• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Sorvete de biscoito recheado fácil e rápido com 2 ingredientes

Sorvete caseiro com ingredientes à sua escolha!

Bruno Oliveira Publicado: 28/06/2022 09:35 | Atualizado: 28/06/2022 12:29

Se você não abre mão de um bom sorvetinho, saiba que está no lugar certo. Neste artigo, o Almanaque SOS vai te ensinar a fazer um sorvete caseiro rápido, com apenas dois ingredientes: creme de leite e bolacha recheada. Amantes de sorvete do mundo, uni-vos!

 

Receita rápida e fácil de sorvete caseiro (de rolo)

Para o preparo dessa delícia gelada, você vai precisar apenas de:

  • Creme de Leite Fresco (até cobrir 0,5 cm da sua forma)

  • 1 Biscoito recheado* (pode ser outro ingrediente de sua preferência)

  • Uma assadeira ou Forma grande (de preferência quadrada ou retangular)

*Na receita original vai apenas um, mas nós colocamos 3 biscoitos recheados.

 

Passo a Passo

A receita original pede que use apenas um biscoito recheado, entretanto decidimos usar três e no final ficou uma delícia, a escolha é sua.

Coloque a bolacha recheada na forma e despeje o creme de leite por cima. Fique atento, pois a espessura não deve ultrapassar 0,5 cm.

Quanto ao sabor, a sua criatividade é o limite! Apenas tome cuidado para compensar o doce quando o ingrediente não for tão adocicado quanto um biscoito recheado (limão, por exemplo).

Nesse caso, recomendamos que adicione leite condensado a gosto para compensar no doce. Caso contrário, apenas o creme de leite deve servir.

 

Dica: misture muito bem os ingredientes!

Quebre a(s) bolacha(s) com uma espátula até ficaram em farelo e misture super bem. Como explicaremos melhor mais à frente neste artigo, a textura do sorvete é dada por meio de um processo de emulsão dos ingredientes.

Por esse motivo, é importante que você misture muito bem esses dois ingredientes para que a sua receita encha de ar. Dessa forma, o sorvete terá uma textura mais macia e maleável.

 

Feito isso, é hora de ir pro freezer! Recomendamos que deixe congelar por, no mínimo, duas horas, entretanto depende da potência do seu congelador.

Se o seu sorvete passar tempo demais congelado pode ser que fique muito duro, dificultando a retirada da forma depois. Uma dica é embalar a assadeira com um saco plástico, evitando contato direto do sorvete com o congelador.

 

Use uma espátula para raspar o sorvete da forma e vá enrolando as lasquinhas até transformá-las em lindos e saborosos rolinhos de sorvete.

 

No nosso caso não conseguimos fazer os rolinhos, faltou emulsão ou deixamos tempo demais. De qualquer forma, garantimos que as lasquinhas de sorvete são deliciosas igual.

 

Segredo: como é possível fazer um sorvete com apenas dois ingredientes?

Segundo o portal especializado, Cozinha Técnica, o sorvete é o resultado de uma emulsão envolvendo a gordura do leite, ar e algum sabor de preferência, como frutas vermelhas, doce de leite ou alguns biscoitos recheados, por exemplo.

Para a magia do sorvete acontecer, é preciso criar uma emulsão (misturar bem) entre a gordura e os sólidos do leite (proteínas, lactose e minerais), além de adicionar um ingrediente adocicado. O ar é incluído naturalmente nesse processo. Em alguns casos, gemas de ovo e chocolate também adicionam gordura e sabor ao sorvete.

A Rita Moraes, uma de nossas seguidoras, também cantou essa pedra em nosso Facebook:

“As batidas com as espátulas ajudam a “emulsionar” os ingredientes.”

Em outras palavras, a gordura serve para estabilizar a receita, o ingrediente adocicado confere o sabor e o ar agrega a estrutura do sorvete formando assim a santíssima trindade da sobremesa perfeita!

 

Atenção: trocar o creme de leite por leite comum não funciona!

Nós testamos essa mesma receita substituindo o creme de leite por leite mas não deu certo. O principal motivo é o teor de gordura desses ingredientes.

Conforme artigo publicado no Portal da Lu, o creme de leite é feito a partir da gordura concentrada do leite em si, inclusive esse teor de gordura varia de acordo com a categoria do creme. Vejamos:

  • Creme de leite UHT (de caixinha): esse é o tipo com o menor teor de gordura, 17% segundo o portal;
  • Creme de leite de lata: 25% de gordura concentrada;
  • Creme de leite fresco: pode ultrapassar a casa dos 30% de gordura concentrada;
  • Creme de leite para Chantilly: para conseguir a consistência necessária para o chantilly, o creme de leite precisa ter no mínimo 35% de gordura de leite concentrada.

Os dois últimos são recomendados para fazer sorvete.

Agora vamos comparar com o teor de gordura encontrado em um leite comum, segundo o portal Veja Saúde:

  • Integral: 3% de gordura concentrada;
  • Semi-desnatado: 0,6 a 2,9% de gordura;
  • Desnatado: 0,5% de gordura do leite.

Já que a gordura é tão importante para a estrutura do sorvete, tentar reproduzir essa receita com leite ao invés de creme de leite é o mesmo que trocar um sorvete por um picolé.

Gostou da receita? Então aproveita, pois nós já publicamos uma receita super fácil de sorvete cremoso de caipirinha. Essa é para impressionar os amigos!

Fonte(s): Cozinha Técnica, Magalu, Veja Saúde
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui