• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Truque do suco de laranja para a maçã não escurecer

Uma maneira gostosa e super fácil de manter a fruta fresquinha.

Bruno Oliveira Publicado: 18/11/2022 09:56 | Atualizado: 18/11/2022 12:19

A criadora de conteúdo Thays, publicou um vídeo em seu Instagram (@superpapinhass) ensinando um truque infalível sobre como evitar que a maçã cortada escureça.

De acordo com a autora, basta adicionar suco de laranja e deixar as fatias de maçã de molho por exatos 20 minutos; dessa forma, a maçã não vai oxidar e o suco ainda poderá ser consumido tranquilamente. É claro que decidimos testar: Será Que Funciona?

 

Teste: como evitar que a maçã cortada escureça

A princípio, cortamos a maçã em pedaços iguais e separamos os potinhos para nossa experiência. Você também pode usar os potinhos que quiser, inclusive, essa dica é excelente para ser feita com a lancheira das crianças.

 

Além disso, vale dizer que nós fomos além e decidimos testar alguns métodos um pouco diferentes do vídeo:

  • Apenas suco de laranja: reproduzimos o teste fielmente;
  • Apenas a maçã: não usamos nada, além da fruta;
  • Água + 1 colher de suco de laranja: usamos água acrescida de uma colher (sopa) de suco de laranja, pois, segundo nutricionistas, isso já é suficiente para evitar que a fruta fique escureça. Nessa técnica, apenas 5 minutos imerso na mistura já seria o suficiente.

 

Dito isso, colocamos a maçã cortadinha nos recipientes e deixamos agir por 5 minutos.

 

Passado esse tempo, retiramos a líquido da diluição de suco com água. Agora basta esperar mais 15 minutos, para completar os 20 minutos exigidos pela técnica da autora do vídeo.

Então, após todo esse tempo, reservamos o suco puro da laranja, como recomendado no vídeo original e deixamos passar mais uma hora para ver como seria a reação de um cada dos 3 experimentos.

 

Resultado: colocar suco de laranja evita o escurecimento da maçã?

Resposta rápida: sim, tranquilamente!

Foi observado que o teste do suco de laranja (deixar de molho por 20 minutos), como recomendado no vídeo original, trouxe o melhor resultado dentre os que testamos, visto que a laranja não oxidou, mesmo após 1 hora.

Entretanto, o teste da água + suco de laranja (deixar de molho por 5 minutos) também deu certo, apesar de ser perceptível que a fruta ainda escureceu um pouquinho.

Já a versão em que simplesmente guardamos a maçã cortada dentro do pote, como esperado, escureceu bastante.

 

Além disso, vale dizer que a versão feita com o suco puro da laranja também absorve um pouco do sabor da fruta. O que não precisa ser um problema, certo?

Por fim, vale dizer que, caso a maçã usada tenha sido bem higienizada, é seguro e recomendado que você consuma o suco da laranja depois, já que esse não apresenta perigo algum para a saúde. Logo, vale até como uma forma da criança levar a bebida na lancheira.

 

Por que a maçã escurece com o tempo?

De acordo com o site especializado em divulgação científica, Scientific American, quando uma maçã é cortada ou sofre uma pancada, o oxigênio do ar é introduzido em suas células, o que por sua vez ativa um tipo de enzima presente nas fibras da maçã, o que faz com que ela desenvolva uma cor marrom.

 

Por que o suco de laranja evita que a maçã escureça?

Segundo artigo publicado pela Universidade Federal de Uberlândia, o suco de laranja evita a ativação de enzimas que são responsáveis pelo escurecimento da maçã:

“O suco de laranja contém ácido ascórbico (vitamina C) que age como antioxidante, isto é, reagem com oxigênio, impedindo que o mesmo transforme os fenóis presentes nos frutos e, como consequência, não haverá formação dos polímeros de cor castanha.”

Ainda segundo o estudo, a adição do suco de laranja também interfere na acidez do ambiente em que ele é colocado:

“O ácido ascórbico torna o meio mais ácido, podendo diminuir o pH para valores abaixo de 6,0, que seria desapropriado para atuação da enzima polifenoloxidase, impedindo assim o escurecimento de tais frutas.”

Vale dizer que utilizar limão ou outras frutas cítricas, nesse caso, tem o mesmo efeito.

Em suma, o suco de laranja faz com que o ambiente se torne impróprio para a atuação das enzimas responsáveis pelo escurecimento da fruta. Inclusive, de acordo com nosso teste podemos concluir que a mistura do suco de laranja com água diminui, mas não impede que essa reação seja estabelecida.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS nos contaram sobre suas experiências com o escurecimento de frutas e como fazem para evitar que isso ocorra:

“Essa eu aprendi com minha avó, mas ela colocava limão.”, disse Beatriz Bernini em nosso Instagram.

“Colocar um pouco de limão também serve para ela não ficar preta.”, conta Roberta Gonçalves em nosso TikTok.

“Eu coloco suco de limão, mexo e já era, nem precisa desse tanto. É meio limão e só.”, explica Lilian Gonçalves em nossa página no Facebook.

“Funciona colocar limão e laranja, inclusive, na banana e na maçã da salada de frutas para não oxidar (escurecer). E o caldo fica muito mais gostoso.”, sugere Mel em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com este teste

  • O suco de laranja realmente evita que a maçã escureça;
  • Usar apenas uma colher do suco, misturado em água já ajuda;
  • A maçã escurece devido a um processo de oxidação de suas fibras;
  • Frutas cítricas, como o limão, também funcionam.

Fonte(s): Vitat
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui