Eis que você está na sua casa, de boa e tem a brilhante ideia de misturar sorvete com pipoca, ou melhor, fundir esses ingredientes e invocar o glorioso sorvete de pipoca! Foi praticamente isso que a página Cozinha para Todos fez.
Tudo bem que a receita não foi uma invenção deles, já que muitas pessoas se lembram dela pelo programa Masterchef, a principal referência que encontramos na internet sobre essa iguaria.
Mas o vídeo que viralizou já ultrapassou o impressionante número de 30 mil compartilhamentos e mais de 20 mil comentários, no Facebook. Entre os comentários mais céticos existem alguns que garantem que a receita é uma delícia.
Guiados pela vontade de devorar essa delícia sanar essa grande dúvida de quem ainda não experimentou, o Almanaque SOS decidiu testar: Será que funciona?
Como fazer um sorvete de pipoca
Os ingredientes indicados no vídeo são os seguintes:
-
100g de Pipoca (sem sal)
-
700ml de Leite
-
1 col. (sopa) de Manteiga
-
200g de Leite em Pó
-
200g de açúcar (pode ser cristal)
2 caixas de Creme de Leite (bem geladas)
-
1 col. (sopa) Açúcar (usamos o de confeiteiro que é mais fino que o cristal)
-
1 col. (sopa) de Liga Neutra (opcional)
A primeira coisa que fizemos foi preparar a pipoca. Porém, é muito importante não colocar sal, já que não queremos uma sobremesa salgada.
A segunda etapa era colocar a pipoca no liquidificador.
Apenas tome cuidado para não derramar tudo como nós fizemos – oops!
Agora vai o leite (usamos o semi-desnatado) e a manteiga. Depois disso foi só bater até virar uma mistura homogênea.
Depois basta peneirar a mistura e reservar em uma panela.
Caso você queira dicas sobre o que fazer com essa massa de pipoca que sobra, daremos algumas dicas mais à frente neste artigo.
Então, adiciona-se açúcar e o leite em pó na panela, com a mistura que acabamos de peneirar. A receita pede que misture bem.
Na sequência, levamos a panela ao fogo médio e mexemos sem parar durante quatro minutos. Então, é indicado desligar o fogo e deixar esfriar.
Enquanto a mistura esfriava, levamos à batedeira as duas caixinhas de creme de leite bem gelado e adicionamos duas colheres de açúcar. Batemos até que os ingredientes ganhassem uma consistência de chantilly (por volta de 3 minutos).
Nota: no vídeo original é dito que, caso você tenha liga neutra em casa, não precisa bater tanto, basta adicionar 1 colher de sopa de liga neutra nessa fase e ela fará o serviço de dar uma consistência mais cremosa ao seu sorvete. Esse é o papel dela.
Conforme indicado na receita viral, o próximo passo é unir as duas misturas. Misturamos bem até ficar homogêneo.
Feito isso, levamos o preparo ao congelador e lá deixamos de um dia pro outro, contudo, no vídeo garantem que em algumas horas o sorvete já está pronto.
Por fim, chegou a hora de se lambuzar da verdade! Provamos para saber se a receita funciona.
Resultado: fazer sorvete de pipoca funciona?
A resposta é sim! Mas com ressalvas.
Nós amamos o sorvete, tanto que decidimos fazer mais vezes por conta própria. O gosto é bastante peculiar, não parece sorvete de milho como imaginávamos que iria acontecer. O que mais se aproxima do sabor é “leite de sucrilhos” – o que faz sentido, afinal o cereal também é feito de milho. De qualquer forma é um sabor único.
Contudo, nem todos que provaram por fora das câmeras gostaram, acreditamos que é uma questão de gosto pessoal, já que a receita não é nem um pouco ruim.
O que fazer com a massa de pipoca que sobra?
Alguns seguidores do Almanaque SOS deram dicas bem curiosas e criativas sobre o que fazer com a massinha de pipoca depois de peneirada. Confira:
“O “bagacinho” você pode usar numa misturinha para fazer bolo.”, a Tati Griba sugeriu em nosso Instagram.
“Faz farofa doce com o resíduo da pipoca e joga sobre o sorvete.”, foi a ideia do Rafael LeGarb em nossa página do Facebook.
“A sobra da pipoca pode ser como flocos no sorvete.”, complementa Jéssica Santana em nosso TikTok.
Já a Kátia Andrade deu uma dica de substituição que pode até funcionar. Ela comenta em nosso YouTube:
“Colocar amêndoas ao invés da pipoca ! Fica muito bommmmm❤🙌❤🙌❤🙌”
A ciência por trás do sorvete
Já falamos um pouco sobre o que faz o sorvete ser um sorvete em nosso artigo ensinando a fazer sorvete de rolinho de biscoito recheado (spoiler: também é uma delícia), mas aqui queremos trazer uma perspectiva mais científica e se aprofundar no processo que faz essa sobremesa ser tão única quanto o sorvete.
Segundo a coluna científica do site How Stuff Works, o sorvete é uma emulsão chamada de colóide. Essa emulsão se dá pela combinação de duas substâncias que não se misturam, mas que durante o processo uma é dispersada pela outra.
Em outras palavras, as moléculas são suspensas em uma estrutura água-açúcar-gelo mais a adição de bolhas de ar, fazendo com que o sorvete seja tecnicamente um tipo de espuma.
Ademais, o sorvete também precisa conter gorduras, como no caso das gorduras do leite, creme de leite e manteiga, mas também podem ter em sua composição a adição de emulsificantes e estabilizantes, como no caso da liga neutra.
Nesses casos, os estabilizantes ajudam a manter a estrutura das bolhas de ar enquanto os emulsificantes garantem a textura cremosa, já que esses são responsáveis por ajudar na distribuição das moléculas de gordura por todo o colóide.