• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Solteiro sim, sozinho jamais… com plantinhas! #PraCasa

Dicas das melhores plantas pra ter em casa sem precisar de cuidados mirabolantes e deixar sua casa ou apartamento, ou até mesmo seu quarto mais charmoso.

Ok! chega de ficar sozinho em casa e não ter alguém cuidar e dividir seus problemas! Chegou a hora de cuidar de uma plantinha!

Então pra acabar com sua solidão sem correr o risco de perder sua amiga planta rápido, aqui vão umas dicas das melhores plantas pra ter em casa sem precisar de cuidados mirabolantes e deixar sua casa ou apartamento, ou até mesmo seu quarto mais charmoso.

As plantas são ótimas purificadoras de ar, filtram gases tóxicos produzidos por produtos de limpeza, materiais industrializados, e outros gases que podem lhe fazer mal. Não acredite no mito que a planta a noite vai sugar todo o oxigênio do seu quarto e você vai morrer sufocado! NÃO!  Você não vai também querer ter uma floresta em casa, né?! Elas são inofensivas e qualquer pessoa pode ter uma.

Antes de tudo verifique seu ambiente!

Observe se o local onde você pretende colocar a plantinha pega algum sol durante o dia ou em alguma época do ano, ou se é um banheiro que não entra sol nunca, a partir daí você vai escolher a espécie da planta. Algumas se adéquam facilmente em locais sem iluminação, outras precisam de um solzinho uma vez por semana.

Aqui vão algumas dicas de 3 espécies de acordo com o que elas filtram: 

Aloe (Aloe vera)

 

Conhecida popularmente como babosa, cresce fácil, ama o sol e ajuda a limpar o formaldeído e benzeno, que podem ser um subproduto de produtos químicos de limpeza, tintas, entre outros. Aloe é uma escolha inteligente para quem tem uma janela de cozinha ensolarada, pois além das suas capacidades de limpeza do ar, o gel dentro da planta pode ajudar a curar cortes e queimaduras.

 

Margarida-da-África (Gerbera jamesonii)

É eficaz na remoção de tricloroetileno, que você pode levar para casa com a roupa lavada a seco em lavanderias. Também é bom para filtrar o benzeno que está nas tintas. Ideal para ter na lavanderia ou no quarto, desde que bata muita luz.

 

Hera-inglesa  (Hedera helix)

Ideal para quem tem animal de estimação, especialmente aqueles que evacuam dentro de casa. Um estudo descobriu que a planta reduz as partículas fecais que ficam no ar. Muito bom hein?!  Também filtra formaldeídos encontrados em alguns produtos de limpeza doméstica.

Tem mais delas aqui nesse link: 30 e alguns

 

Mini Cactus

Também você pode escolher de acordo com a beleza da planta. Os mini-cactos são ótimos pra complementar a decoração, e os cuidados são mínimos, são charmosos, podem ser cultivados em qualquer lugar, na sala, no escritório, no quarto, ou um algum cantinho da sua casa desde que esteja em um local arejado e exposto à luz solar, mas não em excesso como os cactos grandes. A alta umidade do ar pode prejudicar sua sobrevivência, mas se cuidado da forma adequada, encanta a todos com suas flores coloridas.

Onde encontrar?

São facilmente encontrados em supermercados, floriculturas e casas de jardinagem ou feiras de exposição de flores e acessórios para jardinagem. Possuem baixo custo (pois podem ser encontrados a partir de três reais) podendo variar o preço de acordo com cada local de venda.

E os cuidados?

Não há uma regra, pois depende da temperatura, da terra, entre outros fatores, e de acordo com a época do ano. No verão, a cada 6 ou 7 dias deve-se colocar uma colher (de sopa) de água. No inverno, não é necessária tanta frequência, de 10 a 12 dias já é o suficiente. E nunca regue mais que o necessário, pois poderá comprometer a sobrevivência dele.

 

Aposte nas bromélias!

Elas além de exuberantes, essas nativas brasileiras tem uma longa floração, você só precisa tomar o cuidado de colocá-la próximo a uma fonte de luz, mas a meia sombra, e não deixar acumular água entre as folhas. Isso ajuda evitar que mosquitos se reproduzam nessa água parada. Preste atenção em pratinhos também, coloque areia, assim a água não fica exposta. Beleza?!

São lindas!

Quer saber mais sobre elas? Olha esse site!

Arte Vegetal

E também todos os cuidados pra evitar que elas sejam ninho de dengue nesse site:

Id Comercial

 

Dinheiro em Penca (Callisia Repens)

Outra dica ótima pra ter uma história pra contar pros seus amigos é o “dinheiro em penca”. Péra! Não, não vão nascer moedinhas de 1 real nem folhas de 50 nela, rs, é só uma plantinha que carrega uma lenda, dizem os mais antigos que se você cuidar bem de um dinheiro em penca, e ele florescer suas pétalas lilases, você irá prosperar na sua conta universitária!! E aí? Vale a pena tentar, não?!

 

Hortalicias e Verduras

Pra quem mora em apê pode juntar canecas bonitas e diferentes e transformá-las em vasinhos! Verduras com raízes curtas vão ficar megacharmosas (alface, pimenta, alho, cebolinha, coentro.. tudo o que der).

 

E os vasos?

Use vasinhos de cores alegres, ou reaproveite panelas, canecas, pratinhos, pra que as plantinhas chamem atenção e se tornem foco da atenções de suas visitas  amigos. O lugar onde você as põe também pode ser inusitado, como o vidro de sua janela, o guarda-corpo da sua varanda.

Esses blogs tem ideias bacanas:

Blog Decorar

Minha Casa Minha Cara

Tem alguma duvida sobre o que falei aqui? Comenta ai em baixo que respondo,

Abraços!

 

JUNIOR BILL @juniorbill_

Amazonense, estudante de arquitetura e urbanismo, pisciano, sonhador, um dia irá trabalhar com projetos urbanos mas por enquanto vive ligado em interiores e sempre procura observar o que anda acontecendo nesse universo.

 

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui