resíduos de sabão em pó e amaciante acumulados.

Entretanto, além dos reguladores do pH responsáveis pela acidez, a composição dos sucos em pó apresenta compostos químicos, como: corantes, antiumectantes, espessantes e adoçantes. Também outros aditivos, como ácido ascórbico, retinol e tocoferol.

Essas substâncias podem prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico, pois podem se acumular ou mesmo levar à corrosão de partes no interior da máquina.

“Quanto ao fato de ser suco “de limão”, na verdade poderia ser de outra fruta qualquer, porque a quantidade de suco de fruta nestes preparados é de cerca de 1%. Entretanto, não me parece uma prática adequada, o ideal é seguir o recomendado pelo fabricante do produto. Ainda que demande um pouco mais de trabalho, se der algum problema decorrente do processo de limpeza recomendado, o consumidor pode usar isso como argumento de defesa.” – aconselha a bioquímica.

Mas então, qual a maneira correta?

Segundo o site da Brastemp, a receita correta, que deve ser feita de 2 em 2 meses, é a seguinte:

  • Sem nenhuma peça de roupa na lavadora, coloque 500 ml de água sanitária diretamente no cesto;
  • Programe para o ciclo de lavagem rápido, com o nível de água alto e enxágue extra;
  • Basta aguardar até o final do programa, não retire antes para garantir que todo o alvejante seja removido da lavadora.

 

Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui