• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Sorvete de pipoca: receita viraliza nas redes sociais e nós fizemos!

O que podemos garantir é que a receita, no mínimo, é um estouro!

Bruno Oliveira Publicado: 29/07/2022 11:32 | Atualizado: 29/07/2022 11:34

Eis que você está na sua casa, de boa e tem a brilhante ideia de misturar sorvete com pipoca, ou melhor, fundir esses ingredientes e invocar o glorioso sorvete de pipoca! Foi praticamente isso que a página Cozinha para Todos fez.

Tudo bem que a receita não foi uma invenção deles, já que muitas pessoas se lembram dela pelo programa Masterchef, a principal referência que encontramos na internet sobre essa iguaria.

Mas o vídeo que viralizou já ultrapassou o impressionante número de 30 mil compartilhamentos e mais de 20 mil comentários, no Facebook. Entre os comentários mais céticos existem alguns que garantem que a receita é uma delícia.

Guiados pela vontade de devorar essa delícia sanar essa grande dúvida de quem ainda não experimentou, o Almanaque SOS decidiu testar: Será que funciona?

 

Como fazer um sorvete de pipoca

Os ingredientes indicados no vídeo são os seguintes:

  • 100g de Pipoca (sem sal)

  • 700ml de Leite

  • 1 col. (sopa) de Manteiga

  • 200g de Leite em Pó

  • 200g de açúcar (pode ser cristal)

    2 caixas de Creme de Leite (bem geladas)

  • 1 col. (sopa) Açúcar (usamos o de confeiteiro que é mais fino que o cristal)

  • 1 col. (sopa) de Liga Neutra (opcional)

 

A primeira coisa que fizemos foi preparar a pipoca. Porém, é muito importante não colocar sal, já que não queremos uma sobremesa salgada.

 

A segunda etapa era colocar a pipoca no liquidificador.

Apenas tome cuidado para não derramar tudo como nós fizemos – oops!

 

Agora vai o leite (usamos o semi-desnatado) e a manteiga. Depois disso foi só bater até virar uma mistura homogênea.

 

Depois basta peneirar a mistura e reservar em uma panela.

Caso você queira dicas sobre o que fazer com essa massa de pipoca que sobra, daremos algumas dicas mais à frente neste artigo.

 

Então, adiciona-se açúcar e o leite em pó na panela, com a mistura que acabamos de peneirar. A receita pede que misture bem.

 

Na sequência, levamos a panela ao fogo médio e mexemos sem parar durante quatro minutos. Então, é indicado desligar o fogo e deixar esfriar.

 

Enquanto a mistura esfriava, levamos à batedeira as duas caixinhas de creme de leite bem gelado e adicionamos duas colheres de açúcar. Batemos até que os ingredientes ganhassem uma consistência de chantilly (por volta de 3 minutos).

Nota: no vídeo original é dito que, caso você tenha liga neutra em casa, não precisa bater tanto, basta adicionar 1 colher de sopa de liga neutra nessa fase e ela fará o serviço de dar uma consistência mais cremosa ao seu sorvete. Esse é o papel dela.

 

Conforme indicado na receita viral, o próximo passo é unir as duas misturas. Misturamos bem até ficar homogêneo.

 

Feito isso, levamos o preparo ao congelador e lá deixamos de um dia pro outro, contudo, no vídeo garantem que em algumas horas o sorvete já está pronto.

 

Por fim, chegou a hora de se lambuzar da verdade! Provamos para saber se a receita funciona.

 

Resultado: fazer sorvete de pipoca funciona?

A resposta é sim! Mas com ressalvas.

Nós amamos o sorvete, tanto que decidimos fazer mais vezes por conta própria. O gosto é bastante peculiar, não parece sorvete de milho como imaginávamos que iria acontecer. O que mais se aproxima do sabor é “leite de sucrilhos” – o que faz sentido, afinal o cereal também é feito de milho. De qualquer forma é um sabor único.

Contudo, nem todos que provaram por fora das câmeras gostaram, acreditamos que é uma questão de gosto pessoal, já que a receita não é nem um pouco ruim.

 

O que fazer com a massa de pipoca que sobra?

Alguns seguidores do Almanaque SOS deram dicas bem curiosas e criativas sobre o que fazer com a massinha de pipoca depois de peneirada. Confira:

“O “bagacinho” você pode usar numa misturinha para fazer bolo.”, a Tati Griba sugeriu em nosso Instagram.

“Faz farofa doce com o resíduo da pipoca e joga sobre o sorvete.”, foi a ideia do Rafael LeGarb em nossa página do Facebook.

“A sobra da pipoca pode ser como flocos no sorvete.”, complementa Jéssica Santana em nosso TikTok.

Já a Kátia Andrade deu uma dica de substituição que pode até funcionar. Ela comenta em nosso YouTube:

“Colocar amêndoas ao invés da pipoca ! Fica muito bommmmm❤🙌❤🙌❤🙌”

 

A ciência por trás do sorvete

Já falamos um pouco sobre o que faz o sorvete ser um sorvete em nosso artigo ensinando a fazer sorvete de rolinho de biscoito recheado (spoiler: também é uma delícia), mas aqui queremos trazer uma perspectiva mais científica e se aprofundar no processo que faz essa sobremesa ser tão única quanto o sorvete.

Segundo a coluna científica do site How Stuff Works, o sorvete é uma emulsão chamada de colóide. Essa emulsão se dá pela combinação de duas substâncias que não se misturam, mas que durante o processo uma é dispersada pela outra.

Em outras palavras, as moléculas são suspensas em uma estrutura água-açúcar-gelo mais a adição de bolhas de ar, fazendo com que o sorvete seja tecnicamente um tipo de espuma.

Ademais, o sorvete também precisa conter gorduras, como no caso das gorduras do leite, creme de leite e manteiga, mas também podem ter em sua composição a adição de emulsificantes e estabilizantes, como no caso da liga neutra.

Nesses casos, os estabilizantes ajudam a manter a estrutura das bolhas de ar enquanto os emulsificantes garantem a textura cremosa, já que esses são responsáveis por ajudar na distribuição das moléculas de gordura por todo o colóide.

Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.
tags: doce , pipoca , receita , sorvete

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui