Se você é do tipo que não resiste ao combo “hambúrguer com fritas”, saiba que a escolha mais vantajosa para essa refeição é dispensar as fritas e mandar logo dois sanduÃches pra dentro!
Conforme explicou a nutricionista estadunidense, Emily Fields, em entrevista ao site Business Insider, além de garantir que você se sinta mais saciado, esse troca ainda pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue.
Então comer dois hambúrgueres faz bem para a saúde?
Não. Estamos tratando aqui “dos males o menor”, entende?
Já que é para enfiar o pé na jaca e comer em fast foods, com refeições recheadas de gordura, sódio e muitas outras substâncias nocivas ao organismo, segundo a especialista, evitar as fritas apresenta menos males, embora eles ainda existam.
A explicação vem da análise nutricional desse “combo maroto”. Diferente da nossa vontade de ter mais prazer em comer do que realmente saciar a fome, para nosso organismo a história é outra. Ele está preocupado com os nutrientes que ele poderá tirar disso tudo.
Os carboidratos dão energia, as gorduras o ajudam a absorver as vitaminas e minerais essenciais e as proteÃnas, além de darem aquela força para o funcionamento do músculo é responsável pela sensação de saciedade.

Manter esses três nutrientes em harmonia resultará menos ânsia e compulsão e mais controle quando for comer, como afirma este estudo, publicado no site cientÃfico NCBI.
Isso porque, de acordo com a nutricionista, a combinação da gordura com a proteÃna ajuda a desacelerar o processo metabólico, extraindo energia dos alimentos e transformando os carboidratos em açúcar.
E o motivo de sentirmos uma fominha logo após comer é porque a refeição é rica em carboidrato. Embora ele aumente a quantidade de açúcar no sangue, esse efeito não dura muito tempo, aumentando o desejo de comer mais, quase sempre gorduras (tipo um iogurte) ou proteÃnas (castanhas, granolas, queijos, etc.).

Eu estou tão faminta. Deus.
E é nessa lógica que a sugestão da nutricionista foi baseada. Resumidamente, se tirarmos a batata frita do prato, ou seja, o carboidrato, e substituirmos pelo sanduÃche – que também tem carboidrato, mas em menor quantidade – rico em proteÃnas, o que teremos é uma refeição razoavelmente mais “saudável” e completa.
Para gente ter uma ideia, uma McFritas média tem 288 calorias, 4 gramas de proteÃna, 15 gramas de lipÃdios (tipo de gordura) e 35 gramas de carboidratos. Já um hambúrguer (aquele mais simplezinho de todos) possui 245 calorias, 15 gramas de proteÃna, 13 gramas de gordura e 30 gramas de carboidrato.
Isso ainda sem mencionar a quantidade de gorduras saturadas, que estão presentes no óleo onde a batatinha é frita ou o teor de sódio de ambas as opções. Mas de qualquer forma, diante desses números, não tem como negar que um segundo hambúrguinho é realmente mais nutritivo que as fritas.